5 melhores pontos turísticos de Bogotá

Não vou iludir vocês com atrações chatas pra visitar. Aqui, selecionei apenas os melhores pontos turísticos de Bogotá.

Estas são as atrações mais interessantes da capital colombiana, lugares que realmente vale a pena colocar no seu roteiro de 2 ou 3 dias em Bogotá. Tempo esse que é mais do que suficiente em Bogotá.

Claro, essa lista é baseada em gostos pessoais. Como ninguém é obrigado a concordar e em Bogotá há uma infinidade de outras atrações, no final vou listar os outros principais pontos turísticos de Bogotá e região. Mas primeiro, só os melhores.

Pontos turísticos imperdíveis em Bogotá

Confira agora quais são e como visitar os principais pontos turísticos de Bogotá. Lugares que realmente valem o passeio, e por isso eu recomendo que você também conheça cada um deles.

1. Candelaria – O centro histórico de Bogotá

Além de ser um grande e preservado centro histórico, raro numa capital sul-americana, La Candelaria tem alta densidade de restaurantes típicos e hotéis. Por isso mesmo, é um dos melhores bairros de Bogotá e uma excelente região para se hospedar.

La Candelaria reúne atrações imperdíveis, com destaque para a simpática Praça Chorro de Quevedo, que data de 1538, sendo o marco zero da cidade. O coração do bairro é a Plaza Simón Bolívar, que foi palco de grandes eventos e revoltas, como o Bogotazzo.

Entre becos grafitados, ladeiras e casinhas antigas em arquitetura colonial espanhola, La Candelaria é o maior e melhor pontos turístico de Bogotá.


2. Museu Botero – Grátis e o melhor museu da Colômbia

Sim, o melhor museu de Bogotá tem entrada gratuita. Ele guarda grande parte da obra de Fernando Botero, pintor e escultor nascido em Medellín em 1938.

O estilo de Botero é inconfundível: ele pinta e esculpe figuras arredondadas, principalmente mulheres. Suas paródias de obras famosas conseguem ser mais legais do que as “originais”, como a simpática Mona Lisa.

Nas dicas de onde ficar em Medellín, conheça mais lugares para visitar a obra de Fernando Botero em sua cidade natal.


3. Cerro Monserrate – Teleférico para o mais alto mirante

A 3.152 metros de altitude, o Cerro Monserrate é cartão-postal, ponto turístico, destino de trilhas e peregrinações, mirante natural e um dos melhores pontos turísticos de Bogotá. Além de ser o ponto mais alto da cidade.

Suba de teleférico, curtindo o visual pelo caminho. Lá em cima, conheça as lojas de artesanatos e sente-se num café esperando a noite chegar, porque aí a vista fica melhor ainda.


4. Zona-T – Bares e vida noturna

No centro da região mais rica de Bogotá, a Zona-T consiste em duas ruas exclusivas para pedestres, onde estão restaurantes, bares e lojas de grife. Nas proximidades, estão os melhores shoppings de Bogotá, com cinemas e mais lojas e restaurantes.

Ao visitar a região, conheça o simpático Parque Japón, um raro lugar de Bogotá para aproveitar as ciclovias sem precisar respirar fumaça de escapamento.


5. Comidas e cafés – Overdose de cafeína

Depois de já ter conhecido os melhores pontos turísticos de Bogotá, a única coisa que me faria voltar à cidade é a gastronomia. As comidas típicas da Colômbia são fartas e bem temperadas. Bogotá está cheia de excelentes restaurantes, onde se come bem sem gastar muito.

E pra manter o pique turístico, não se esqueça de tomar café, seja em lugares originais como o Magola Buendía, numa unidade da onipresente rede Juan Valdez ou aproveitando nossas dicas de cafés em Bogotá.


Programas chatos e desnecessários em Bogotá

No geral, gostei bastante de Bogotá. Não passei por nada que posso chamar de roubada. O único lugar que ficou bem abaixo das expectativas foi o Museo del Oro. É um lugar organizado e o acervo é rico, mas me pareceu mais um banco do que um museu.

Outra coisa que todo mundo diz pra fazer em Bogotá é alugar uma bicicleta e percorrer as ciclovias da cidade, que cruzam os principais bairros. O que ninguém conta é que o trânsito da cidade é péssimo. E pedalar entre tantos carros e ônibus, além de perigoso, é um banho de fumaça no pulmão. Fora que a cidade é chuvosa, o que leva a pistas escorregadias.

Também não vi nada de especial nos restaurantes da rede Andrés Carne de Rés. Apesar de citados em muitos blogs como uma atração imperdível em Bogotá, eles não passam de restaurantes temáticos de comida razoável e preços acima da média. Se você gosta mais de comida do que de decoração, não precisa ir.


Dez melhores pontos turísticos de Bogotá, segundo outros viajantes

Milhares de viajantes já avaliaram as atrações de Bogotá no site Tripadvisor, que gerou uma nota para cada uma. Até o momento, este abaixo é o ranking com os 10 melhores pontos turísticos de Bogotá segundo viajantes de todo o mundo:

  1. Museu do Ouro
  2. Moserrate
  3. Museu Botero
  4. Bairro La Candelaria
  5. Jardim Botânico de Bogotá
  6. Plaza de Mercado de Paloquemao
  7. Museu Nacional
  8. Parque Central Simón Bolívar
  9. Parque 93
  10. Mercado de las Pulgas de Usaquen

Não esqueça de fazer seu seguro viagem para Bogotá

Como expliquei no post Seguro viagem para a Colômbia, não é obrigatório, para brasileiros, ter um seguro ou assistência para viajar a Bogotá. Mas é altamente recomendável e custa mais barato do que muita gente imagina.

Por isso, não deixe de contratar um bom seguro antes de embarcar e tenha à disposição coberturas como acesso a consultas médicas e indenizações em caso de extravio de bagagem e cancelamento de viagem, entre outras.

Para encontrar os planos melhores e mais baratos, recomendo conferir ler sobre onde contratar seguro viagem, um artigo completo com dicas de seguradoras e planos para usar nos principais destinos turísticos do mundo, incluindo a Colômbia.


Mais dicas de Bogotá e Colômbia aqui no blog

Antes de viajar para Bogotá, veja também outras informações importantes sobre a cidade aqui no blog. E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar. Eu respondo sempre o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *