Os 10 voos mais rápidos do Brasil para a Europa

Sabia que a maioria dos voos de São Paulo para destinos na Europa possui mais de 11 horas de duração? Mas é possível voar do Brasil para o velho continente em bem menos tempo.

Depois de passar 12 horas no último retorno da Europa para o Brasil, e ainda fazer conexão no Aeroporto de Guarulhos, decidi que na próxima viagem vou escolher um voo mais rápido. Mesmo que isso custe um pouco mais, ou que precise adicionar algum destino no roteiro.

Você mora em São Paulo? Sai daqui. 😂

Pesquisei todas as rotas aéreas atuais entre o Brasil e a Europa, de olho na duração de cada viagem. Os voos mais rápidos partem das capitais do Nordeste rumo a Portugal. Mas também há outras alternativas. E todas elas nos livram daquela frustração que é precisar dar a maior volta até São Paulo ou Rio de Janeiro.

Por que escolher o voo mais rápido? Quem consegue dormir no avião ou viaja de classe executiva não costuma se incomodar tanto. Mas se você também passa horas acordado no aperto da econômica, cada minuto a menos dentro do avião é muito importante.

Voos com menor duração entre o Brasil e a Europa

Além do tempo de viagem, também é importante reduzir o número de conexões e de deslocamentos na contramão de viagem. Por exemplo, para quem mora no Norte, no Centro-Oeste e no Nordeste, é frustrante ter que voar até São Paulo, de onde parte a maioria dos voos.

Da mesma forma, também é desgastante chegar na Europa muito depois do seu destino principal. Por exemplo, se pretende conhecer Portugal e Espanha, e seu voo é para Roma ou Paris.

Por isso, além do tempo de duração do voo, atente-se também às conexões e voltas que precisará dar para conectar sua origem ao seu destino.

1. Fortaleza → Lisboa em 7h10

Atualmente, o voo mais rápido do Brasil para Europa, com 7 horas e 10 minutos de duração estimada, decola em Fortaleza e pousa em Lisboa. Já o voo de volta demora um pouco mais: são 7 horas e 40 minutos de Lisboa para Fortaleza. A rota é operada pela cia aérea portuguesa TAP.

O voo também é vendido pela Azul, que possui parceria com a TAP, e costuma ser realizado no avião Airbus modelo A330 Neo.

2. Natal → Lisboa entre 6h10 e 9 horas

O tempo de 7 horas e 10 minutos também é estimado no voo da TAP de Natal para Lisboa. O voo de volta também é similar à rota de Fortaleza, com 7 horas e 40 minutos de duração. Pela injustiça da ordem alfabética, está listado em terceiro lugar.

Ressalva: o site da TAP informa que a duração do voo é de 6h10, a bordo do Airbus A321LR Neo. Mas os últimos voos da rota foram realizados com duração entre 7 horas e 9 horas de voo. Essa é a única rota internacional disponível no Rio Grande do Norte.

O Aeroporto Internacional de Natal, inaugurado em 2014, possui atualmente instalações melhores e mais modernas do que o terminal de Fortaleza. Mas está muito mais distante do centro da cidade, o que prejudica a logística, caso pense em curtir alguns dias de praia antes de embarcar para a Europa.

3. Recife → Lisboa em 7h40

Novamente a TAP, em parceria com a Azul, é responsável por outro dos voos mais rápidos entre o Brasil e a Europa. O voo de ida do Recife para Lisboa é estimado em 7h40, e o voo de volta tem duração média de 7h50.

Essa rota chama a atenção por ambos os voos serem realizados, na maior parte do tempo, à noite. Pois, na maioria dos casos, o voo de volta é realizado durante o dia. Quase sempre ocorre no Airbus A330 Neo.

4. Belém → Lisboa em 6h40 ou 7h40

O único voo comercial que liga a região Norte do Brasil à Europa, também é operado pela TAP. Trata-se da rota entre Belém, no Pará, e Lisboa, em Portugal. A rota é tradicionalmente realizada com o avião Airbus A321LR Neo, que alcança até 871 km/h.

Buscando no site da TAP, encontrei datas em que esse voo é realizado em apenas 6 horas e 40 minutos. Mas parece não haver frequência definida. Na maioria das datas informadas no site da TAP, e também nos aplicativos de rastreio de voos, a rota tem uma duração média de 7 horas e 40 minutos. Já o voo de volta é estimado em 9h20.

5. Salvador → Lisboa em 8h15

Em Salvador também é possível embarcar num voo direto para Portugal, novamente realizado pela TAP.

O voo entre a capital da Bahia e Lisboa, a bordo do Airbus A330 Neo, possui a duração estimada de 8 horas e 15 minutos na ida, e 8 horas e 35 minutos na viagem de volta.

Caso seja uma conexão, dê uma parada para conhecer a cidade. Em nosso guia sobre Onde ficar em Salvador, tem dicas de resorts perto do aeroporto, alguns deles pé na areia.

6. Salvador → Madrid em 8h30

A AirEuropa, sediada na Espanha, voa duas vezes por semana de Salvador para Madrid, sempre às quartas e sextas. O voo de ida é estimado em 8h30, e o de volta, em 8h50.

Geralmente a empresa utiliza o Boeing 787-9 nesta rota. Observe que este é o voo mais rápido do Brasil para a Europa que não é realizado pela TAP, e tampouco tem Portugal como destino. Ótima alternativa para viajar à Espanha sem precisar dar aquele passeio desagradável em Guarulhos.

7. Fortaleza → Paris em 8h55

O voo da AirFrance, que decola em Fortaleza rumo ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, tem a duração estimada de 8 horas e 55 minutos. É tradicionalmente realizado no Airbus A330-200. Já o voo de volta é estimado em 9h15.

A AirFrance pertence ao mesmo grupo da holandesa KLM. Por isso, é possível comprar um voo com ida para Paris e retorno de Amsterdam, ou o contrário, sem nenhum custo extra. Aproveite-se das paradas longas ou da possibilidade de fazer stopover para conhecer um destino a mais na sua viagem.

8. Brasília → Lisboa em 9h05

Por incrível que pareça, existe apenas um voo direto de Brasília para a Europa. E por mais que eu já tenha tido problemas com a TAP, preciso parabenizar a cia por oferecer tamanha capilaridade no Brasil. Ouviram isso, né Azul, Gol e LATAM?

O voo TP58 acontece todos os dias da semana, exceto às quartas-feira, no Airbus A330 Neo. Sites de rastreio de voos, como o Flightaware, mostram que o voo muitas vezes é realizado em menos de 8h30.

Por que o Aeroporto de Brasília não se torna logo um hub? No centro do país, a localização do Distrito Federal é estratégica, a meia distância das principais capitais brasileiras, e praticamente forma uma Megalópole junto a Goiânia. Mas não. É vergonhoso que a Capital Federal seja tão pobre em ligações internacionais.

9. Belo Horizonte → Lisboa em 9h15

A TAP, em parceria com a Azul, também é responsável pelo único voo que liga Minas Gerais à Europa. O voo, que parte do Aeroporto Internacional de Confins para Lisboa, tem duração estimada de 9 horas e 15 minutos.

Este trecho é tradicionalmente realizado no Airbus A330 Neo. Melhor opção para quem mora em Belo Horizonte e outras cidades de MG ir à Europa sem precisar “voltar” até São Paulo e depois sobrevoar a própria cidade no voo internacional.

10. Rio de Janeiro → Lisboa em 9h45

Do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, parte o décimo voo mais rápido entre as terras tupiniquins e o velho continente.

Mais uma vez, um voo realizado pela TAP, sempre em direção a Lisboa. O trecho tem duração estimada de 9 horas e 45 minutos. Quase duas horas a menos do que, por exemplo, as extenuantes 11 horas e 45 minutos de São Paulo para Paris.


Mais dicas sobre voos e passagens

Além de não precisar passar em São Paulo ou no Rio de Janeiro para viajar à Europa, você viu que inclusive pode reduzir muito seu tempo a bordo do avião. E aqui no blog tem muitos relatos sobre viagens aéreas e dicas para comprar passagens.

Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Amigo, mto boas sugestões/ dicas! Continue nos dando tranquilidade.
    Abs/saúde 💶🤩