Peru ou Colômbia, qual é o melhor destino de viagem?

Para escolher Peru ou Colômbia como o seu próximo destino de viagem, é preciso entender as as principais diferenças culturais e possibilidades que cada país apresenta.

Já tive a oportunidade de visitar os principais destinos turísticos tanto do Peru quanto da Colômbia, e montei este comparativo para você entender qual dos dos países tem mais o seu perfil.

A seguir, confira qual é o destino mais barato, onde as praias são mais bonitas, qual tem os lugares históricos mais relevantes e a melhor comida, e escolha o Peru ou a Colômbia para uma viagem que combina com você.

Voos

A capital do Peru, Lima, recebe voos diretos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, todos pela LATAM. O trecho São Paulo-Lima também é operado pela Sky Airline.

Já a capital da Colômbia, Bogotá, está conectada por voos diretos a Manaus, BH, Rio de Janeiro e São Paulo, pela Avianca. O trecho São Paulo-Bogotá também é operado pela LATAM.

A vantagem da Colômbia está nos preços das passagens, pois são mais comuns promoções de voos para Bogotá do que para Lima.

  • Ponto para a Colômbia.

Segurança

Todos os países latino-americanos enfrentam problemas em relação à segurança pública. Mas essa questão é mais grave na Colômbia, embora destinos turísticos, como Cartagena e San Andrés, não sejam tão impactados pelo violência.

Já no Peru, o que preocupa atualmente é a instabilidade política, que nos últimos anos levou a bloqueios temporários no acesso a Machu Picchu e grandes protestos em Lima.

Nas minhas viagens, tive uma maior sensação de segurança no Peru. Ter um seguro viagem vai te ajudar em caso de imprevistos.

  • Ponto para o Peru.

Comida

Assunto complicado. As comidas peruana e colombiana estão entre as melhores da América.

Na Colômbia, os pratos mais conhecidos, como a bandeja paisa, lembram muito a culinária brasileira, assim como as tradicionais comidas de rua, como as arepas, e os peixes fritos com banana e arroz de coco no litoral caribenho.

Já no Peru a culinária é muito mais diversa. De pratos famosos, como o Ceviche, à revolucionária Causa a la Limeña, as comidas típicas do Peru fazem a gente se sentir muito mais longe de casa.

  • Empate. Gosta de experimentar novidades? Vá ao Peru. Prefere comidas mais parecidas com as brasileiras? Escolha a Colômbia.

Praias

A Colômbia tem praias no Oceano Pacífico e nas águas mornas do Mar do Caribe. Na parte caribenha, estão lugares paradisíacos, como as Ilhas Rosário, em Cartagena, o Parque Tayrona, acima de Santa Marta, e o arquipélago de San Andrés.

O Peru possui bonitas praias, como Punta Sal, no norte. Na região de Lima, Paracas se destaca pelo passeio às colônias de focas e pinguins. Mas, de modo geral, as praias do Peru são de areias escuras e águas turvas e geladas.

  • Ponto para a Colômbia.

História

Cartagena, na Colômbia, é uma das cidades históricas mais bonitas e preservadas do continente. E o país ainda tem outros simpáticos destinos seculares e charmosas cidadezinhas coloridas, que você pode ver nas cidades mais bonitas da Colômbia.

Mas nesse quesito, Machu Picchu ganha sozinha de qualquer lugar na Colômbia. No sul do Peru, as ilhas do Lago Titicaca, também são imperdíveis. E mesmo comparando apenas as capitais, Lima é mais interessante do que Bogotá.

  • Ponto para o Peru.

Preços

Seja Peru ou Colômbia, você estará num destino mais barato do que o Brasil. Em ambos, os custos básicos de um viajante, como hotéis, deslocamentos e comidas, têm preços similares.

Mas, como a Colômbia é predominantemente um destino praiano, isso acaba barateando a viagem. Afinal, praia é grátis! E mesmo se for fazer passeios, são para locais próximos à base. E como falei no início, voos para a Colômbia costumam ser mais baratos.

Para gastar no exterior gastando menos com IOF e outras taxas, confira nossas dicas do Cartão Wise e faça o seu sem custo.

  • Ponto para a Colômbia.

Afinal, para onde viajar, Colômbia ou Peru?

Escolha a Colômbia se você quer visitar praias paradisíacas, curtir uma vida noturna mais animada e experimentar comidas gostosas que lembram as brasileiras.

Vá para o Peru se você prefere mergulhar na história dos Incas, vivenciar uma das melhores gastronomias do mundo e se apaixonar pela cultura andina.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *