5 destinos para viajar em junho na Europa
Para onde ir na Europa em junho? Onde o clima está melhor? Quais as melhores cidades para conhecer nessa época do ano? Aqui vão 5 dicas de destinos que são perfeitos para conhecer no mês de junho, cada um num país diferente.
Vou citar cidades e países, no caso dos menores e de clima mais homogêneo. Tem destinos históricos, praias e lugares de rara beleza para conhecer nessa transição da primavera para o verão.
Vantagens de viajar em junho na Europa
No dia 21 de junho começa oficialmente o verão no hemisfério norte. Nesse início de estação, as temperaturas começam a subir, mas ainda não faz calor como em julho e agosto.
Clima de praia no mediterrâneo, sem a alta lotação e os preços exorbitantes dos meses seguintes.
Também é uma boa época para visitar países mais ao norte, sem precisar enfrentar o frio polar dos meses anteriores. Regra geral: quanto mais perto do fim do mês, mais calor.
Onde pesquisar preços de passagens aéreas
Já indiquei aqui no blog quais os 7 melhores sites para pesquisar preços de passagens aéreas. São eles que eu utilizo para pesquisar preços e se vale a pena comprar a passagem.
Geralmente os voos em junhos são mais baratos de que em julho e agosto, devido à menor demanda. Recomendo comprar com bastante antecedência (no mínimo 1 mês antes) e jamais deixar para a última hora.
Melhores destinos na Europa em junho
Escolhi apenas 5 destinos para destacar, indicando médias de temperaturas e algumas dicas de viagem, como o que acontece de melhor e o que fazer em cada um. Após a lista, veja outros lugares que também são uma boa pedida para o mês de junho.
1. Malta – Antes do inferno começar
Temperaturas médias: entre 18 ºC e 27 ºC
O arquipélago de Malta, ao sul da Itália, tem algumas das praias mais bonitas da Europa, como a Blue Lagoon (foto acima). E junho é o melhor mês do ano para curtir esse paraíso mediterrâneo, pois ainda não faz tanto calor quanto em julho e agosto. Como as praias são estreitas, é melhor chegar cedo para garantir seu lugar na areia. Se é assim em junho, imagine nos meses de férias.
- O que fazer em Malta: melhores praias e pontos turísticos
- Onde se hospedar em Malta: dicas de hotéis no país inteiro
2. Nápoles – Com um dia em Capri e outro em Pompeia
Temperaturas médias: entre 16 ºC e 26 ºC
Ao sul de Roma, a polêmica Nápoles é um lugar de extremos. Famosa por ter as melhores pizzas de Itália e castelos monumentais, ela é a melhor base para explorar destinos próximos como Pompeia e Capri. E junho é o menos menos chuvoso do ano, ideal para andar na cidade e também para visitar as belíssimas praias da Costa Amalfitana.
3. Barcelona – Em tempo de praias e festivais
Temperaturas médias: entre 17 ºC e 25 ºC
Junho é o mês mais animado do ano em Barcelona. É quando acontece o Primavera Sound, maior festival de música da cidade, e o Semana de las Terrazas, organizado por diferentes hotéis, que abrem suas portas (e terraços) para festas com muitas comidas e bebidas típicas. Em junho também acontece o Pride Barcelona, a parada gay/LGBT. E as praias voltam de vez ao calendário.
4. Berlim – Com muitas horas de sol
Temperaturas médias: entre 16 ºC e 22 ºC
Em junho o sol se põe tarde em Berlim, entre 21h e 21h30. Isso significa muito mais tempo para curtir as atividades ao livre na capital alemã, como passeios de barco no Rio Spree, caminhadas no Mitte e grandes eventos, a exemplo do Fête de la Musique (21 de junho) que celebra a chegada do verão e da Open Air Gallery, uma grande exposição de arte a céu aberto, perto de East Side Gallery.
5. Porto – Antes do calor e da multidão chegarem de vez
Temperaturas médias: entre 14 ºC e 23 ºC
A beleza da cidade do Porto impressiona. O Rio Douro é cinematográfico, o centro-histórico é um dos mais bonitos de Portugal e os vinhos, de alto teor alcoólico, fazem o viajante se apaixonar ainda mais. Ela pode ser visitada em qualquer época do ano, mas junho tem duas vantagens importantes para o turista: chove pouco e o sol dura até 21h. Perfeito para curtir os passeios de barco e depois esperar a noite nos bares da Ribeira (foto acima).
Para onde mais viajar na Europa no mês de junho
Junho é uma boa época para explorar destinos tradicionalmente frios, que começam a ter um clima mais agradável, como Cracóvia (Polônia), Estocolmo (Suécia), Amsterdã (Holanda) e Reykjavík (Islândia), Londres (Inglaterra), entre outros. Mas é sobretudo tempo de aproveitar as melhores praias de Europa sem o excesso de gente e os preços altos das férias, no mês seguinte.
Melhores praias em junho na Europa
- Costa Amalfitana, Cinque Terre e outras regiões de praias na Itália
- Ibiza, Málaga, Mallorca e outras praias na Espanha
- Nice, Córsega e outras praias na França
- Santorini, Mykonos, Creta, Navagio e outras praias nas ilhas gregas
- Cascais, Nazaré, Algarve e outros destinos de praias em Portugal
- Booking: hotéis, resorts e apartamentos de temporada
- Get Your Guide: passeios, ingressos e traslados
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Wise ou C6: melhores cartões de viagem em Dólar e Euro
- Aluguel de carro: saiba como alugar mais barato
Descontos para economizar na viagem
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha 15% de desconto usando o cupom CHIPMAISBARATO