7 destinos para viajar em março na Europa

Março é fim de inverno e início de primavera na Europa. Nas montanhas nevadas, ainda é tempo de esquiar. Já nas partes mais ao sul do litoral Mediterrâneo, o sol começa a esquentar, mas ainda fica complicado falar em clima de praia.

Mas, além de destinos de neve, como os Alpes e os Pirineus, para onde vale a pena ir em março?

A dica é escolher lugares onde chove menos e com temperaturas agradáveis para o turismo. Com base nesses critérios e em experiências pessoais, fiz uma seleção de destinos que são ótimas pedidas para o final do inverno na Europa.

Clima na Europa em março

A primavera na Europa começo oficialmente no dia 20 de março. Ao longo do mês, o frio vai reduzindo sua intensidade em boa parte do continente. Mas ainda será preciso ter um bom casaco para sair durante o dia e gorro para usar à noite.

Nos Países Mediterrâneos, como Espanha, Itália e Grécia, as temperaturas médias ficam acima dos 10 ºC na maior parte dos dias. E a tendência histórica é de poucas chuvas.

Março na Europa: 7 melhores destinos de viagem

Dica valiosa: jamais comece sua viagem por Roma. Depois dela, você pode achar todo o restante sem graça. Em Roma os monumentos são maiores, a comida é mais gostosa e o azul do céu é insuperável.

Além do clima favorável, março é baixa temporada nas principais cidades turísticas da Europa. Aproveite essa chance para desbravar lugares famosos, sem precisar enfrentar tantas filas e com preços mais em conta em hotéis e passeios.

Hora de fazer uma longa viagem, daqueles com paradas em vários países. E se tiver tempo, vá além das grandes cidades, explorando atrações e localidades interior adentro.

Se faz questão de pegar praia em março na Europa, o único destino viável é o arquipélago de Tenerife, que faz parte da Espanha, mas está muito mais perto do Marrocos, na África.

1. Lisboa, Portugal

  • Temperaturas médias: 11 ºC a 19 ºC
  • Chuvas: 53 mm

O clima agradável combina com as longas caminhadas necessárias para conhecer a capital portuguesa. Da Praça do Comércio ao Bairro Alto, Lisboa é um museu a céu aberto. Os ventos ainda podem ser gelados, mas já é possível fazer passeio de veleiro pelo Rio Tejo e curtir o visual das praias da Costa Caparica.

Uma viagem a Lisboa não fica completa sem um passeio a Belém, berço das grandes navegações, e outro a Sintra, onde estão os mais belos castelos de Portugal.

2. Paris, França

  • Temperaturas médias: 5 ºC a 12 ºC
  • Chuvas: 47 mm

O ano inteiro não falta o que fazer em Paris, com suas dezenas de museus, galerias de arte, palácios e cafés. Mas em dias sem chuva a capital francesa brilha muito mais. Leve uma boa jaqueta e um tênis confortável, porque você certamente vai andar quilômetros todos os dias.

Paris é uma das cidades mais caras da Europa. Com a cotação atual do Euro, os preços de hotéis são absurdos para nós brasileiros. Essa é outra vantagem de viajar em março, mês de baixa temporada, com menor demanda hoteleira, o que gera algumas boas promoções.

3. Barcelona, Espanha

  • Temperaturas médias: 9 ºC a 16 ºC
  • Chuvas: 45 mm
  •  Março costuma ter jogos das etapas finais da Champions League 

Março ainda não é tempo de praia em Barcelona. Com as águas e os ventos gelados, aproveite para se concentrar no Centro Histórico mais importante da Catalunha. Lugares como o Bairro Gótico têm um ponto turístico em cada esquina. Além de prédios seculares, vida noturna animada e a criativa arquitetura de Gaudí.

A Espanha inteira é um excelente destino em março. A dica é viajar de trem. De Barcelona, há trens de alta velocidade para Zaragoza (1h23) e Madrid (2h45). Também vale a pena visitar Sevilha e Valência.

4. Atenas, Grécia

  • Temperaturas médias: 7 ºC a 16 ºC
  • Chuvas: 49 mm
  •  Aproveite a alta umidade e os pontos turísticos menos lotados 

Sabe aquela cena de filas imensas, com milhares de turistas sob um sol escaldante passeando pelo Parthenon? Não são em março. No último mês do inverno, as temperaturas são agradáveis em Atenas e a umidade do ar ainda é boa. Concentre-se no lado histórico, pois as ilhas gregas ainda não estão para praia.

Entenda onde se hospedar em Atenas e escolha um hotel na melhor localização possível.

5. Amsterdam, Países Baixos

  • Temperaturas médias: 3 ºC a 9 ºC
  • Chuvas: 58 mm
  •  Em março abre a temporada do Keukenhof 

No país dos moinhos, os ventos são quase sempre fortes e gelados. Não é diferente em março em Amsterdam. Aproveite para pedalar muito e chegar de bicicleta às principais atrações da cidade: seus parques e canais, lugares lindos e gratuitos.

A temporada do Keukenhof, o maior campo de tulipas da Holanda, geralmente começa por volta do dia 20 de março, início oficial da primavera na Europa. A paisagem segue colorida pelas flores até o início de maio.

Aqui no blog tem dicas completas para sua viagem. Depois de comprar a passagem, o primeiro passo é escolher onde ficar em Amsterdam, que possui lugares (e preços) completamente diferentes entre si.

6. Londres, Inglaterra

  • Temperaturas médias: 3 ºC a 11 ºC
  • Chuvas: 47 mm
  •  Março é o mês menos chuvoso do ano em Londres 

Quem diz que tá sempre chovendo em Londres, é porque nunca foi à capital inglesa em março. É o mês mais seco do ano. Ótimo para fazer passeios ao ar livre, como dar uma volta no Hyde Park ou se sentir a Julia Roberts (ou o Hugh Grant) em Nothing Hill, percorrendo suas lojinhas nas charmosas ladeiras. E se o tempo esfriar além da conta, entre no pub da esquina e experimente um Fish and Chips.

Antes de embarcar, veja preços e quanto gastar em Londres, em nosso guia com muito mais dicas para sua viagem à Inglaterra.

7. Roma, Itália

  • Temperaturas médias: 6 ºC a 16 ºC
  • Chuvas: 53 mm

Conectada por voos baratos às principais capitais da Europa, Roma é um destino perfeito em março. Fique no mínimo 4 noites para conhecer pelo menos o básico da monumental capital italiana. Das catedrais do Vaticano às enormes piazzas, explore Roma na baixa temporada e evite as longas filas de pontos turísticos como o Coliseu e o Foro Romano.

Março é baixa temporada e chove pouco em Veneza. Como não é época de cruzeiros, a Rainha do Adriático está menos movimentada do que o normal.


Para onde NÃO viajar em março na Europa

Se prefere evitar frio muito intenso, não basta fugir apenas dos países nórdicos, como Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.

Evite também viajar para os principais destinos da Europa Central, como Berlim, Praga e Viena. Nessa região, março começa com temperaturas mínimas negativas.

Na Europa Oriental, o frio também castiga as cidades turísticas mais importantes, como Cracóvia (Polônia), Budapeste (Hungria), e praticamente toda a parte europeia da Rússia.

Pra se ter uma ideia, as temperaturas máximas em São Petersburgo, na Rússia, ficam por volta de 0 ºC em março. Moscou é uma pouco mais “agradável”, mas ainda assim congelante para os padrões brasileiros.

Prefere outro mês? Veja para onde viajar na Europa em…

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *