5 destinos para viajar em junho na Europa

Para onde ir na Europa em junho? Onde o clima está melhor? Quais as melhores cidades para conhecer nessa época do ano? Aqui vão 5 dicas de destinos que são perfeitos para conhecer no mês de junho, cada um num país diferente.

Vou citar cidades e países, no caso dos menores e de clima mais homogêneo. Tem destinos históricos, praias e lugares de rara beleza para conhecer nessa transição da primavera para o verão.


Vantagens de viajar em junho na Europa

No dia 21 de junho começa oficialmente o verão no hemisfério norte. Nesse início de estação, as temperaturas começam a subir, mas ainda não faz calor como em julho e agosto.

Clima de praia no mediterrâneo, sem a alta lotação e os preços exorbitantes dos meses seguintes.

Também é uma boa época para visitar países mais ao norte, sem precisar enfrentar o frio polar dos meses anteriores. Regra geral: quanto mais perto do fim do mês, mais calor.


Onde pesquisar preços de passagens aéreas

Já indiquei aqui no blog quais os 7 melhores sites para pesquisar preços de passagens aéreas. São eles que eu utilizo para pesquisar preços e se vale a pena comprar a passagem.

Geralmente os voos em junhos são mais baratos de que em julho e agosto, devido à menor demanda. Recomendo comprar com bastante antecedência (no mínimo 1 mês antes) e jamais deixar para a última hora.


Melhores destinos na Europa em junho

Escolhi apenas 5 destinos para destacar, indicando médias de temperaturas e algumas dicas de viagem, como o que acontece de melhor e o que fazer em cada um. Após a lista, veja outros lugares que também são uma boa pedida para o mês de junho.

1. Malta – Antes do inferno começar

Temperaturas médias: entre 18 ºC e 27 ºC

O arquipélago de Malta, ao sul da Itália, tem algumas das praias mais bonitas da Europa, como a Blue Lagoon (foto acima). E junho é o melhor mês do ano para curtir esse paraíso mediterrâneo, pois ainda não faz tanto calor quanto em julho e agosto. Como as praias são estreitas, é melhor chegar cedo para garantir seu lugar na areia. Se é assim em junho, imagine nos meses de férias.

2. Nápoles – Com um dia em Capri e outro em Pompeia

Temperaturas médias: entre 16 ºC e 26 ºC

Ao sul de Roma, a polêmica Nápoles é um lugar de extremos. Famosa por ter as melhores pizzas de Itália e castelos monumentais, ela é a melhor base para explorar destinos próximos como Pompeia e Capri. E junho é o menos menos chuvoso do ano, ideal para andar na cidade e também para visitar as belíssimas praias da Costa Amalfitana.

3. Barcelona – Em tempo de praias e festivais

Temperaturas médias: entre 17 ºC e 25 ºC

Junho é o mês mais animado do ano em Barcelona. É quando acontece o Primavera Sound, maior festival de música da cidade, e o Semana de las Terrazas, organizado por diferentes hotéis, que abrem suas portas (e terraços) para festas com muitas comidas e bebidas típicas. Em junho também acontece o Pride Barcelona, a parada gay/LGBT. E as praias voltam de vez ao calendário.

4. Berlim – Com muitas horas de sol

Temperaturas médias: entre 16 ºC e 22 ºC

Em junho o sol se põe tarde em Berlim, entre 21h e 21h30. Isso significa muito mais tempo para curtir as atividades ao livre na capital alemã, como passeios de barco no Rio Spree, caminhadas no Mitte e grandes eventos, a exemplo do Fête de la Musique (21 de junho) que celebra a chegada do verão e da Open Air Gallery, uma grande exposição de arte a céu aberto, perto de East Side Gallery.

5. Porto – Antes do calor e da multidão chegarem de vez

Temperaturas médias: entre 14 ºC e 23 ºC

A beleza da cidade do Porto impressiona. O Rio Douro é cinematográfico, o centro-histórico é um dos mais bonitos de Portugal e os vinhos, de alto teor alcoólico, fazem o viajante se apaixonar ainda mais. Ela pode ser visitada em qualquer época do ano, mas junho tem duas vantagens importantes para o turista: chove pouco e o sol dura até 21h. Perfeito para curtir os passeios de barco e depois esperar a noite nos bares da Ribeira (foto acima).

Para onde mais viajar na Europa no mês de junho

Junho é uma boa época para explorar destinos tradicionalmente frios, que começam a ter um clima mais agradável, como Cracóvia (Polônia), Estocolmo (Suécia), Amsterdã (Holanda) e Reykjavík (Islândia), Londres (Inglaterra), entre outros. Mas é sobretudo tempo de aproveitar as melhores praias de Europa sem o excesso de gente e os preços altos das férias, no mês seguinte.

Melhores praias em junho na Europa

  • Costa Amalfitana, Cinque Terre e outras regiões de praias na Itália
  • Ibiza, Málaga, Mallorca e outras praias na Espanha
  • Nice, Córsega e outras praias na França
  • Santorini, Mykonos, Creta, Navagio e outras praias nas ilhas gregas
  • Cascais, Nazaré, Algarve e outros destinos de praias em Portugal

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Lindalva Magalhães disse:

    Gostaria muito de visitar a Espanha, queridas vc me dá. Melhor época, etc.

    1. Oi Lindalva. Já viu nossas dicas de Valência? Aqui no blog também tem muitas informações sobre Barcelona. Cada destino tem sua melhor época. Boa viagem.