Maiores cidades da América do Sul – 10 mais populosas

A América do Sul possui mais de 400 milhões de habitantes. Mas quais são as maiores cidades da América do Sul? É isso que vamos mostrar agora, nesse ranking populacional.

E já adianto uma curiosidade: entre as 10 maiores cidades da América do Sul, estão 5 cidades brasileiras. Inclusive a mais populosa de todas.

Ranking de maiores cidades da América do Sul

Essa lista é baseada nos dados dos censos demográficos de cada país, ou de acordo com as projeções, considerando o ano de 2020. Enumerado de acordo com a população de cada município, e não das respectivas áreas metropolitanas.

1. São Paulo – População: 12,2 milhões de habitantes

Maior cidade da América do Sul, da América Latina e de todo o hemisfério sul do Planeta. São Paulo é a mais populosa e importante metrópole do continente, além de um dos principais destinos do turismo de negócios da região.

2. Lima – População: 9,67 milhões de habitantes

Capital do Peru, Lima é a segunda cidade mais populosa da América do Sul. Famosa por sua gastronomia, a cidade tem alguns dos melhores restaurantes do continente. Quanto ao turismo, é a porta de entrada do país, sendo a principal conexão para quem segue viagem a Cuzco e Machu Picchu.

3. Bogotá – População: 7,74 milhões de habitantes

A Capital da Colômbia é a terceira cidade mais populosa da América do Sul. A 2.620 metros acima do nível do mar, é também a terceira capital em maior altitude do continente, atrás de La Paz e Quito. Seu aeroporto El Dorado é um importante conexão para quem viaja destinos no Caribe, como Cartagena e San Andrés.

4. Rio de Janeiro – População: 6,7 milhões de habitantes

Quarta maior cidade da América do Sul, o município do Rio de Janeiro tem 6,7 milhões de habitantes. Sua região metropolitana, que inclui outras grandes cidades como Niterói e Nilópolis, já possui mais de 13 milhões de moradores.

5. Santiago – População: 6,13 milhões de habitantes

Entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, a capital do Chile é a maior cidade do país e a quinta cidade mais populosa da América do Sul. Entre as grandes cidades, é a mais segura e possui o melhor sistema de metrôs. Fica no centro de uma importante região de vinícolas e se destaca em vários setores da economia, inclusive no turismo.

6. Buenos Aires – População: 3,06 milhões de habitantes

Na foz do Rio de la Plata, Buenos Aires é o centro cultural e econômico da Argentina. Sua região metropolitana, com mais de 16 milhões de habitantes, é a segunda maior da América Latina, atrás apenas de São Paulo e Cidade do México.

7. Caracas – População: 2,98 milhões de habitantes

A capital da Venezuela é hoje a sétima cidade mais populosa da América do Sul. Sua população já foi superior a 3 milhões de habitantes. Devido ao êxodo populacional, o número de habitantes está em decréscimo, fato raro entre cidades sul-americanas.

8. Salvador – População: 2,8 milhões de habitantes

Primeira capital do Brasil e sede do Governo da Bahia, a histórica Salvador é hoje a oitava cidade mais populosa da América do Sul. Caldeirão cultural, Salvador é o berço de importantes ritmo musicais e de uma gastronomia que está entre as melhores do continente.

9. Fortaleza – População: 2,6 milhões de habitantes

Capital do Ceará, Fortaleza tem hoje quase 2,7 milhões de habitantes. Importante destino turístico, a cidade é rodeada de lindas praias, dunas cinematográficas e é uma parada importante para quem segue viagem às mais famosas vilas de praia do estado, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

10. Belo Horizonte – População: 2,5 milhões de habitantes

BH, para os íntimos, é a principal metrópole do estado de Minas Gerais. Famosa por seus bares e seu tradicional Mercado Municipal, a cidade possui a décima maior população municipal na América do Sul. Sua região metropolitana também é grandiosa, próxima dos 3 milhões de habitantes.


Fontes – Foram consultados os órgãos oficiais de geografia e estatística de todos os países mencionados: INEI (Peru), IBGE (Brasil), INDEC (Argentina), INE (Chile), DANE (Colômbia), INE (Venezuela).

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *