Quando visitar Bogotá: clima e melhor época para viajar

Bogotá fica a 2.640 metros de altitude. Faz frio o ano inteiro, com temperaturas mínimas próximas a 0ºC mesmo no verão. Nos meses chuvosos, costuma chover sem parar por vários dias. Então quando visitar Bogotá? Afinal, pra fazer turismo, ainda mais numa cidade com belas atrações a céu aberto, é importante ir na melhor época.

Quando ir a Bogotá – Índice

Tabela temperaturas clima Bogotá

Bogotá é a “terra da garoa” na Colômbia. Apesar do baixo volume de água, chove em quase metade dos dias ano. Chuvinhas fracas, só pra estragar sua caminhada. Atente-se também que as temperaturas são muito estáveis. Mas extremos acontecem. No verão, de dezembro a março, podem ocorrer temperaturas negativas. E no inverno, especialmente em junho, os termômetro podem chegar quase aos 30 ºC.

Clima em Bogotá – Médias de chuvas

Com temperaturas estáveis e médias diárias por volta de 14ºC em todos os meses, o que define a melhor época para visitar Bogotá é somente a questão das chuvas. Fuja dos meses mais chuvosos do ano. Médias de chuvas em Bogotá:

  • Janeiro: 50 mm – vá
  • Fevereiro: 68 mm – talvez
  • Março: 91 mm– talvez
  • Abril: 135 mm – evite
  • Maio: 120 mm – evite
  • Junho: 54 mm – vá
  • Julho: 35 mm – vá
  • Agosto: 45 mm – vá
  • Setembro: 70 mm– talvez
  • Outubro: 137 mm – evite
  • Novembro: 127 mm – evite
  • Dezembro: 81 mm– talvez

Meses mais chuvosos: repare que abril, maio, outubro e novembro são os meses mais chuvosos do ano. Já estive em Bogotá em abril, e foi difícil realizar este roteiro de Roteiro de 3 dias em Bogotá devido à chuva ininterrupta. Por isso, evite esses meses, que historicamente registram média de 20 dias de chuvas cada um.

Meses menos chuvosos: olhando pelo outro lado,  os meses com menos chuvas em Bogotá são janeiro, junho, julho e agosto. Prefira viajar nessa época.

(Fonte: IDEAM – Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais da Colômbia)

Temperaturas em Bogotá – O que levar ou comprar para enfrentar o frio

A temperatura oscila muito pouco em Bogotá ao longo do ano. Seja qual for o mês, as temperaturas mínimas médias ficam por volta de 7ºC e as máximas não passam de 20ºC. Mesmo os recordes de temperaturas são controlados. As mínimas recordes ficam por volta de –1ºC e as máximas a cerca de 25ºC.

Calor pra valer não faz nunca. Frio, sempre. Então esteja preparado. Porque na altitude de Bogotá, o ventos fazem a sensação térmica ser ainda mais baixa do que a temperatura. Leve pelo menos uma boa jaqueta à prova de vento. Se possível, tenha uma calça térmica, daqueles pra usar embaixo do jeans. Mulheres, sempre levem uma meia-calça grossa.

E se não estiver preparado o bastante, Bogotá é um bom lugar para comprar roupas de frio. Tem muitas opções, das galerias baratas do centro (especializadas em “moda andina” e lã de alpaca) às lojas de luxo da Zona Rosa. Tudo que pesquisei custa mais barato do que no Brasil. Em dinheiro vivo, como expliquei no post Câmbio na Colômbia, se economiza um pouco mais.

Porque é melhor visitar Bogotá em épocas secas

As principais atrações da cidade são em lugares abertos. Por exemplo, caminhar pela região de La Candelária, repleto de casas históricas. Outro importante atrativo da cidade, o Cerro Monserrate, permite uma vista espetacular para a capital colombiana. Já pensou subir de teleférico e, ao chegar lá em cima, não conseguir ver nada? Então evite o tempo fechado.

As ciclovias de Bogotá também são mais legais e seguras em lindos dias de sol. Além do que, são uma ótima alternativa para evitar o péssimo trânsito da cidade.

Bogotá com chuva. O que fazer?

Mas se você pode viajar apenas nos meses mais chuvosos, ou for pego de surpresa, não se desespere. Bogotá é uma cidade enorme, com muitas coisas para fazer em lugares fechados, protegidos do frio e das chuvas.

Por exemplo, conheça Os melhores cafés de Bogotá. A bebida é paixão nacional. E a capital é o melhor lugar do país para experimentar os diferentes tipos de grãos, em cafeterias descoladas, espalhadas pelos melhores bairros da cidade. E nada como uma bebida quente para dar aquele conforto.

Outro passeio que vai bem em qualquer clima, é o Museu Botero. Dedicado à obra desse colombiano de Medellín, que é um dos maiores artistas da América do Sul, o museu é gratuito. O acervo é riquíssimo em pinturas e esculturas. E ainda fica colado a outros museus que também não cobram entrada.

Num dia de chuva, não tem nada melhor do que comer. Ainda mais em Bogotá, que considero uma das capitais com melhor gastronomia na América Latina. Aqui tem dicas de restaurantes em Bogotá, para você experimentar receitas consagradas como a Bandeja Paisa e o Fríjoles Rancheros, que lembra nossa feijoada.

E Bogotá ainda é rica em shoppings centers e cinemas, especialmente na Zona Rosa, o bairro rico da cidade. Aliás, falando em bairros, com chuva ou não, é importante que escolha bem onde se hospedar em Bogotá, pois localização é tudo numa cidade onde o trânsito dita o roteiro.

Melhor época em Bogotá

A conclusão já está lá na análise das chuvas. Recomendo viajar nos meses com menos chuvas. Vá de preferência em janeiro, junho, julho e agosto. Em segundo lugar, pode ir também em fevereiro, início de março, setembro e final de dezembro. Reveillon é uma boa época.

Boa viagem! E não se esqueça de também incluir Cartagena e San Andrés no seu roteiro. Qualquer dúvida, é se perguntar.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Boa noite, muito bom o seu blog, eu gostaria de saber se no final do mês de novembro ainda chove muito em Bogotá, pois estou querendo evitar o mês de dezembro por causa do maior número de turistas.

    1. Olá João. Depende do ano, do dia…o clima em Bogotá é chuvoso o ano todo, especialmente nos meses de outubro e novembro. Boa viagem.