Desertos de areia e sal, geleiras e uma das ilhas mais remotas do mundo. Esses são apenas alguns dos extremos do Chile, país que teve dezenas de destinos turísticos avaliados pelos leitores do site Tripadvisor, que agora divulga os melhores do ano.

Então, se está se perguntando para onde viajar no Chile além de Santiago, esse ranking é um bom início. Tive o privilégio de conhecer vários desses lugares, então, junto à lista, vou acrescentar nossos guias e dicas de viagem relacionadas. E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar.

1. Santiago

Principal metrópole e ponto de partida para outros destinos turísticos no Chile, a capital Santiago tem luz própria. Tem um centro histórico preservado, mirantes com vista para a Cordilheira dos Andes, bairros charmosos e boêmios como o Bellavista e ótimos restaurantes, além de estar rodeada de vinícolas.

2. San Pedro de Atacama

Principal base para explorar o deserto do Atacama, a pequena San Pedro de Atacama ainda preserva suas tradicionais casas de Adobe, mas ganhou ótimos restaurantes, hotéis de luxo e agências de turismo especializadas em passeios em aventuras pela região, onde estão gêiseres, dunas, lagoas multicoloridas, vulcões nevados e outras paisagens de beleza inacreditável.

3. Puerto Varas

De colonização alemã, a simpática Puerto Varas é um dos melhores destinos de aventura da América do Sul. Ela está cercada por atrações naturais grandiosas, como o Lago Llanquihue e o vulcão Osorno. Entre as melhores atividades por lá, estão o rafting, passeios a cavalo e os bonitos lagos andinos. No inverno, é possível esquiar na encosta do vulcão Osorno.

A típica paisagem da Patagônia na região de Puerto Varas

4. Valparaíso

Apesar de seus quase 500 anos de história e importantes marcos arquitetônicos, Valparaíso é mais conhecida pela atmosfera artística e boêmia. Do alto de suas colinas, acessíveis por elevadores centenários, estão cafés charmosos, bares e vistas impressionantes para o mar, onde está o maior porto do Chile.

5. Santa Cruz

Essa vai para os apaixonados por vinhos. 180 quilômetros ao sul de Santiago, a pequena Santa Cruz é a principal base para explorar o Vale do Colchagua, região produtora de vinhos tintos encorpados. Vinícolas famosas estão por lá, como a Ventisquero, a Casa Silva e a Viu Manent.

Barris de vinho em vinícola de Santa Cruz, Chile

6. Puerto Natales

Basicamente uma coisa faz de Puerto Natales um dos melhores destinos do Chile: ela é a porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine, onde estão os mundialmente famosos picos de granito conhecidos como “W”. Na região também é possível fazer trilhas, passeios de barco e à cavalo, entre outras atividades de ecoturismo.

Torres del Paine – Foto de Douglas Scortegagna

7. Pichilemu

As ondas de até 9 metros de altura fazem de Pichilemu o principal destino de surfe no Chile. As praias são limpas e a pequena atrai cada vez mais gente jovem e bonita. Faz parte da nossa lista de melhores praias do Chile. Mas, pra entrar no mar gelado, é preciso ter coragem.

8. Pucón

Considerada um dos melhores destinos de aventura da América do Sul, Pucón pode ser aproveitada em qualquer época do ano. No verão, aproveite para subir ao topo do vulcão, fazer rafting e curtir as praias dos lagos vulcânicos. No inverno, a estação de esqui é a maior atração, além das termas ao redor da cidade.

9. Punta Arenas

Capital da Patagônia Chilena, Punta Arenas tem 150 mil habitantes e é a melhor base para explorar o Estreito de Magalhães. O  centro da cidade tem uma bonita arquitetura, com destaque para a Plaza de Armas. Mas sem dúvidas o melhor são as atrações naturais, como a Isla Magdalena, repleta de pinguins e a Reserva Nacional Magallanes, onde é possível esquiar com vista para o mar.

Pinguins de Magalhães da Reserva Nacional Magallanes

10. Ilha de Páscoa

Uma das ilhas mais remotas do mundo, a Isla de Páscua é mergulhada em lendas. Lá estão os gigantes moais e algumas das praias mais bonitas do Chile. Interessante para conhecer também a história dos Rapa Nui, povo nativo que quase desapareceu.

Créditos das imagens: as fotos são de direitos autorais livres pelo site Pixabay ou de propriedade do blog Buenas Dicas ou de fotógrafos citados nas respectivas legendas.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários