Se puder, conheça as duas cidades mais importante do Canadá. Se não, veja este comparativo entre Montreal e Toronto e descubra qual delas combina mais com você. Voltado para quem vai a turismo, mas também tem algumas dicas que podem ajudar quem tem dúvidas para intercâmbio.

Comparei preços e custo de vida, restaurantes, atrações turísticas e culturais, destinos próximos e transporte, estilo, hospedagem e uso do inglês, entre outras coisas. Entenda tudo para escolher Montreal ou Toronto. Lembrando que são opiniões pessoais, baseadas nas minhas experiências. Se conhece bem os destinos, está convidado a acrescentar suas dicas nos comentários.

Melhor clima: Toronto

O inverno é mais intenso em Montreal, onde as mínimas chegam a –14ºC (com sensação de –40ºC), enquanto em Toronto não passa de –9ºC. O verão em ambas é agradável, embora Montreal esquente um pouco mais. A chance de pegar chuva também é um pouco maior em Montreal. Então, por ter estações menos exageradas, apesar de também nevar bastante no inverno, Toronto é mais agradável nesse aspecto.

No verão, dá pra curtir as praias de Toronto. Tem até praia de nudismo. 

Melhores preços: Montreal

A primeira coisa que reparei em Montreal, é que praticamente tudo lá é mais barato do que em Toronto. Inclusive no que toca ao turismo, principalmente por ter hotéis e restaurantes bem mais em conta. Até água mineral é mais barato em Montreal. Segundo sites de custo de vida, os preços em Montreal são de 20% a 30% menores do que em Toronto, considerando itens como restaurantes, supermercados, aluguel, roupas e energia elétrica.

Além de ser mais barata, Montreal é uma cidade mais agradável para andar a pé e de bicicleta, e assim economizar ainda mais.

Melhor para comer: empate

Essa foi difícil. Comparei os melhores lugares e as melhores comidas que provei em cada uma. Seria muito injusto declarar uma vencedora. Em Toronto, destaco o Poutini;s House e o St Lawrence Market, onde comi o inigualável sanduíche de “Bacon Peamel”. Em Montreal, o Schwartz’s, com seu sanduíche de carne defumada, é um concorrente de peso. De modo geral, achei a comida em Montreal melhor, mas os achados de Toronto deixam a disputa empatada.

O melhor sanduíche de Montreal…
ou o melhor poutine de Toronto?

Melhores atrações turísticas: Toronto, por muito pouco

Outra categoria complicada. Vou resumir assim: Toronto tem atrações mais famosas e comerciais, fáceis de serem programadas e feitas por pessoas de todas as idades. Por exemplo, a CN Tower, que é um ponto turístico caro e clichê, mas que vale a pena ser visitado. Toronto Islands é a mesma coisa, além de ser um ótimo passeio para fazer com crianças. Já Montreal exige um pouco mais de esforço, como na subida ao Monte Royal e nas longas caminhadas pela Cidade Velha. Pra quem gosta de cidades modernas, Toronto é imbatível. Já Montreal tem mais história.

Vista do Monte Royal, em Montreal
Vista da CN Tower, em Toronto

Melhor vida noturna: Montreal

Essa é incontestável. A vida social em Toronto é, digamos, mais artificial do que em Montreal. Enquanto na capital de Ontário tem mais bares e baladas com aquela pegada executiva ostentação, no Quebec o estilo francês fala mais alto. A música ao vivo costuma ser melhor, há mais festivais ao ar livre e de modo geral as pessoas são mais animadas.

A noite em Montreal literalmente pega fogo. Mais irresistível que esse trocadilho, só esse drink no pub Distillery no.1

Melhor para se hospedar: Montreal

Além de ter hotéis muito mais baratos, a oferta de hospedagens também é mais diversificada em Montreal. Enquanto em Toronto é recomendável ficar ao redor do centro turístico, completamente sem charme, em Montreal há bairros interessantes por toda a ilha, como a histórica Cidade Velha, o animado Gay Village e o Quartier Latin, parte boêmia do centro. E como expliquei no post Onde Ficar em Montreal, a cidade também é mais rica em apartamentos no AirBnb e em hostels.

Place Jacques-Cartier, coração do turismo em Vieux-Montreal, o bairro histórica. Essa rua apareceu em Meu Vizinho Mafioso.

Melhor para combinar com outros destinos: Montreal

Niagara Falls fica a apenas 128 km de distância de Toronto. Dá até pra fazer bate e volta a esse que é um dos principais destinos turísticos da América do Norte. Mas não existem outras atrações de peso próximas à cidade. Já Montreal está a cerca de 200 km de outras duas importantes cidades canadenses: Ottawa, a capital do país, e Quebec, capital da província francesa e com uma rica arquitetura europeia. Outra vantagem de Montreal, é poder seguir viagem para Nova Iorque numa das rotas de trem mais bonitas do mundo. No inverno, é possível esquiar perto de ambas, com uma leve vantagem para Montreal. Mas não é nada que se compare às melhores estações de esqui do Canadá, na região de Vancouver.

Vagão panorâmico no trem de Montreal para NYC. São dez horas de viagem e paisagens incríveis pelo caminho.

Melhor para aprender inglês: Toronto

O inglês é a língua oficial de Toronto e todo mundo fala bem, com um sotaque que acho mais fácil de entender que o dos estadunidenses. Já Montreal é uma das maiores cidades bilíngues do mundo, onde é possível se comunicar em inglês e francês em praticamente qualquer lugar. Mas o idioma oficial é o francês, língua nativa de 65% da população. Na prática, fica aquele climão pra quem não fala inglês, pois os papos sempre começam com um Bounjour.

Mas também é possível fazer intercâmbio de inglês em Montreal. Apesar de ter menor número de escolas e a maior parte dos cursos de idiomas envolver também o francês, a cidade compensa pelo menor custo de vida e por ter uma atmosfera melhor para jovens.

Afinal, qual é melhor, Toronto ou Montreal?

Somando as categorias, temos 4 pontos para Montreal e 3 para Toronto. Mas não deixe os números definirem sua viagem. Veja o que mais te agrada, também olhando muitas fotos e observando seu estilo de viagem. Os destaques de cada uma:

Montreal é uma cidade muito mais estilosa. Também pudera, ela foi fundada pelos franceses. Sua arquitetura é mais bonita, as pessoas são mais bem vestidas e os bares são mais legais. Se tirar o foco de pontos turísticos, dá pra se demorar bastante por lá. Aquela atmosfera de contracultura, ocupação dos espaços urbanos e clima jovem é apaixonante.

Toronto é focada no trabalho.  Metrópole mundial, rica em museus, seu festival de cinema é um dos mais importantes da América do Norte. Resumo a capital de Ontário como a São Paulo ou a Nova Iorque que deu certo. Vale a pena fazer um roteiro de 3 a 5 dias ou um intercâmbio. Mas os altos preços e a correria do dia a dia podem expulsar o viajante mais pacato.

Se o seu foco é conhecer pontos turísticos famosos e aproveitar a modernidade de uma das cidades mais ricas do Mundo, Escolha Toronto. Se prefere conhecer lugares históricos e se jogar na vida noturna, numa rota menos clichê, escolhe Montreal.

Mais dicas de Toronto e Montreal

Aqui no Buenas Dicas já tem muito conteúdo sobre o Canadá, especialmente sobre essas duas importantes cidades. Vou listar os melhores posts abaixo. E se você conhece bem qualquer uma das duas, seja como morador ou turista, mande suas dicas e sua opinião pra gente. Assim você também ajuda quem está na dúvida e tem tempo para conhecer apenas um desses ótimos destinos.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários