Budapeste ou Praga ou Viena: qual é o melhor destino?
Na hora de elaborar seu roteiro pela Europa, essa é uma dúvida muito comum. Afinal, nem todo mundo tem tempo de conhecer Budapeste, Praga e Viena na mesma viagem.
Depois de ter visitado as três cidades, resolvi fazer esse comparativo. Se você está na dúvida se viaja para Budapeste ou Praga ou Viena, entenda agora o que há de melhor em cada uma, escolha qual delas mais combina com seu perfil.
Todas elas são cidades lindas, seguras e fáceis de se locomover, com muitas coisas para fazer. Mas cada um se destaca em algum ponto, então entenda o que esperar de cada destino.
Confira opções e preços de hotéis em Budapeste, Praga e Viena, e escolha qual destino mais combina com você no fator hospedagem.
Escolha Budapeste
Gosta de cidades bonitas? A capital da Hungria é incomparável nesse quesito. Seus monumentos, como o Parlamento de Budapeste e o Fisherman’s Bastion, impressionam mais do que qualquer ponto turístico de Praga ou Viena.
Apesar de Viena ser cortada pelo mesmo Rio Danúbio, em Budapeste ele é mais largo e bonito, além de estar num ponto mais central da cidade, com muitas possibilidade de passeios.
A variedade de atrações também é um destaque de Budapeste. Além de ser rica em igrejas e locais históricos, como Viena e Praga, Budapeste ainda conta as fontes termais, em spas emblemáticos como as Termas Széchenyi.
Entre as concorrentes, o metrô de Budapeste é o mais eficiente, com muitas estações perto de hotéis e pontos turísticos, o que facilita muito o roteiro.
Quanto à hospedagem, foi mais fácil escolher onde ficar em Budapeste, devido à maior oferta de hotéis em diferentes estilos e faixas de preço. Além de ser a cidade mais barata.
No quesito vida noturna, Budapeste está empatada com Praga.
Como ponto negativo, pra mim está a comida em Budapeste, onde minha experiência gastronômica foi a pior entre as três cidades.
Confira mais o que fazer em Budapeste:
Escolha Praga
Praga é uma das cidades mais lindas da Europa. Na minha opinião, muito mais bonita do que Viena. Mas não impressiona tanto quanto Budapeste.
A vista da Ponte Carlos para o Castelo de Praga é fascinante noite e dia. As ruelas medievais e igrejas em estilo gótico também são imperdíveis. Aliás, no quesito igrejas, Praga ganha fácil.
Praga não tem metrô. Mesmo que seja relativamente simples se deslocar de ônibus e bondes elétricos, não tem como comparar com a facilidade do transporte público mais eficiente de Budapeste ou Viena.
A localização de Praga no mapa da Europa facilita muito o roteiro. Localizada a apenas 4h30 de trem de Berlim, é fácil encaixar a capital tcheca num roteiro com Alemanha, Áustria e Polônia.
Está empatada com Budapeste no quesito vida noturna. Já a cerveja tcheca é a melhor, não tem conversa.
Entre as três cidades, Praga foi onde eu comi melhor. Os pratos típicos da República Tcheca lembram muito os de Hungria e Áustria, mas estavam mais saborosos, em restaurantes de mesmo padrão.
Confira mais o que fazer em Praga:
Escolha Viena
Preciso ser sincero como sempre. Viena é uma cidade lindíssima, mas fica complicado pra ela numa disputa com Budapeste ou Praga.
Mas, se você gosta de museus, Viena é o melhor destino. O mais importante pintor da Áustria, Gustav Klimt, tem obras expostas em diversos locais da cidade, como o Wien Museum Karlsplatz e o Palácio Belvedere, onde está “O Beijo“, seu quadro mais famoso.
Viena é conhecida por ser uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo. Um fato que influencia muito para isso é a segurança. Budapeste e Praga também são seguras, mas não são tão exemplares quanto Viena.
Achei as comidas em Viena melhores do que em Budapeste, mas piores do que em Praga. O transporte público para o turismo também está em segundo lugar, atrás de Budapeste.
Quanto à localização, Viena fica praticamente no meio do caminho entre Praga e Budapeste. Então, se quiser conhecer as capitais dos países vizinhos, vá também para Viena e inclua também Bratislava, pois a capital da Eslováquia fica a apenas 1 hora de trem de Viena.
Como principal ponto negativo, estão os preços, pois Viena é a cidade mais cara desse comparativo.
Confira mais o que fazer em Viena:
Qual destino mais combina com você: Viena, Praga ou Budapeste?
Se você quer andar por ruas medievais, tomar cerveja boa e barata e se encantar com a dramaticidade da arquitetura gótica, vá para Praga.
Agora, se você prefere o estilo clássico, seja na música ou na arquitetura, e gosta de cidades mais tranquilas, sem pegadinhas para turistas, com muita arte e elegância, vá para Viena.
Para combinar o melhor da vida noturna e das águas termais, com monumentos de cair o queixo, e histórias que vão dos tempos do império ao comunismo, seu lugar é em Budapeste.
Continue planejando sua viagem à Europa
Aqui no blog tem muitas dicas sobre os principais destinos da Europa, além de guias completos e roteiros que contemplam vários países na mesma viagem.
Por exemplo, neste Roteiro de trem por Itália e Eslovênia, você entende como fazer essa viagem e o que vale a pena conhecer.
Ou vá direto para as dicas de cada um dos melhores destinos da Europa:
- Berlim: dicas de viagem
- Nápoles: o que fazer
- Roma: dicas e o que fazer
- Amsterdam: dicas e o que fazer
- Londres: dicas de viagem
Seja qual for o seu destino, desejo a você uma excelente viagem!