Londres ou Berlim: qual é melhor para você?

Tá na dúvida se viaja para Londres ou Berlim? Confira nosso comparativo entre duas das principais capitais da Europa e descubra qual delas combina mais com você e sua viagem.

Nesta análise, comparamos os aspectos mais importantes para o viajante, como hospedagem, gastronomia, pontos turísticos e médias de preços em Londres e em Berlim.

Londres ou Berlim – Para onde viajar

Já adianto que não tem como dizer que uma cidade é melhor do que a outra. E que algumas respostas são opiniões pessoais, por exemplo qual é mais bonita e onde a comida é mais gostosa. Mas há critérios técnicos, como infraestrutura, localização e para onde é mais barato viajar.

Melhor para chegar de avião

Ponto para Londres.

Tanto Berlim quanto Londres possuem grandes aeroportos e recebem voos nacionais e internacionais das principais cias aéreas do mundo.

Mas Londres tem uma vantagem: atualmente recebe voos diretos do Brasil, partindo de São Paulo (GRU) e do Rio de Janeiro (GIG). Já para chegar em Berlim, é preciso fazer conexão, pois no momento não recebe voos diretos do Brasil.

Londres é melhor, considerando, claro, que este será seu destino inicial ou final na viagem. Pois se tratando de voos internos na Europa, ambas são igualmente bem conectadas, inclusive por voos baratos por cias como Ryanair e Easyjet.

Melhor para chegar de trem

Ponto para Berlim.

Londres é conectada por trens à Escócia, ao País de Gales e à França, via Canal da Mancha. E também há o trem direto de Londres para Bruxelas, também pelo Eurotúnel. Dessa forma, é perfeitamente viável fazer um roteiro de trem incluindo mais países.

Mas a posição privilegiada de Berlim no mapa, faz dela uma cidade muito mais fácil de incluir em diferentes tipos de roteiros de trem, seja num combinado Alemanha-França, num roteiro de Berlim a Roma, cruzando os Alpes, ou no clássico roteiro rumo ao Leste Europeu, passando por Praga e Viena, por exemplo.

Outra vantagem de escolher Berlim, é ter livre acesso a mais destinos na Europa. Como membro do Espaço Schengen, a Alemanha tem fronteiras abertas a outros 25 países, entre eles França, Portugal, Espanha, República Tcheca, Itália e Áustria. Se for de qualquer um desses países para a Inglaterra, terá de passar novamente pela imigração.

Melhor clima para fazer turismo

Ponto para: depende das suas preferências e época da viagem.

Berlim possui temperaturas médias entre –2ºC e 30ºC. Dessa forma, com invernos mais frios e verões mais quentes, é preciso planejar com atenção a data da viagem.

Londres, em condições normais, sem ondas de frio ou calor, possui menor amplitude climática. As temperaturas mínimas médias e máximas médias são mais agradáveis, variando de 2 ºC no inverno a 24 ºC no verão. Por outro lado, os dias são mais chuvosos o ano inteiro.

Melhor para se hospedar

Ponto para Berlim.

Londres é uma cidade bem maior do que Berlim e possui um número superior de hotéis. Mas escolher onde ficar em Berlim é muito mais fácil.

Isso porque a capital da Alemanha possui uma região turística mais concentrada e hotéis de qualidade similar custando até 50% menos do que em Londres. Pra se ter uma ideia, é mais barato se hospedar no Meliá Berlim, hotel 4 estrelas, nota 8.4 no Booking, do que no Best Western Buckingham, hotel 3 estrelas, nota 7.8 no Booking, considerando um mesmo período.

Pontos turísticos, passeios e vida noturna

Ponto para: depende das suas preferências pessoais.

Esta é uma categoria muito particular. Eu, por exemplo, que me interesso por histórias da 2º Guerra Mundial e da Guerra Fria, sou muito mais do time Berlim. Cabe dizer também que a vida noturna em Berlim é mais animada.

Mas se você é fã de Beatles, Sherlock Holmes e Harry Potter, ou se interessa por palácios e lendas da família real, Londres é um destino inesgotável. Além de ser um destino com ícones universais, como seus ônibus de dois andares, as cabines telefônicas vermelhas e o exótico, para nós brasileiros, trânsito com mão inglesa. Aliás, veja nosso Roteiro em Londres para organizar seu itinerário.

Gastronomia

Ponto para: depende das suas preferências pessoais.

A comida alemã é muito melhor do que a comida britânica. Essa é minha opinião. Para descobrir a sua, só experimentando os principais pratos típicos de cada destino.

Entre as comidas típicas da Alemanha, se destacam os muitos tipos de salsichas e pratos com carne de porco, batata e chucrute. E se você gosta de mostarda, não há lugar melhor para conhecer.

Das comidas típicas da Inglaterra, a mais conhecida é o Fish and Chips. O café da manhã inglês, que combina feijão, bacon e linguiça de sangue, entre outras coisas, também atrai curiosos.

Para acompanhar o melhor da gastronomia de cada cidade, a bebida típica é a cerveja, tanto em Londres quanto em Berlim.

Preços: para onde é mais barato viajar

Ponto para Berlim.

Berlim é uma cidade muito mais barata do que Londres. Tanto para morar, quanto para fazer turismo.

Você já viu acima que é bem mais barato se hospedar em Berlim. O mesmo vale para as comidas, bebidas e até mesmo para usar ônibus ou metrô. A favor de Berlim, também tem a moeda, o Euro, cujo valor é mais próximo ao do real, em comparação à caríssima libra esterlina, moeda oficial no Reino Unido.

Comunicação com os locais

Ponto para Londres.

Em Londres se fala inglês, idioma que muitos brasileiros tem domínio ou pelo menos uma noção suficiente para pedir pedir comida em restaurantes ou ler as placas nas estações de metrô.

A situação em Berlim é um pouco mais complicada. Muitos cardápios, placas nas ruas e informativos estão somente em alemão. Além disso, diferente de países como Portugal e Holanda, onde muita gente tem um excelente nível de inglês, em Berlim a fluência em inglês é bem menor.

Beleza: qual é mais bonita?

Ponto para Londres.

Cortada pelo Rio Spree, Berlim está repleta de monumentos majestosos, como o Portão de Brandemburgo, a Torre de Berlim, o Reichstag e a Gendarmenmarkt, a praça das igrejas gêmeas. Seu maior parque, o Tiergarten, é o pulmão verde da cidade.

Já Londres, além de rica em palácios e obras majestosas, como o Big Ben e a London Bridge, ostenta sua arquitetura vitoriana, entre outros estilos, por toda a cidade.

O ponto vai para Londres generalizando e englobando a cidade toda, o que é complicado. Ainda ressalto que a capital britânica sofreu bem menos com as bombas da segunda guerra, e tampouco recebeu obras da controversa arquitetura soviética, comum em Berlim.

Afinal, viajar para Londres ou Berlim?

O placar do nosso comparativo ficou 3 para Londres x 3 para Berlim. E ainda tivemos o empate em três categorias, que são mais pessoais.

Mas a dica é escolher o destino que mais combina com você, com seu orçamento e com seu roteiro na Europa.

Vá para Berlim: se prefere conhecer muitos países na viagem, dando preferência ao transporte em trem. Ou se o orçamento estiver curto. Além de ser um destino mais barato, a Alemanha está perto de lugar ainda mais em conta, como a Polônia e a República Tcheca.

Vá para Londres: se prefere um destino onde é mais fácil se comunicar e até mesmo treinar o seu inglês. Ou se é apaixonado pelos ícones da Inglaterra, como a realeza, as bandas de rock britânicas e sucessos como 007 e Harry Potter.

Independente se escolher Berlim ou Londres, desejamos a você uma excelente viagem pela Europa. Aproveite que está no blog especialista no Velho Continente, e continue planejando o seu roteiro com nossas dicas e guias completos.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *