Argentina

Roteiro de final de semana em Buenos Aires

Tem só de sexta a domingo em Buenos Aires? Não se desespere, olhe só quanta coisa dá pra fazer.

Tem apenas 3 dias em Buenos Aires? Não se desespere. Em apenas um fim de semana, com chegada na sexta à tarde e retorno no domingo à noite, dá pra conhecer muitos lugares em Buenos Aires.

Pode não ser o tempo ideal. Mas, se conferir as dicas desse roteiro, vai ver que é possível sim curtir muito em pouco tempo em Buenos Aires. O plano é ir direto aos lugares mais bonitos, famosos e importantes da cidade.

Se tem mais tempo, veja também nosso Roteiro de 5 dias em Buenos Aires, que é bem mais completo. Agora, vamos conferir o que dá pra fazer só num final de semana em Buenos Aires.

O que fazer num final de semana em Buenos Aires – Roteiro de sexta a domingo

CARNAVAL EM BUENOS AIRES

O detalhe mais importante para aproveitar melhor seu roteiro, tem a ver com os horários de chegada e partida de Buenos Aires. Se conseguir um voo matinal, vai ter o período da tarde para chegar com calma no hotel. E aí sobre a noite inteira.

No retorno, se pegar um voo no final da tarde ou à noite, terá a manhã toda livre. Agora, se o voo for no final da noite, vai ter o problema de ficar a tarde toda sem teto e sem banho. Pensando primeiro nesses detalhes, vamos agora às dicas.

Dia 1 – Sexta-feira – Chegada em Buenos Aires

Se for num voo matinal e direto, dependendo da sua origem no Brasil, pode chegar em Buenos Aires até por volta de meio-dia. Isso é o ideal em nosso roteiro. Pois, até passar pela demorada imigração no Aeroporto de Ezeiza (costuma ter fila) e depois encarar o trânsito até a região central, vai conseguir fazer check-in no hotel só lá por volta das 15h.

A primeira coisa a se fazer depois é trocar seus reais por pesos argentinos. Tem muitas casas de câmbio no Microcentro de Buenos Aires, perto do Obelisco, como a Exchange House Maguitur Center.

Depois, vá direto para a mais portenha das programações: faça uma aula de tango ou vá num dos shows de tango pra turistas. Entre uma ou outra, recomendo mais a aula. Eu fiz uma “experiência airbnb” nessa escola de Tango e foi o melhor jeito de começar a viagem.

Dica de restaurante para jantar

Pra jantar à moda portenha e sem gastar muito, vá na Pizzaria Gërrin, uma das mais tradicionais de Buenos Aires, que também serve empanadas e pizza por pedaço, em sabores bem argentinas como a “fugazzeta” acompanhada de uma fatia de “fainá”. A poucos metros da pizzaria, aproveite para ver o Obelisco iluminado, ótimo para fotos.

Dia 2 – Sábado – Lugares imperdíveis em Buenos Aires

Se você é um turista de primeira viagem, a dica é acordar cedo e riscar da lista os pontos turísticos mais importantes de Buenos Aires.

A dica é ir direto à Plaza de Mayo, que por si só já é uma das mais famosas atrações de Buenos Aires. Dá pra chegar lá de metrô, o que economiza um bom tempo.

Na própria praça está a Casa Rosada, sede do poder executivo. É possível conhecer o interior da casa, onde tem bonitas obras de arte. Mas, nesse roteiro de fim de semana, essa visita ocuparia um tempo precioso demais. Veja só por fora mesmo, que é o melhor lugar para fotos.

E logo ao lado da Plaza de Mayo está a monumental Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde está sepultado o corpo de San Martín, maior herói nacional, conhecido como “El Libertador”.

O passeio a pé continua, pois um pouco à frente está o início da movimentada Calle Florida, com suas lojas de roupas, perfumes e agências de turismo, além do shopping de luxo, o Galerías Pacífico.

Pausa para o almoço perto da rua Florida

Nesse região da Florida, conhecida pelas armadilhas para turistas, um dos poucos lugares para comer bem e ter um almoço tranquilo, é o restaurante The Brighton. Depois, siga sua caminhada até Puerto Madero. O mais moderno bairro de Buenos Aires, ao redor dos canais revitalizados, tem um ponto turístico imperdível, a Puente de la Mujer. Ótimo lugar para fotos.

Tarde no Caminito

Caminito

Para descansar um pouco as pernas, a dica agora é ir de carro (táxi ou app) até o Caminito. Se chegar perto do final da tarde, a luz estará perfeita para fotografar as casinhas coloridas. Se gostar de futebol, faça também o passeio guiado em La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, que fica ali perto.

Dica de restaurante para jantar

Isso depende muito de onde você estiver hospedado. Depois de um dia tão cansativo, recomendo comer na região do seu hotel. Assim por ir andando, curtindo a cidade e relaxando.

Se estiver na região de Palermo, especialmente em Palemo Soho, não pense duas vezes e vá direto ao Sarkis, restaurante especializado em culinária armênia e muito tradicional. Se estiver na Recoleta, uma dica é refinado restaurante Elena, focado em gastronomia sul-americana.

Dia 2 – Domingo – Um passeio que só é possível aos domingos

No dia da partida, acorde cedo e dê uma volta de despedida pelo seu bairro. Pra esse passeio ser o melhor possível, recomendo muito que esteja hospedado na Recoleta.

Nesse bairro estão ótimos hotéis, alguns próximos do metrô (o que facilita muito o roteiro) e de atrações turísticas como o Cemitério da Recoleta e o Centro Cultural Recoleta, que recebe mostras de arte o ano inteiro.

Mercado de San Telmo

Então pegue um metrô e vá direto para o bairro de San Telmo, onde somente aos domingos acontece a tradicional Feira de San Telmo, que começa por volta das 10h. Ótimo lugar para comprar antiguidades, artesanato e objetos típicos da cultura argentina, como cuias de mate e livros de autores locais, como Jorge Luis Borges.

Para comer, nessa que será sua última refeição em Buenos Aires, não tem lugar melhor do que o Mercado de San Telmo, que fica algumas quadras abaixo da feira. Lá estão dezenas de pequeno restaurantes e lojas de artigos locais. Aproveite para comprar um carregamento de doce de leite.

Retorno ao Aeroporto de Ezeiza

Voos internacionais recomendam que chegue ao aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência. Em Buenos Aires, recomendo que chegue 4 ou 5 horas antes da partida, pois é comum ter longas filas na imigração.

Dicas para complementar seu fim de semana em Buenos Aires

A sugestão de roteiro acima, eu fiz com base em minhas últimas viagens, considerando lugares que considero realmente imperdíveis em Buenos Aires. E atrações que, apesar de não gostar muito, como o Caminito, está na lista de desejos de quase todo mundo.

Mas obviamente tem muitas outras coisas legais para fazer em Buenos Aires. E se você for rápido, pode incluir mais coisas no seu roteiro. Ou substituir. Para faz isso da melhor forma possível, veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários