As 10 melhores praias de nudismo da América do Sul
Pelado, pelado, nu com a mão no bolso. Bem que essa música do Ultraje a Rigor poderia ser tocada em alguma das belíssimas praias do nosso continente. Da Argentina ao nordeste do Brasil, passando por Chile e Uruguai, a América do Sul está cheia de praias de nudismo, naturismo ou naturalismo, como preferir. E agora você vai conhecer as melhores.
Naturalmente, cada uma tem suas próprias regras. Em algumas praias, mais exigentes quanto ao naturismo, ficar pelado é obrigatório. Em outras, mostrar as partes é opcional. Tem também aquelas em que homem só entrar acompanhado (mesmo que de outro homem). E tem praia de nudismo que tem até hotel onde ficar de roupa é opcional.
Veja a seguir a lista e entenda as particularidades das melhores praias de nudismo da América do Sul. “Mas você conhece cada uma?” Pra ser sincero, apenas uma. As outras figuram em diversas listas internacionais e estão listadas no site da Federação Internacional de Naturismo. Então prepare-se para se despir de preconceitos e garantir aquele bronze sem marquinha.
1. Playa Querandí (Argentina)
Fica perto de Villa Gesell, balneário sofisticado e listado como uma das melhores praias da Argentina. É uma praia um tanto selvagem, sem infra-estrutura ou regras definidas. Por isso mesmo o naturismo continua sendo opcional. Ou seja, da pra entrar e ver se você tem coragem de pelo menos fazer um topless, no caso das mulheres. Para ver fotos, descobrir como chegar e outros detalhes, veja o site oficial, em espanhol.
2. Playa Escondida (Argentina)
É a praia de nudismo mais próxima de Mar del Plata, o balneário mais conhecido do litoral argentino. Por lá você pode ficar pelado, mas não pode tirar fotos, levar animais e dificilmente vai achar um petisco pra comprar na areia, pois os vendedores ambulantes são proibidos de circular.
3. Playa Chihuahua (Uruguay)
Não é uma praia toda, e sim uma área restrita para naturistas dentro da praia de Chihuahua, uma das mais bonitas do Uruguai. A área nudista é cercada de pousadas. Se o naturalismo não é sua praia (com o perdão do péssimo trocadilho), as dunas de Chihuahua são propícias para o sandboard. Mais detalhes sobre as regras da praia aqui, em espanhol.
4. Playa La Sirena (Uruguay)
Mesmo perto de Punta del Diablo e de algumas das melhores praias do Uruguai, La Sirena é isolada e selvagem. Perfeita para o contato com a natureza, mas fraca em infra-estrutura. Para outros detalhes, fotos e saber como chegar, veja este site em espanhol.
5. Playa Luna (Chile)
A apenas 150 km de Santiago, é a única praia de nudismo regulamentada do Chile. E isso só aconteceu no ano 2000. Até lá, era só tirar a roupa e ser “convidado” para o camburão dos Carabineros, a polícia chilena. A Playa Luna também é conhecida como La Iglesia ou El Clarón. Está localizada na província da Valparaíso, perto de Maitencillo, onde estão algumas das melhores praias do Chile.
6. Praia de Massarandupió (Brasil)
Com esse calor que faz no Brasil, não é de se estranhar que tenhamos o maior número de praias de nudismo da América do Sul. A maioria está na Bahia, como Massarandupió, ao norte de Salvador e da famosa Costa do Sauípe. A praia tem uma estrutura razoável e a nudez é obrigatória, como menciona reportagem da Folha de São Paulo sobre a praia.
7. Praia do Abricó (Brasil)
Entre a montanha e o mar, fica a apenas 18 km da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o que talvez explique esse nome sugestivo para uma praia de nudismo (Brincadeira, o nome vem do Pé de Abricó, árvore frutífera encontrada na praia). Segundo a Associação Naturista de Abricó, onde encontrei a foto acima, a nudez na praia é obrigatória. Para ver mais fotos, saber como chegar, regras e outros detalhes, procure o site da Anabrico.
8. Praia Olho de Boi (Brasil)
Perto de Búzio, no litoral do Rio de Janeiro, tem uma estreita faixa de areia e grandes pedras, que dão aquele toque único de praia tropical. Pra se chegar até a área nudista, é preciso fazer uma trilha a partir da Praia Brava, que tem quiosques e pousadas ao redor.
Aqui no blog, você descobre quais são as melhores praias do RJ, com muitas dicas e fotos para organizar seu roteiro.
9. Praia do Pinho (Brasil)
Foi a primeira praia de nudismo legalizada do Brasil e ainda é uma das melhores. Localizada no município de Balneário Camboriú, fica a apenas 80 km de Florianópolis. A praia está dividida em duas áreas: nudez opcional e nudez obrigatória. Ao redor estão restaurantes, um camping nudista e famosa Pousada Nudista Praia do Pinho. Veja como chegar, regras e mais fotos aqui no site oficial da praia. Também falei sobre ela nas dicas de onde ficar em Balneário Camboriú.
10. Praia de Tambaba (Brasil)
Já pensou em ver a Mendigata do Pânico nua em pêlo ou alguma Panicat totalmente pelada? Talvez em Tambaba você consiga, pois é nessa paradisíaca praia de nudismo de João Pessoa que o Pânico na TV geralmente grava suas matérias apelativas. Fora as aparições na TV, por lá o naturismo é sério e obrigatório na parte restrita da praia.
Desejo a você uma excelente viagem, com muita liberdade para curtir sua praia, do seu jeito.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.