Serra Gaúcha

Verão em Gramado: o melhor da baixa temporada na serra

Nem só de frio vive a Serra Gaúcha. Veja como é a baixa temporada em Gramado, o que fazer com calor ou chuva e dicas de ótimos hotéis com piscina, aproveitando os preços baixos da estação.

O verão em Gramado (assim como em todo o Brasil) vai de dezembro a março. Historicamente, janeiro é o mês mais quente do ano e um dos mais chuvosos na Serra Gaúcha. Mas não se desespere: faz calor, mas não é exagerado e tem o que fazer em Gramado mesmo com chuva. Já adianto que vale a pena fazer essa viagem.

E tem uma grande vantagem em viajar para Gramado no verão: hotéis mais baratos. Como é baixa temporada, especialmente em fevereiro e março, você pode se hospedar bem, sem gastar muito. Inclusive em hotéis com piscina, uma ótima pedida para os dias mais abafados.


Dicas gerais para o verão em Gramado

  • Faz calor, mas faz frio – Que loucura, que dica é essa seu maluco, reclama o leitor mais revoltado. Mas é isso mesmo. No verão em Gramado, os dias são quentes, com  temperaturas que podem chegar a 30 ºC . Já as noites costumam esfriar, podendo fazer até  menos de 15 ºC .
  • Leve casacos e roupas leves – Considere essa temperatura variável na hora de fazer as malas. Pode levar saias, bermudas e roupas fresquinhas, mas não deixe de levar calças e casacos medianos para usar à noite.
  • Dê férias para as comidas pesadas – Gramado é famosa pelos fondues, massas, churrascos e o famigerado café colonial. Ok, pode experimentar. Mas no calor o peso dessas comidas no estômago vai tirar seu pique dos passeios. Moderação é a palavra.

O que fazer no verão em Gramado

Quem vai curtir Gramado em dezembro, janeiro, fevereiro e março, tem até mais atividades à disposição. Afinal as principais atrações de Gramado são locais fechados, visitáveis em qualquer época do ano. E some a eles passeios que são bem mais agradáveis em dias de verão. Lembrando que até o início de janeiro ainda tem eventos e decoração do Natal Luz em Gramado. Aqui vão algumas dicas do que visitar, separadas por categoria e situações.

O que fazer com chuva – Lugares cobertos em Gramado e Canela

O que fazer em dias de sol – Lugares abertos em Gramado e Canela

Nesse caso, vale praticamente tudo. Mas se o tempo estiver oscilando, aproveite se aparecer um dia de sol para fazer passeios ao ar livre. No post O que fazer em Gramado e Canela tem detalhes, fotos e preços dos principais passeios na região. Abaixo, listei alguns lugares e passeios ideais para dias de sol.

  • Caminhada da Av. Borges de Medeiros (Gramado)
  • Praça das Etnias (Gramado)
  • Paróquia São Pedro (Gramado)
  • Parque e Cascata do Caracol (Canela)
  • Catedral de Pedra e Centro (Canela)
  • Lago Negro (Gramado)
  • Lago Joaquina Rita Bier (Gramado)
  • Pórticos de Gramado (Gramado)
  • Mini-Mundo (Gramado)
  • Gramadozoo (Gramado)
  • Alpen Park (Canela)

Hotéis com piscina para o verão em Gramado

Aproveitando que hospedagem em Gramado é mais em conta no verão, escolha um bom hotel com piscina. E se estiver preocupado com as chuvas, também tem hotéis com piscinas cobertas em Gramado. E aqui vou indicar os melhores.

Hotel Estalagem St. Hubertus

Isso eu nunca tinha visto. Uma piscina coberta que pega sol. E o hotel é um charme em estilo serrano, cheio de mimos para os hóspedes. A localização e a vista estão entre as melhores de Gramado, pois fica bem em frente ao Lago Negro (foto acima).

Serrazul Hotel

Outro belo hotel com uma piscina aquecida coberta e sob teto de vidro, sendo uma boa pedida para o verão e mesmo nos dias frios de inverno ou outono em Gramado. Tem brinquedoteca e inclusive oferece serviços de babá (cobrados à parte) para quem viaja com crianças. Localização central, perto da Rua Coberta.

Bavaria Sport Hotel

Além de ser um dos melhores hotéis de Gramado, o Bavaria Sport também tem uma das melhores piscinas, que se divide em uma parte coberta e outra maior a céu aberto. Outro destaque é o jardim com minigolfe e jogos, além de  ter uma pequena brinquedoteca. Quartos espaçosos e confortáveis, à altura das 4 estrelas do hotel.


Mais dicas de Gramado e Canela

O Buenas Dicas já é um dos blogs de viagem com mais informações sobre Gramado e a Serra Gaúcha em geral. Além dessas dicas para o verão em Gramado, aqui você também encontra:

E se tiver qualquer dúvida sobre Gramado nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, é só perguntar. Eu respondo sempre o mais rápido possível. E boa viagem para a Serra Gaúcha!


Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários