Depois de selecionar incríveis pontes antigas e também incríveis pontes modernas, chegou a hora de apresentar o Ranking Buenas Dicas das pontes mais bonitas do mundo, considerando TODAS. Essa lista é fruto de muita pesquisa, conversas com arquitetos e algumas viagens. Com um pitada de gosto pessoal, é claro, que me fez excluir pontes consagradas, como a Ponte Velha de Florença, por exemplo, que é quase unanimidade no assunto.

Mas, pra compensar, tem pontes mais bonitas, legais e incríveis nessa lista. Algumas famosas, outras quase desconhecidas dos brasileiros. Tem muitas pontes na Europa, duas pontes na América do Sul e exemplares incríveis na China e no Oriente Médio. E sim, sem uma ponte do Brasil! Então confira a lista e veja se você concorda com a nossa lista de pontes mais bonitas do mundo. Olha só o TOP 16:

1. Ponte Nova (Nový Most) | Bratislava, Eslováquia

ponte nova bratislava

Com 430 metros de comprimento sobre o Rio Danúbio, é a única ponte do mundo que faz parte da Federação Mundial das Grandes Torres (site em inglês). Tem um restaurante no topo de suas colunas de 84 metros de altura. Sim, ele fica dentro dessa espécie de “disco voador”, que deu à ponte o apelido de UFO Bridge. Para chegar lá, é só usar o elevador. + Dicas da Bratislava.

2. Tower Bridge | Londres, Inglaterra

ponte tower bridge london

Inaugurada em 1894, é um dos principais pontos turísticos de Londres e ainda recebe um intenso tráfego de veículos. Abriga a Tower Bridge Experience, uma exposição permanente sobre sua história. Já apareceu em dezenas de filmes, como O Diário de Bridget Jones, Sherlock Holmes e 007.

3. A Ponte da Paz | Tbilisi, Geórgia

peace bridge georgia

Sobre o Rio Kura, na capital da Geórgia, a Ponte da Paz foi projetada pelo arquiteto italiano Michele de Lucchi. Tem 150 metros de comprimento, com boa parte da estrutura em vidro. É exclusiva para pedestres. Curiosidade: ganhou o apelido de “Ponte Always”, por supostamente lembrar um absorvente feminino.

4.  Ponte Vento e Chuva (Chengyang Bridge) | Chengyang, China

ponte chengyang china

Inaugurada em 1912, tem 64 metros de comprimento, abriga 3 piers, 5 pavilhões e 19 varandas. Tem um intenso movimento de pedestres entre as duas vilas que une. Belíssimo visual, com este típico telhado da arquitetura chinesa.

5. Ponte Infinito (Infinite Bridge) | Stockton-on-tees, Inglaterra

ponte infinito stockton inglaterra

Exclusiva para pedestres e ciclistas, tem 240 metros de extensão sobre o Rio Tees, em uma pequena cidade do nordeste da Inglaterra. Foi inaugurada no ano de 2009. Mas por que o nome Ponte Infinito? É só reparar em seu reflexo na água pra enxergar o símbolo de infinito (∞). Também poderia ser Ponte Oito Deitado. =/

6. Ponte das Correntes (Chain Bridge / Széchenyi Lánchíd) | Budapeste, Hungria

ponte das correntes budapeste

Ponte pênsil sobre o Rio Danúbio, inaugurada em 1849. Sua vista para o Castelo de Buda é uma das mais belas paisagens da Europa. Perto da ponte está outro importante ponto turístico e histórico de Budapeste: o memorial “Sapatos às margens do Danúbio”, uma homenagem aos judeus atirados no rio durante a II Guerra Mundial.

7. Ponte da Mulher (Puente de la Mujer) | Buenos Aires, Argentina

buenos aires capa

Monumento marcante na paisagem de Puerto Madero, bairro que renovou a região portuária de Buenos Aires, a Puente de la Mujer foi inaugurada em 2001. Tem 170 metros de comprimento, é exclusiva para pedestres e está quase sempre cheia de turistas, se firmando como um importante ponto turístico, com presença nos melhores roteiros por Buenos Aires. Foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Seu design instigante lembra um passo de tango.

8. Ponte Nova (Puente Nuevo) | Ronda, Espanha

puente nuevo espanha

Começou a ser construída em 1751 e levou 42 anos para ficar pronta, causando a morte de 50 operários. O abrigo embaixo de seu arco principal já foi usado de prisão e, mais recentemente, de câmara de tortura durante a Guerra Civil Espanhola. Apesar das histórias macabras, sua beleza é inquestionável. Pela ousadia, pelo design e pela natureza ao redor, merece destaque entre as pontes mais bonitas do mundo.

9. Ponte JK | Brasília, Brasil

ponte jk brasilia

Sobre o Lago Paranoá, em Brasília, liga o Plano Piloto ao Lago Sul. Inaugurada em 2002, tem 1.200 metros de extensão e altura máxima de 62 metros. Por ela podem passar carros, pedestres e ciclistas. Na sua margem do Plano Piloto, tem um pequeno parque e um número crescente de restaurantes, que disputam uma das vistas fabulosa da Capital Federal.

10. Ponte Carlos (Karlův Most) | Praga, República Tcheca

ponte carlos praga

Encomendada pelo rei Carlos IV em 1357, foi inaugurada no início do século XV, sendo a segunda ponte mais antiga da República Tcheca. Sobre o rio Vltava, liga o centro histórico ao Castelo de Praga. Ao seu redor estão ótimos bares pra tomar uma cerveja tcheca com vista privilegiada. Ao longo dos seus 516 metros, estão dezenas de estátuas barrocas, réplicas das originais, construídas principalmente no século XII. Ponto turístico imperdível de Praga.

11. Ponte Golden Gate | São Francisco, Estados Unidos

ponte golden gate

Sem dúvidas a ponte mais famosa do mundo, pelo menos no Ocidente. A Golden Gate é uma ponte suspensa com 2.737 metros de comprimento, ligando as cidades de São Francisco e Sausalito, na Califórnia. Começou a ser construída em 1933 e foi inaugurada em 1937. Já apareceu em centenas de filmes, como Homem-Formiga, O Exterminador do Futuro, Godzilla, Hulk, Alcatraz, Se Meu Fusca Falasse e Um Corpo que Cai. Quer ver a Ponte Golden Gate sendo destruída? Então assista aqui uma lista de cenas que já botaram abaixo essa bela ponte. Se vai pra São Francisco, veja nossas dicas de atrações como a Prisão de Alcatraz.

12.  Brooklyn Bridge | Nova Iorque, Estados Unidos da América

ponte brooklyn ny

Talvez a única ponte do mundo que já tenha aparecido mais no cinema do que a Golden Gate. Isso porque é praticamente impossível filmar Nova Iorque sem passar por ela. Está em cenas importantes de sucessos de bilheteria como Homem Aranha e O Poderoso Chefão, além de aparecer em muitas séries ambientadas em NY, como Friends e How I Met Yout Mother. Inaugurada em 1833 e com 1.834 metros de extensão, liga a ilha de Manhattan ao bairro do Brooklyn, onde está o Brooklyn Bridge Park, ponto turístico, cartão-postal de NY e melhor ponto para fotografar essa que é uma das pontes mais bonitas do mundo.

13. Aiola Island Bridge | Graz, Áustria

ponte aiola austria

É a mais intrigante dessa lista de pontes mais bonitas do mundo. Exclusiva para pedestres, sua intenção foi unir a cidade e a natureza, mais especificamente ao Rio Mur, na cidade austríaca de Graz. No seu centro está uma pequena ilha artificial com bar, café, playground e uma área para banho de sol. Inaugurada em 2003.

14. Ponte dos 33 arcos (Siosepol Bridge /Allah-Verdi Khan) | Isfahan, Irã

ponte 33 arcos irã

É uma das 11 pontes da província de Isfahan e importante símbolo da Dinastia dos Safávidas, que governou a Pérsia de 1502 a 1722. Considerada uma das mais belas pontes do Oriente Médio, tem 297 metros de comprimento e foi inaugurada em 1602.

15. Ponte do Gard (Pont du Gard) | Remoulins, França

pont-du-gard-romana-frança

Na travessia do Rio Gard, na França, os romanos construíram este belo aqueduto em 3 níveis, servindo também para a passagem de exércitos e veículos da época. A data mais provável de sua inauguração é no século I antes de Cristo. Além de bonita, é uma das mais bem conservadas pontes romanas que restam. E sem dúvidas uma das pontes mais bonitas do mundo.

16. Ponte de Rialto | Veneza, Itália

Uma ponte foi construída neste mesmo ponto do Grande Canal de Veneza pela primeira vez em 1181. Depois de queimada e destruída algumas vezes, a ponte de pedra que existe hoje foi inaugurada em 1591. Sobre ela estão dezenas de lojas de vidro artesanal de Veneza e Murano. Não duvido que seja a mais movimentada de todas, dado o nível do turismo massivo na terra alagada de Marco Polo. Atualmente está em reforma.

Pesquisas

Wikipedia / Engenharia Unip / Wonderlist / Pinterest

Créditos das fotos

Ponte da Paz, Georgia: George Mel / Ponta Nova Bratislava: Petrasko / Ponte Infinito (Darren Prince)) Outras pontes: Pixabay / London Bridge (noite), Ponte Rialto, Ponte Carlos e Pont du Gard: Pixabay / Ponte Kintai: cyber0515 / Ponte dos 33 Arcos: Picolo P / Ponte Chengyang: Nick Cloke / Ponte Chapel (exterior): Allison Richards / Ponte das Correntes: Synwell / Puente Nuevo: Judith / Bastei Bridge: Ronny Siegel / Todas de bancos grátis e disponibilizadas como Creative Commons

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Uma lista que não inclui a Ponte Alexandre III de Paris em nenhuma posição, não pode ser levada a sério…

    • buenasdicas responder

      Passei por ela alguma vezes, não achei nada especial. Lembrando que essa é uma lista baseada em experiências pessoais, também seguindo dicas nacionais e internacionais de pontes mais bonitas do mundo.

    • Obrigado Josiane! Foram dias procurando pontes lindas pra selecionar.
      Bem legal seu post com dicas de lugares pra ver a Golden Gate. Ainda não conheço ela, mas quando for vou seguir o roteiro. Em breve vou adicionar seu link embaixo da foto da ponte. =D

Comentários