As 7 cidades mais bonitas do Chile – da Patagônia ao Atacama

Entre as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes, as areias do deserto e o mar gelado do Oceano Pacífico, o Chile tem paisagens incríveis, onde estão cidades de rara beleza.

Para ajudar você a montar seu roteiro pelo país, fiz este ranking com as cidades mais bonitas do Chile.

Na lista, tem cidades de norte a sul do Chile, nas montanhas e no litoral, no deserto e na Patagônia, além dos motivos que fazem cada delas uma marcar presença entre os lugares mais bonitos do país.

Cidades mais bonitas do Chile

Quando se fala em cidades bonitas, é preciso levar em conta dois fatores principais: a beleza natural da região e a beleza da própria cidade, considerando o projeto urbanístico, a arquitetura e o paisagismo.

Por isso, entre as cidades mais bonitas do Chile, repare na presença de grandes centros urbanos e também de cidades pequenas e remotas.

1. Hanga Roa

A cidade de Hanga Roa é a capital da província da Ilha da Páscoa, ilha que fica a mais de 5 horas de voo de Santiago. Com pouco mais de 3 mil habitantes, ela está mais para um vilarejo do que para uma cidade.

Mas Hanga Roa compõe um cenário de rara beleza, com lindas praias, imersa em lendas e repleta de Moais, as gigantes esculturas de pedras. Dessa forma, ela é a cidade mais bonita do Chile e um dos lugares mais impressionantes do país.

2. Pucón

A pequenina cidade de Pucón é a porta de entrada para um dos lugares mais bonitos do mundo, a Patagônia.

Com casas em estilo europeu e aconchegantes pousadas de madeira, Pucón tem uma parte urbana super charmosa. Mas ela se destaca mesmo é por suas paisagens naturais e não falta o que fazer em Pucón e nos destinos próximos.

Afinal, Pucón está aos pés do Vulcão Villarrica, às margens do Lago Villarrica, com suas praias de areias pretas, e rodeada de cachoeiras. Por isso tudo, Pucón é um dos lugares mais bonitos do Chile.

3. Iquique

No litoral do Deserto do Atacama, Iquique é praticamente um oásis urbano em meio a uma das áreas mais remotas do norte país.

Iquique é uma cidade planejada, com algumas construções históricas. Mas não é o seu traçado urbano que impressiona, e sim a vista do alto da montanha, englobando toda a cidade debruçada sobre o Oceano Pacífico.

Além de praias como a Cavancha, considerada uma das melhores do Chile, Iquique tem o cenário e o clima perfeitos para voos de parapente.

4. San Pedro de Atacama

O turismo transformou uma pequena e pobre vila no meio do deserto em um dos destinos mais visitados (e caros) do Chile.

Dos tempos de vacas magras, em San Pedro de Atacama restaram as casinhas feitas de adobe, método de construção barato, ideal para suportar o calor do deserto.

Hoje uma potência turística, San Pedro soube preservar o estilo do deserto, erguendo dezenas de pousadas charmosas, algumas delas com vista para as paisagens surreais da região, com destaque para o pico nevado do vulcão Licancabur.

5. Santiago

Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, Santiago é a maior metrópole do Chile, além de se destacar como uma das mais desenvolvidas e seguras capitais da América do Sul.

Com largas avenidas, imponentes arranha-céus e edifícios históricos preservados, em meio a grandes áreas verdes, Santiago merece um lugar entre as cidades mais bonitas do Chile.

E para admirar sua beleza, Santiago ainda proporciona mirantes naturais, como o Cerro San Cristóbal, onde é possível subir de teleférico. Nas dicas de Santiago, entenda como aproveitar melhor a cidade.

6. La Serena

Poucos brasileiros conhecem La Serena. Mas a cidade litorânea é um dos principais destinos do turismo doméstico no Chile, com sua vida noturna animada e lindas praias.

O lugar mais bonito de La Serena é o Faro Monumental, erguido em 1951, com 25 metros de altura, para controlar o tráfego marítimo da região. Ir até ele caminhando é um passeio super agradável.

E de La Serena dá pra ver a Cruz Del Tercer Milenio, monumento na cidade vizinha de Coquimbo.

7. Valparaíso – Litoral

Colada em Viña del Mar, Valparaíso pode ser considerada uma cidade feia, suja e caótica. Mas é preciso reconhecer que ela é também uma das cidades mais bonitas do Chile.

Apesar de ter um centro poluído e mal-cuidado, Valparaíso compensa o visitante que sobe suas colinas.

Vá num dos “ascensores”, os históricos funiculares, alguns com mais de 100 anos de idade, e admire as casinhas coloridas e a vista impressionante para porto da cidade, que já foi um dos mais movimentados da América do Sul.

Organize sua viagem ao Chile

A capital do Chile, Santiago, recebe muitos voos diretos diários do Brasil. Mas não basta comprar a passagem e embarcar.

Para fazer a melhor viagem possível, é preciso escolher a época certa, os melhores destinos e empresas confiáveis para fazer seus passeios.

Além disso, é preciso ter atenção ao seu RG ou à validade do seu passaporte, para não ter problemas na imigração em Santiago.

E apesar de não ser obrigatório ter seguro viagem para ir a Chile, é muito recomendável.

Aqui no blog você encontra todas essas informações para planejar seus dias no Chile, além de roteiros completos, guias de hospedagem e dicas para se deslocar entre as cidades mais bonitas e principais destinos turísticos do país.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Pra ir com a família , ver neve qual lugar vc indica e que época do ano ?

    1. Nivaldo Martins disse:

      Fala Wilber. Pode visitar qualquer lugar do Chile com a família. Santiago é o destino mais fácil pra organizar a viagem. O Atacama também é bem estruturado e simples para visitar, apesar de caro. Mas, se for pedir minha opinião pessoal, já de adianto que a Patagônia é o melhor lugar. Pra cada lugar desses, é melhor viajar em determinada época do ano.

  2. Só uma correção, existe um Moai original da ilha de Páscoa no Museu de Historia Natural em New York tambem.

  3. Bom dia!
    Estou planejando uma viagem para o Chile em janeiro e gostaria de saber se é possível conhecer estas 6 cidades em 10 ou 11 dias de viagem. Não estamos contando com visitas a museus. O ideal seria ficar em Santiago e comprar pacotes em agências? Deve-se dormir nas cidades ou voltar para Santiago após os passeios?
    Muito obrigada!
    Natalia

    1. Oi Natália. Nesse tempo ia fica muito corrido pra conhecer todas. Impossível não é, mas ia passar pouco tempo em cada e gastar muito com voos. Não valeria a pena. Melhor focar em outros lugares.

      Por exemplo, nesse Roteiro de 5 dias no Chile, tem Santiago, Viña del Mar, Valparaíso e Cajón del Maipo. Nesse post explico bem onde dormir e que passeios são os melhores.

      Nos 5 dias restantes, você terá que escolher entre: Ilha de Páscoa ou Atacama (mais Iquique) ou Pucón (mais sul do Chile). São todos destinos incríveis. Desses, a região sul é a mais em conta. Já o Atacama é mais fácil de organizar a viagem, pois tem muitas agências de turismo. A Isla de Páscoa é bem distante e custa caro. Veja também:

      O que fazer em Pucón
      O que fazer no Atacama
      O que fazer em Santiago