Maiores cidades da Argentina – 10 mais populosas

De acordo com as últimas projeções, a Argentina tem hoje aproximadamente 45 milhões de habitantes, o que é equivalente à população do estado de São Paulo. A maior cidade é a capital, Buenos Aires. Mas, além dela, quais são as outras principais cidades e regiões metropolitanas da Argentina?

Confira aqui o ranking populacional da Argentina, baseado no último censo oficial divulgado. Os números abrangem apenas a população dos próprios municípios. Se for considerar também a região metropolitana, a ordem é um pouco diferente.

Veja também: Roteiro de até 5 dias em Buenos Aires

10 maiores cidades da Argentina por população

Apesar de existirem estimativas para a atual população por cidade na Argentina, vamos considerar os dados do último censo oficial no país, realizado em 2010. O órgão responsável é o INDEC, correspondente ao IBGE no Brasil. Não são números distantes da realidade, pois a taxa de crescimento anual da Argentina segue estável há anos, em torno de apenas 1,04%.

1. Buenos Aires – 3,06 milhões de habitantes

A capital Buenos Aires é a maior cidade da Argentina, com pouco mais de 3 milhões de habitantes no último censo. Se considerar a população da Grande Buenos Aires, incluindo também municípios da zona metropolitana, chegamos a mais de 13 milhões de habitantes, sendo assim a segunda maior região metropolitana da América do Sul, atrás apenas da Grande São Paulo.

2. Córdoba – 1,62 milhões de habitantes

Localizada no centro do país, a 690 quilômetros de distância de Buenos Aires, a leste, e de Mendoza, a oeste, a cidade de Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina. Somando a outras cidades da sua região metropolitana, a população da cidade ultrapassa os 1,8 milhões de habitantes. Seu nome aportuguesado (desnecessariamente) é “Córdova”, assim com V mesmo.

3. Rosário – 1,35 milhões de habitantes

Terra natal do jogador Lionel Messi e do médico revolucionário Ernesto Che Guevara, Rosário é a maior cidade da Província de Santa Fé e a terceira mais populosa da Argentina. Está localizada a apenas 290 quilômetros de distância de Buenos Aires. Fica na margem do Rio Paraná, onde a população local, formada por muitos universitários, curte as praias nos dias de verão.

4. San Miguel de Tucumán – 914 mil habitantes

Capital da província de Tucumán, essa grande cidade é a porta de entrada para o belíssimo e turístico norte de Argentina. Cidade histórica, fundada em 1565, Tucumán foi palco de inúmeros acontecimentos importantes, como a declaração de independência da Argentina, em 1816. Fica localizada a 1.250 quilômetros de distância de Buenos AIres.

5. La Plata – 862 mil habitantes

Parte da região metropolitana de Buenos Aires, La Plata é uma das cidades que mais cresceu na Argentina nos últimos anos. Segundo as projeções para 2020, nesse momento provavelmente já ultrapassou a população de San Miguel de Tucumán. Está a apenas 60 quilômetros de distância do centro de Buenos Aires.

6. Mar del Plata – 664 mil habitantes

Localizada 415 quilômetros ao sul de Buenos Aires, às margens do Oceano Atlântico, Mar del Plata é a maior cidade litorânea da Argentina e um importante balneário de verão. Suas praias e cassinos atraem principalmente a população da capital. É uma das sites mais procuradas para o Réveillon na Argentina.

7. Salta – 658 mil habitantes

Localizada num vale fértil, Salta é o centro de uma das mais importantes regiões agrícolas da Argentina. E também é uma importante base turística, sendo muito visitada por quem vai explorar os salares e montanhas do árido norte argentina. Fica a 1.470 quilômetros de distância de Buenos Aires.

8. Santa Fé – 545 mil habitantes

Capital da província de mesmo nome, a cidade de Santa Fé garante seu lugar entre as 10 mais populosas da Argentina com “apenas” 415 mil habitantes, população equivalente a de cidades brasileiras consideradas medianas, como Sorocaba e Londrina. De clima quente e úmido, Santa Fé se localiza 470 quilômetros a noroeste de Buenos Aires.

9. Lanús – 463 mil habitantes

Praticamente colada a Buenos Aires, da qual se separa apenas pelo leito do Rio Matanza, Lanús faz parte da maior conurbação urbana da Argentina. No Brasil, é mais conhecida por ser a sede do Club Atlético Lanús, campeão da Copa Sul-Americana de Futebol em 2013.

10. Corrientes – 399 mil habitantes

Fundada em 1588, Corrientes é a mais antiga cidade do nordeste argentino. Capital da província homônima, Corrientes é uma cidade de ricas tradições históricas e culturais, como a celebração do Carnaval. Fica localizada na orla do Rio Paraná, a poucos quilômetros de Resistencia, outra grande cidade da Argentina, e da fronteira com o Paraguai. A capital Buenos Aires está a 920 quilômetros de distância.


Como viajar pela Argentina

Se você está planejando uma viagem para a Argentina, seja apenas para Buenos Aires, continue aqui no blog e veja dicas relevantes para se organizar. Recomendo ler primeiro uma das informações mais importantes, que é sobre Câmbio na Argentina, assim você entende melhor a parte financeira antes de planejar o roteiro e outros detalhes.

Depois, veja também:


Créditos das fotos:

Catedral de Córdoba: T_Y_L / Tucumán: Patrick Nouhailler / La Plata: Jonas de Carvalho – Todas essas imagens utilizadas têm direitos autorias livres ou marcados como Creative Commons (CC). Se por acaso algumas delas pertence a você e não gostaria de vê-la por aqui, solicite a remoção pelo e-mail buenasdicas@gmail.com.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *