A capital chilena é uma cidade de clima ameno, sem exageros de temperatura. Mesmo assim, é preciso planejar bem quando ir para Santiago de acordo com o que você pretende fazer. Afinal, tem a melhor época pra tudo: para os vinhos, para as praias, para a neve. E tem também as baixas temporadas, para quem gosta de economizar na viagem.

É importante frisar que Santiago tem duas estações bem definidas e que vão mudar completamente o seu roteiro de viagem. Seja para esquiar nas montanhas próximas ou curtir o visual em algumas das melhores praias do Chile, entenda agora quando faz frio, quando chove, quando faz calor e quando ir para Santiago na melhor época para cada tipo de roteiro. Não se esqueça de organizar também o que fazer em Santiago.

Temperaturas médias e clima em Santiago

O gráfico abaixo mostra as médias de temperaturas mínimas e máximas de cada mês. Isso significa que podem ocorrer picos de temperaturas mais baixas ou mais altas. Mas, historicamente, estas são as médias. Exemplo: em janeiro, a temperatura em Santiago costuma oscilar entre 13 ºC e 30 ºC.

Chuvas: não se preocupe com elas em nenhuma época do ano. Em Santiago é quase impossível chover mais de 7 dias em um mês. Junho e julho são os meses com mais probabilidade de chuva, mas isso dificilmente vai estragar sua viagem. Já em dezembro, janeiro e fevereiro é praticamente impossível chover em Santiago. Pra ver como isso é pouco, compare com São Paulo, onde ocorrem cerca de 15 dias de chuva em cada mês de verão. O volume de água que cai em São Paulo em apenas dois meses é maior do que o de um ano inteiro em Santiago. Dá uma olhada aqui nessa tabela pra ver mais detalhes de clima e precipitação.

 

Quando ir para esquiar perto de Santiago (inverno)

Do meio de junho ao meio de setembro. Essa é a época da temporada de neve oficial no Chile. Mas como ninguém controla o tempo, todo ano isso pode mudar. Por exemplo, pode ter neve o suficiente até o fim de outubro. Mas, historicamente, é de junho a setembro que tem volume de neve o bastante para esquiar nas estações próximas a Santiago, como El Colorado, La Parva, Farellones e Valle Nevado.

Complexo de esqui e hotéis de Valle Nevado, perto de Santiago

 

Quando ir para visitar as vinícolas

Março, abril e maio. São meses de outono, de clima ameno, bons pra andar, conhecer os processos e saborear os vinhos. E é exatamente nessa época em que as parreiras ficam carregadas de uvas, prontinhas para a colheita. Se tiver sorte com o ponto da uva, você pode colher e experimentar a fruta na hora. Mas, se a sua meta é apenas conhecer os processos de produção e degustar os vinhos, aí vale ir em qualquer época do ano.

De março a abril é a melhor época em Santiago para visitar as vinícolas

 

Quando ir para conhecer as praias (verão)

Dezembro a março. Ou o ano inteiro. O verão no Chile (e em todo o hemisfério sul) vai de meados de dezembro a meados de março. É quando chove menos, o sol brilha forte e torna possível nadar e surfar no mar gelado da região central do Chile, nas praias próximas de Santiago, como Viña del Mar, Reñaca e Algarrobo. Agora, se você quer apenas explorar a região litorânea, sem entrar na água, vale a pena ir em qualquer época do ano.

Praia central de Viña del Mar

 

Quando ir para gastar menos com passagem

Março. Ou quando achar promoção. Segundo o site extra, historicamente é no mês de março, fim do verão, que estão as passagens mais baratas do Brasil pra Santiago. Mas para isso é preciso comprar com alguns meses de antecedência. Claro que podem surgir promoções de passagens em outros meses. Então fique atento a sites de comparação de preços de passagens como Skyscanner e nos avisos do Melhores Destinos.

Cordilheira dos Andes coberta de neve, vista de Santiago

 

Quando ir para economizar com hotel

Evite dezembro, janeiro e julho. Santiago é uma metrópole e tem muita gente o ano inteiro, principalmente a negócios. Então é difícil encontrar preços de hotéis muito abaixo do normal. Mas dá pra saber quando tudo fica mais caro, o que acontece nos meses de férias escolares, que ainda coincidem com o auge do verão, em janeiro,  e da temporada do neve, em julho. Dezembro, principalmente nas vésperas do réveillon em Santiago, os preços também sobem. Promoções em hotéis ocorrem mais em setembro e outubro, no final da temporada de esqui.

Piscina do Ladera Hotel, que realizou esta promoção na temporada de neve em Santiago

 

Pra mim, a melhor época do ano em Santiago

Se o objetivo é fazer turismo principalmente na parte urbana de Santiago, sem se preocupar com praias e neve, a dica é viajar nas médias temporadas, nas meses de outono e primavera. É quando o clima fica mais ameno em Santiago, em dias geralmente ensolarados e noites com um frio leve, ideal para curtir os bons restaurantes da cidade e caminhar bastante. Particularmente, acho abril a melhor época do ano em Santiago.

Primavera no Chile: oficialmente, o outono no hemisfério sul é do meio de setembro ou meio de dezembro. Mas como dezembro no Chile já começa a chover mais e os preços ficam mais altos, melhor viajar até novembro. Então a melhor época de Santiago no outono é de setembro a novembro.

Outono no Chile: de março a junho, exatamente quando ocorre o outono no hemisfério sul, é minha época preferida do ano em Santiago.

Alguma dúvida sobre quando viajar para Santiago?

Tentei fazer a lista o mais completa possível, mas é impossível tirar todas as dúvidas de uma vez só. Então, se você ainda não sabe qual a melhor época em Santiago para o seu roteiro, ou tem dúvidas sobre temperaturas, climas, chuvas e o que levar na mala, é só perguntar! Aqui embaixo tem um formulário pra comentar. Eu leio todas as perguntas e sempre respondo o mais rápido possível.

Fotos: Pixabay, Buenas Dicas, Cesar Martins (CC) e dilvugação de hotéis e órgão de turismo no Chile

 Como economizar na viagem:  

    • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
    • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
    • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Autor

2 Comentários

  1. PRETENDO IR PARA SANTIAGO NO INICIO DE MAIO E GOSTARIA DE SABER QUAL A PROBABILIDADE DE NEVAR. MINHA INTENÇÃO
    É DE VER A NEVE E ESQUIAR. ESTOU COTANDO OS VALORES DOS HÓTEIS E ME INTERESSEI PELO ICON HOTEL SANTIAGO E PELO RENAISSANCE SANTIAGO HOTEL. QUAL VC ME INDICARIA? E COM RELAÇÃO Á GASTRONOMIA? QUAIS RESTAURANTES VC ME INDICARIA? GOSTO MUITO DE CARNE VERMELHA.
    ATT.
    PRISCILLA

    • Nivaldo Responda

      Oi Priscila. Em maio do ano passado já estava nevando bastante nos Andes perto de Santiago. Mesmo com muita neve no início de maio 2017 em Valle Nevado, a estação só começou a funcionar no final de junho. Isso porque, pra estação operar, a camada de neve precisa ter certa altura. Então tem chances de você ver neve em maio e até andar sobre ela, mas vai ser difícil esquiar nessa época nas estações mais próximas da capital. A temporada também é na mesma época se você quiser esquiar em Pucón, no sul do Chile.

      Escolheu bons hotéis. Eu ficaria no Icon Hotel, por ser um pouco mais em conta e ao lado da estação de metrô.

      Sobre restaurantes, gostei muito do Bocanariz e do W Santiago. Dá uma olhada nessa lista de Restaurantes em Santiago

Escreva seu comentário