7 destinos para viajar em abril na Europa

Em plena primavera no hemisfério norte, abril é um dos melhores meses do ano para viajar pela Europa. Ainda não é tempo de praia, mas é uma época ideal para conhecer grandes cidades e fazer turismo urbano histórico.

Descubra para onde é melhor viajar na Europa em abril, com dicas de eventos, clima e porque viajar para cada um dos destinos selecionados.


Vantagens de viajar em abril para a Europa

  • A primavera no hemisfério norte começa em 20 de março e termina em 20 de junho. Portanto abril é um mês inteiro de primavera. Muitos destinos floridos e com as pessoas saindo da toca após longos meses de inverno.
  • Clima ameno, com poucas chuvas e temperaturas médias entre 10 ºC e 20 ºC nas principais capitais da Europa, como Londres, Paris, Lisboa, Madrid, Roma e Berlim.
  • Média temporada, o que significa preços mais baixos e menos lotação nos destinos mais concorridos da Europa, especialmente em grandes cidades turísticas como Barcelona, Roma e Lisboa.

1. Londres – Mês menos chuvoso do ano

Temperaturas médias: entre 5 ºC e 14 ºC / Média de chuvas: 45 mm

Conhecida como uma das cidades mais chuvosas do mundo (apesar de não ser), Londres pode ser visitada em qualquer época do ano e tem atrações de janeiro a dezembro. Mas abril é uma época especial para os londrinos, por ser o mês mais seco do ano. E a temperatura média de 10 ºC é perfeita para andar muito e não suar quase nada. Aproveite para explorar as atrações a céu aberto, como o Hyde Park, a rua das compras Notting Hill e os passeios de barco pelo Rio Tâmisa.


2. Amsterdam – Flower Parade e Dia do Rei

Temperaturas médias: entre 4 ºC e 8 ºC / Média de chuvas: 44 mm

Abril é o melhor mês do ano em Amsterdam por dois motivos: flores e festa. O Keukenhof, maior jardim de flores e tulipas do mundo abre para visitas somente entre março e maio. Sendo que abril é o mês mais importante por ser quando acontece a Flower Parade. E em abril também acontece o maior feriado nacional holandês, o Dia do Rei, quando as ruas de Amsterdam são tomadas por uma multidão laranja.

3. Budapeste – Clima perfeito e flores da primavera

Temperaturas médias: entre 7 ºC e 17 ºC / Média de chuvas: 47 mm

Uma conjunção de fatores torna abril um dos melhores meses do ano em Budapeste. Além do clima ameno, com aquele friozinho gostoso ideal para curtir as Termas de Budapeste, em abril a cidade está todo florida, em especial a Ilha Margarida.

4. Istambul – A beleza da primavera turca

Temperaturas médias: entre 8 ºC e 17 ºC / Média de chuvas: 47 mm

O inverno em Istambul costuma ser rigoroso, com neve e ventos gelados. Mas quando chega a abril, as temperaturas vão aumentando gradativamente, e a chance de chover é bem menor. Época ideal para fazer passeios de barco pelo Bósforo, admirar a vista da Torre de Gálata e incrementar seu roteiro com um passeio de balão na Capadócia.


5. Cracóvia – Janela entre o frio polar e as chuvas

Temperaturas médias: entre 3 ºC e 14 ºC / Média de chuvas: 49 mm

Além de ser um destino barato, interessante e perfeito para encaixar num roteiro pelo leste europeu, a Cracóvia está próxima de um dos maiores e mais tristes símbolos do genocídio nazista: o campo de concentração de Auschwitz. A vantagem de ir em abril para a Polônia, é evitar o frio polar do inverno e os meses chuvosos do verão.


6. Roma – Base para um roteiro completo pela Itália

Temperaturas médias: entre 8 ºC e 18 ºC / Média de chuvas: 62 mm

Viajar a Roma em abril é bom para combinar com outros destinos italianos. Aproveite o clima ameno para visitar as atrações históricas a céu aberto na capital, como o Coliseu e a Villa Borghese. Então siga viagem ou faça um bate a volta a cidades como Nápoles, Pompeia, Lucca, Florença e Veneza. Todas em clima agradável, com poucas chances de chuvas fortes e temperaturas amenas (abril começa frio e vai esquentando).


7. Barcelona – Antes da multidão chegar

Temperaturas médias: entre 10 ºC e 19 ºC / Média de chuvas: 48 mm

Barcelona em abril não é para os amantes de praias, pois o mar e o vento, gelados principalmente no início do mês, desencorajam bastante. Mas o clima ameno e com poucas chuvas está perfeito para explorar os principais pontos turísticos, como os edifícios projetados por Gaudí e os bairros históricos como El Gotic e El Raval. Outra vantagem de abril, é que a cidade ainda não está insanamente lotada como fica a partir de junho, com a chegada do verão.


Outros destinos com clima bom em abril na Europa

Lembrando que abril é um dos melhores meses do ano para viajar à Europa, aproveite para montar seu roteiro incluindo também outros destinos que vivem um ótimo clima nessa época, incluindo países inteiros como Portugal, Alemanha, Suíça, Itália, França, Espanha, Croácia, Malta, República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Hungria, entre outros.

Importante frisar que não é uma época propícia para curtir as praias do Mediterrâneo, que ainda enfrentam ventos e águas geladas. Mais pro final de abril, um sol decente já começa a abrir nas praias mais ao sul, mas ainda assim, só os mais corajosos (ou embriagados) encaram o mar. Se faz questão de praia, as melhores opções em abril estão na Ilha da Madeira e nas Ilhas Canárias.


Veja para onde viajar pela Europa em outros meses do ano:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *