Em busca de visões diferentes de viagens e turismo na Colômbia, publico abaixo o relato da Isabela Malkut. Ela fez um roteiro de 11 dias na Colômbia, passando por Bogotá, Cartagena, San Andrés e Providência. Está rico em fotos e detalhes, com dicas de transporte, hotéis, restaurantes e passeios. Boa leitura!

Férias na Colômbia: roteiro de 10 noites e 11 dias por Bogotá, Cartagena, San Andrés e Providencia

Olá pessoal! Vou fazer um relato incluindo todos os destinos da minha viagem pela Colômbia, onde passei por Bogotá, Cartagena, San Andrés e Providencia. Já que tem muito gente que também faz esse roteiro, acho que pode ajudar a esclarecer alguns pontos.

Não contratei nada por agências, pesquisei e fiz meu próprio roteiro, assim acho que fica personalizado e mais barato, fora que ficamos muito mais livres, sem compromissos com grupos ou horários. Fui com meu namorado. Deixando claro que é a percepção que tivemos e as opiniões são pessoais.

O roteiro inicial não incluía Providência. Ficaria os últimos 5 dias da viagem apenas em San Andrés, mas logo que comecei a pesquisar, não tive dúvidas: cancelei meu hotel em SA e reservei outro apenas para poder passar a noite e pegar o avião para Providencia cedo e outro para os últimos 2 dias em San Andrés.

O roteiro final ficou assim:

Última noite em Bogotá, para pegar voo de volta a SP

Reservas de voos e hotéis

• Fiz a reserva dos bilhetes pela Decolar (Avianca) e também da maioria dos hotéis. Pelo Booking, reservei apenas o hotel de Bogotá (15 a 17) e o hotel de San Andrés para uma noite.

• Fiz a compra do  bilhete aérea para Providência diretamente no site da Satena . Apesar do pagamento confirmado desde novembro, não recebi deles o a passagem. O site deles não funciona bem e não consegui contato. Tentei resolver no aeroporto de Bogotá, mas não consegui receber o bilhete, pois tinha que pegar o voo para Cartagena. Só consegui resolver isso 2 dias antes de embarcar para Providência. Eles confirmaram o pagamento, porém o sistema deles não gerou o bilhete, não havia mais assentos no voo que tinha comprado e tiveram que nos acomodar em voos mais tarde, o que no fim foi ótimo pois deu para descansar mais e aproveitar Providência. DICA:  Por mais que tenha seu pagamento confirmado, solicite os bilhetes e confirme que foram de fato emitidos.  O Whatsapp da SATENA funcionou muito bem, contactei e me enviaram os bilhetes por email. Número: +57 313 8816419

Piscina do Hotel Deep Blue, em Providencia

Problema com a Decolar

Tive um grave problema com a empresa na reserva do hotel em Providência. Estava tudo confirmado e a informação é que pagaria diretamente ao hotel. Recebi inclusive e-mails do Decolar, confirmando as reservas e no site també estava tudo ok. Contactei o hotel no dia 16 para ver a possibilidade de antecipar o check-in, já que chegaria muito cedo a Providência. Nesse momento, fui informada pelo diretor do hotel que a minha reserva estava cancelada desde o dia 7 de dezembro, pois o Decolar não havia enviado a eles os dados do meu cartão de crédito. O diretor do hotel me enviou os e-mails de tentativas de contato com o Decolar e nenhum deles foi respondido. Como o hotel não tinha meus contatos, não puderam me informar.

Por sorte o hotel ainda tinha vaga, mas tive que gastar mais, pois a suíte disponível era a mais cara e também tive que trocar de quarto na segunda noite. O Decolar me enviou uma mensagem automática dizendo que a reserva estava cancelada apenas no dia 17/01. Quanto ao ocorrido, vamos entrar com processo contra a Decolar.

DICA: Sempre contacte diretamente o hotel para confirmar sua reserva e para que eles tenham seus dados, caso precisem passar alguma informação.

Alterações na Avianca

Comprei todos os voos diretos, pagamos mais caro por isso e apenas o voo de volta teve conexão, pois tivemos que dormir em Bogotá para depois voltar para SP.

A Avianca fez alterações nos voos e nem se quer nos comunicou, aparecia apenas no Decolar que a empresa fez alteração e eu não sabia qual era. Em contato com a Avianca, descobri que tinham mudado o voo de SP para Bogotá, que seria as 18h50 e que cancelaram também o voo direto de Cartagena para San Andrés. Agora teríamos que ir para Bogotá e depois pegar outro voo para San Andrés 2 horas depois.

Para resumir, nos colocaram num voo SP-Bogotá de madrugada do dia 16/1, o que atrapalhou o planejamento da viagem. O voo de Cartagena para Bogotá atrasou mais de 2 horas, sem nos dar nenhuma explicação. Fomos obrigados a ir para um hotel em Bogotá para pegar um voo da LATAM às 2 h da manhã. E ainda tive a mala extraviada em meu retorno a SP. Me devolveram mais de 24 horas depois. Os funcionários da empresa, despreparados, nos deram várias informação incompletas e erradas. Com certeza vou evitar essa empresa, mesmo que tenha que pagar mais caro.

DICA: leve sempre opções de roupas na mala de bordo e guarde todos os comprovantes, tire fotos e filme se precisar. Sempre confirme seu bilhete diretamente com a cia aérea não confie nas informações que estão no site de reservas. O aplicativo tripcase me ajudou muito nas informações dos voos, terminais, atrasos e portões.

Bogotá – 2 dias de roteiro

• Adoramos a cidade,  achei o centro um charme e o clima frio , o que gosto bastante. Não é necessário mais de 2 dias para conhecer as principais coisas.

• Na ida ficamos no hotel Saint Simon, achei bem confortável e num bairro bem legal, próximos a várias lojas e shoppings. O café da manhã é simples, mas de forma geral tem um bom custo-benefício. Na volta, ficamos no Hotel Aloft, que é bem perto do aeroporto. Adorei. É bem moderno e grande. E o quarto é bem equipado, super confortável. Café da manhã e atendimento excelentes.

• Fomos à Plaza Bolívar, visitando os principais pontos turísticos.  Não deixem de ir à Catedral Primada e à Igreja Santa Clara , que é maravilhosa. Igreja Señora del Carmen e também a San Augustin. É tudo bem perto e são lindas. Museu Botero também é muito legal, lá dentro tem um restaurante ótimo, vale almoçar lá depois do passeio.

• Fomos também ao Cerro de Monserrate, é legal e tem uma vista ampla da cidade. Valeu a pena conhecer.

• O restaurante Andrés DC ficava ao lado do nosso hotel, é bem típico e a decoração surpreendente. Tem que conhecer.

• A Trattoria Nuraghe, no centro é bem ruim, demorada, a massa não é fresca e ainda veio crua. Não recomendo.

• Crepe & Waffles adoramos, vale muito a pena. Fomos algumas vezes, também em Cartagena.

Cartagena – 3 dias de roteiro

• A cidade é encantadora, só tenho elogios. O legal é caminhar e se perder pelas ruas do centro. A cada esquina é uma surpresa. Com certeza é uma cidade que vou voltar e para ficar mais tempo.

• Ficamos hospedados na cidade amuralhada, num casarão antigo. A ideia era fazer uma imersão na cultura e história da cidade e nada mais apropriado que isso. O hotel que ficamos foi o Boutique Casa Córdoba Estrella. Excelente localização e atendimento, muito bem decorado e preservado. O hotel tem poucos quartos e o que ficamos era bem amplo e confortável. Os únicos pontos negativos foram o wi-fi que não funcionava no quarto e o café da manhã que era limitado.

• Dos principais pontos turísticos, fomos: Teatro Heredia, Plaza Santo Domingo, Catedral Santa Catalina, Plaza Bolívar, Torre do Relógio e todos esses andando, pois a graça é essa, andar e conhecer. Também fomos ao Castelo de San Felipe de Barajas. Pegamos um táxi do centro para lá e chegamos bem rápido. Evite o horário de sol forte, pois é muito calor (fomos às 16h30).

• Em frente à Torre Del Reloj, do lado de fora, tem um hotel que chama se Monterrey. Lá em cima tem um  café com uma vista muito legal da cidade . É só pedir na recepção para subir.

• Presentes, comprei algumas coisas no centro e outras no Bairro Bocagrande, em frente ao Centro Comercial.  Tem uma feirinha de artesanato que se chama maicaito, tem preços legais e boas opções. Os artesanatos são lindos. DICA: sempre negocie.

• A cidade tem restaurantes incríveis. Fomos jantar no Carmen, no El Gobernador by Rausch e no 1621. Recomendo os 3, mas sem dúvidas  o melhor restaurante foi o 1621 . Ele fica dentro do Sofitel Santa Clara e o atendimento e a comida não impecáveis. O Carmen também é muito legal. O que menos gostamos foi o El Gobernador (quem quiser detalhes, fiz avaliações no Trip Advisor). DICA: faça sempre reservas e em muitos deles não é permitido entrar de bermuda, vá preparado.

• Para lanches mais rápidos e saudáveis sugiro o Gokela, no centro. Sorveteria, recomendo a Tramonti. Destaque para o sorvete de pistache e graviola.

• Conheçam o Sofitel Santa Clara. O hotel fica num antigo convento construído em 1621.É lindo e o atendimento é incrível. Mesmo para quem não esta hospedado lá,  vale a pena entrar para conhecer o hotel e o restaurante 1621.

Providência – 2 dias de roteiro

• A ilha é incrível, realmente um paraíso. Um lugar que voltaria sem dúvidas e para ficar mais tempo. A melhor coisa foi incluir a ilha em meu roteiro.

• Ficamos hospedados no  Hotel Deep Blue,  que fica em frente à ilha de Cayo Cangrejo. Só tenho elogios para o hotel . Logo que chegamos, já fomos recebidos com uma limonada de coco espetacular. Todos os funcionários são atenciosos e gentis. O quarto é muito confortável e com uma linda vista para Cayo Cangrejo.

• O restaurante do hotel é incrível, pratos deliciosos e muito bem servidos. O hotel atende de forma muito personalizada. É possível, por exemplo, contratar serviço de massagem no quarto ou ter seu café da manhã servido lá.

• Clima: o tempo estava oscilando bastante, às vezes estava nublado e abria sol nos intervalos, mas deu para aproveitar.  Alugamos uma mule para dar a volta na ilha  e conhecer os principais pontos. Fomos à praia de Santa Catalina, onde tem um mirante, recomendo. Achei a ilha linda. É simples, mas é bem preservada, as pessoas educadas, tratam o turista de forma muito gentil. É para apreciar a tranquilidade e a beleza natural.

Cayo Cangrejo é maravilhoso , quando fomos estava bastante sol e a cor do mar e a tranquilidade da ilha são demais. Fizemos mergulho e é possível ver vários peixes e nadar com as tartarugas. Fantástico.

San Andrés – 2 dias de roteiro

• Do que pude conhecer,  detestei a ilha . Claro que não imaginei que um lugar tão divulgado e barato seria paradisíaco, mas não imaginava que era tanta muvuca e sujeira. Sem dúvida, um lugar que voltaria apenas para ir até Providência.

• Chegamos em San Andrés na madrugada do dia 21 de janeiro e fomos direto ao hotel para descansar e pegar o voo para Providencia. Não deu pra ver nada da cidade, apenas na volta iríamos conhecer.

• Para essa noite, reservamos o hotel Castel Blanc, pois era próximo ao aeroporto, já que teríamos pouco tempo de descanso, ficamos apenas 3 horas lá. Hotel péssimo. A roupa de cama estava suja, tinha cabelo de terceiros no lençol, chão sujo e a água extremamente salobra. Quarto muito claro ao amanhecer. Não recomendo.

• Para as outras duas noites após Providencia, reservamos o Hotel Casablanca. A primeira impressão do hotel foi boa. Chegamos em torno das 19h para o check-in e deixamos nossas bagagens no quarto. Assim que chegamos, notamos o ar condicionado ligado bem forte. Estava frio no quarto e um cheiro forte de umidade. Saímos para jantar e, ao retornar, percebemos que seria impossível passar a noite nesse quarto. Ele não tinha janela e o cheiro úmido e de mofo já estavam fazendo mal para nós. Reclamamos na recepção e nos disseram que não seria possível mudar pois estava tudo lotado. Apenas no dia seguinte poderiam fazer algo.

• Tivemos que sair à noite para buscar outro hotel. Encontramos vaga no Portobello. Simples, mas  pelo menos não tinha cheiro de mofo . Buscamos nossa bagagem e entregamos a chave na recepção. No dia seguinte nos colocaram em outro quarto, inclusive deram um upgrade e o gerente tratou o assunto de forma muito gentil. Porém negaram o reembolso da primeira diária e disseram que não podiam fazer nada. Pagamos 2 hotéis por uma noite e fizemos uma reclamação no Decolar para tentar resolver a questão.

• O café da manhã do Casablanca é muito bom. DICA: evitem os quartos próximos da piscina, no primeiro dia nos colocaram no quarto 3 e estava impossível dormir lá.

– Fomos no  restaurante La Regatta  jantar. Fizemos reserva e foi tudo bem. A decoração é bem legal, vale a pena conhecer. Sobre a comida, esperava mais. O prato que pedimos não estava muito bem temperado, mas a sobremesa estava muito boa. O atendimento foi bom e rápido.

• Fomos almoçar no Peru Wok, adoramos. O ambiente é climatizado e a comida estava incrível. Veio bem rápida e tudo uma delícia. Achei muito melhor do que a comida do Regatta. Mas recomendo os dois restaurantes.

• O tempo estava oscilando bastante. Tínhamos marcado para  fazer o parasail e dar a volta na ilha. Depois de voltar de Providência, não tivemos o menor interesse em pegar os barcos lotados para conhecer as praias de San Andrés.

– A impressão que tive de SA foi bem ruim.  Muita muvuca, pessoas mal educadas, lixo na rua, brigas de mulheres perto do hotel  (tiveram que chamar a polícia). Não vi lojas de luxo, a maioria das lojas vendem as mesmas coisas e não achei preços bons. A loja que mais gostei foi uma de produtos indianos, comprei coisas lindas por lá.

• Desistimos do parasail e alugamos uma mule para dar a volta na ilha, achei péssimo. Só um momento passa por uma praia bonita com areia branquinha, a maior parte do tempo vimos sujeira, pobreza, casas abandonadas e praia com pedras. Fora o mau cheiro em várias partes.

O mar é incrível!  Mas é o mesmo que podemos ver em Providência. Os pontos negativos pesaram muito pra mim e não tive sequer o interesse em fazer os passeios. Tenho certeza que não compensaria enfrentar barcos lotados e praias com muvuca, independente do quão lindo fosse o mar. Preferi ficar com a imagem linda de Cayo Cangrejo. E se soubesse que SA era assim, com certeza teria ficado os últimos dias apenas em Providência. Mas é aquela coisa, o paraíso pra cada um é bem particular, sei que o meu está bem longe do que é San Andrés.

Dicas finais sobre meu roteiro na Colômbia

• Câmbio: preferimos levar dólares e fomos trocando aos poucos. Exceto gastos com bilhetes aéreos e hotéis, levamos 100 dólares por pessoa, por dia. Foi suficiente. Não economizamos e ainda compramos presentinhos.
  • Façam seguro viagem.
  • Levem adaptador de tomada.
  • Ativei o plano “passaporte Américas” da Claro e usei o celular normalmente. Bom que não precisei comprar chip.
Para planejar sua viagem:
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

3 Comments

1. Socialmente e antropologicamente interessantes as observações: “….Não vi lojas de luxo….”; >”… Muita muvuca, pessoas mal educadas, lixo na rua, brigas de mulheres perto do hotel….”

A pessoa que escreveu é britânica ou nórdica? Estive em San Andres e Providencia em abril e não vi esse alarmismo social, nada que nunca tenha visto nas praias brasileiras, a não ser que quem escreveu só ande de helicóptero e fique em resorts… ;p

• Fala Vinicius. Bom, são diferentes perspectivas. Eu tive uma experiência de viagem em San Andrés parecida com a sua (meu roteiro). Inclusive andei (perdido) em bairros residenciais e não vi pobreza ou sujeira nas ruas. Por isso acho importante publicar relatos de outras pessoas, que vivem de outra forma e chegam com outras expectativas, afinal o Caribe costuma ser vendido no Brasil dessa forma de vc falou, como se fosse um grande resort all inclusive (já ouvi dizer que assim é Punta Cana, mas ainda não estive lá).