Porto de Galinhas ou Porto Seguro: para onde viajar?

Nesse comparativo, coloquei frente a frente dois dos principais destinos do nordeste do Brasil. Visitei as duas regiões no mesmo ano, reparando em praias, passeios, gastronomia e infraestrutura turística. E agora vou ajudar você a decidir para onde viajar, Porto de Galinhas ou Porto Seguro, de acordo com seu perfil.

Antes de qualquer coisa, não estou aqui pra dizer qual é melhor ou pior. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. De acordo com suas preferências pessoais, entenda qual destino é mais barato, mais bonito e onde vale a pena ir, seja sozinho, com idosos, crianças ou amigos.

 Chegada de avião 

Porto Seguro tem aeroporto próprio, que recebe voos diretos das maiores cidades do Brasil. Do Aeroporto de Porto Seguro, em cerca de 30 minutos se chega a Arraial d’Ajuda ou Santo André.

Porto de Galinhas depende do Aeroporto do Recife. A viagem tem cerca de 1h20 de duração, em estradas em boas condições, sendo a maior parte do caminho em pista dupla.

Vantagem para:

Porto Seguro, onde se chega em menos tempo e gastando menos dinheiro, inclusive nas vilas e bons destinos próximos.

 Hospedagem 

Porto Seguro tem pousadas baratas na região central. Já os melhores hotéis estão ao longo da estrada que vai para Cabrália, sendo preciso atravessar a pista para chegar na praia, mesmo se ficar no único grande hotel all inclusive, o Resort La Torre. Nas vilas de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva as opções são melhores. Quanto mais longe, mais tranquilos são os lugares.

Porto de Galinhas tem poucos lugares bons para se hospedar no centrinho. Mas, ao longo das praias, estão dezenas de opções de hospedagem em diferentes padrões, de pousadas charmosas como a Tabapitanga, a grandes resorts all inclusive e condomínios de praia, como o Nannai Residence, a maioria deles pé na areia, a no máximo 20 minutos do centro.

Vantagem para:

Porto de Galinhas, que oferece hospedagem mais diversificada e “dentro” das praias principais. Mas, se vai para Porto Seguro, não deixe de entender Onde ficar em Porto Seguro.

 Melhores praias 

Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas

Se considerar apenas a própria cidade de Porto Seguro, suas grandes e extensas praias, de mar aberto, são no máximo razoáveis. As melhores opções do município estão nas vilas de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. E tem ainda a linda Praia do Espelho, considerada uma das melhores praias da Bahia. Mas, para ir a essas praias mais distantes, é preciso alugar carro ou agendar passeio.

Já em Porto de Galinhas é possível visitar praias em diferentes estilos sem precisar ir muito longe. Em frente ao centro da vila tem as piscinas naturais. Andando para um lado ou outro, tem as bonitas praias do Cupe e de Maracaípe. E ainda tem as piscinas naturais do Pontal do Cupe e a Praia de Muro Alto, que é praticamente uma represa, completamente sem ondas, ideal para crianças. Entendas como são as praias de Porto de Galinhas.

Vantagem para:

Preciso dar um empate, pois apesar de Porto de Galinhas ter mais opções perto do centro, se considerarmos todo o município de Porto Seguro, temos mais opções.

 Passeios mais interessantes 

Praia dos Coqueiros, Trancoso, perto de Porto Seguro
Praia dos Coqueiros, Trancoso, perto de Porto Seguro

Com base em Porto Seguro, dá pra fazer passeios a Santo André, aldeias indígenas e lugares históricos como a praia onde foi celebrada a primeira missa no Brasil. Além de ser fácil ir por conta própria visitar o centrinho e as praias de Arraial d’Ajuda. Mais desgastantes, tem passeios de um dia para Trancoso, Espelho e Caraíva. E cada vila tem seus passeios próprios. Por exemplo, veja O que fazer em Caraíva, incluindo passeio para Ponta do Corumbau

Quem fica em Porto de Galinhas pode ir de jangada até as piscinas naturais ou fazer o famoso tour de buggy pelas praias de Porto de Galinhas. Um passeio cansativo, mas que vale a pena fazer, é ir passar o dia na Praia dos Carneiros.

Vantagem para:

Porto Seguro, pelo maior número de possibilidades e facilidade para fazer os passeios.

 Gastronomia e restaurantes 

Na própria cidade de Porto Seguro as boas opções de restaurantes são escassas. Mas basta atravessar de balsa para Arraial d’Ajuda para encontrar legítimos templos da culinária baiana, além de ótimas barracas de praia. Indo mais longe, Caraíva tem ótimos bares na orla do rio, onde se come desde a tradicional moqueca baiana a iguarias como o pastel de arraia.

Esse é um dos pontos fracos de Porto de Galinhas. Apesar de poder explorar a excelente culinária de Pernambuco, no centro os restaurantes são turísticos demais, caros e de qualidade no máximo razoável. E tem bem menos opções de barracas de praia.

Vantagem para:

Porto Seguro. Nesse quesito, é praticamente impossível competir com qualquer lugar na Bahia.

 Vida noturna 

Nesse ponto nem tem muito o que discutir. Terra mãe do axé e palco das maiores festas de formatura do Brasil, Porto Seguro ainda conta com as festas luxuosas que acontecem em suas vilas, especialmente em Trancoso.

Vantagem para:

Porto Seguro.

 Preços e melhor custo-benefício 

Comparando os meus gastos pessoais, achei muito mais barato viajar para Porto Seguro. E olha que andei muito mais e mais hospedei em Arraial d’Ajuda e Caraíva, que custam um pouco mais do que a própria sede do município. Os passeios e restaurantes também têm preços muito honestos. Veja também: Quanto custa viajar para Caraíva.

Num mesmo perfil de viagem, focado em ter o melhor custo-benefício, Porto de Galinhas custou muito mais. De modo geral, restaurantes, passeios e hotéis são mais caros do que no litoral sul da Bahia. E como não tem aeroporto, se gasta ainda mais devido ao traslado.

Vantagem para:

Porto Seguro e suas vilas de praia.

 Qual é melhor, Porto Seguro ou Porto de Galinhas? 

Considerando apenas a pontuação desse comparativo, Porto Seguro vence Porto de Galinhas por 5 a 1.

Mas, lembrando novamente, depende do seu perfil e da sua disposição. Por exemplo, o empate na categoria praias, poderia ser uma vitória de Porto de Galinhas caso você prefira ter fácil acesso a tudo, com diferentes praias sem precisar ir muito longe. E apesar de Porto Seguro ser de fato mais animada, se você não gosta de axé, vá direto para Porto de Galinhas, onde se ouve mais Alceu Valença e Lenine.

E apesar de Porto de Galinhas não ter um centro histórico ou boa atrações culturais próprias, sempre vale a pena combinar a viagem com uns dias em Recife e Olinda, donas de grande patrimônio histórico-cultural.

Outro fator importante são os trajetos. Em Porto de Galinhas, na maioria dos roteiros vale a pena alugar em carro. Já no sul da Bahia dá pra se virar bem usando apenas ônibus e aplicativos.

Tem que pesar também, na decisão final, o preço dos voos, de acordo com seu ponto de partida. E também se você prefere lugares mais cheios, como Porto de Galinhas, ou mais tranquilos, como Caraíva, no município de Porto Seguro. Ou um meio termo, como Arraial d’Ajuda, também em Porto Seguro.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *