Santa Catarina

Roteiro em Santa Catarina – Melhores destinos e atrações

Entenda como aproveitar melhor seus dias em Santa Catarina, num roteiro incluindo praias e Vale do Itajaí.

Santa Catarina proporciona um excelente roteiro de viagem. São muitas atrações em diferentes cidades turísticas, relativamente próximas. Ótimo para combinar vários destinos de uma vez.

Num roteiro em Santa Catarina, é importante saber suas prioridades.

Por exemplo, se viaja com crianças e adolescentes, é essencial passar pelo Beto Carrero World. Se gosta de baladas sertanejas, foque em Balneário Camboriú. Se vai em casal, tem lugares românticos, como Pomerode e a Serra Catarinense.

  • Como se deslocar entre as cidades: eu dividi meu roteiro em trechos de carro alugado e trechos de ônibus. A parte norte do roteiro (Balneário Camboriú e Blumenau) é a região menos essencial para estar de carro.
  • Tempo para fazer o roteiro: em cada cidade, coloquei uma sugestão de quantos dias ficar. No total, a viagem vale a pena se ficar no mínimo 7 dias. Mas pode esticar até mais de 20 dias, pois não falta o que fazer.

Dica de roteiro em Santa Catarina

(Clique e veja o mapa navegável, para entender melhor as sugestões de trajetos e uma boa ordem de destinos para organizar o roteiro)

No meu roteiro em SC, passei pelos principais destinos turísticos do estado. Mas errei bastante. Passei muito tempo em lugares que não combinavam comigo, e tempo de menos em locais mais interessantes.

Por isso, este aqui é uma evolução do meu roteiro. É como eu gostaria de ter planejado meus dias em Santa Catarina, se tivesse lido um roteiro como esse, sincero e cheio de relatos pessoais que podem ajudar na decisão.

Florianópolis – Chegada e principal base

Se vai de avião, o Aeroporto de Florianópolis é o melhor para chegar no estado, pois fica na região central do litoral, possibilitando passeios para o norte ou o sul.

Floripa é a cidade mais completa do roteiro por Santa Catarina. E onde recomendo que você passe mais tempo. Entre os passeios essenciais, estão as Dunas da Joaquina, a Praia Mole, a Ilha do Campeche e os bairro gastronômico de Santo Antônio de Lisboa.

Entre os passeios para fora da ilha, recomendo passar um dia em Guarda do Embaú, considerada uma das melhores e mais bonitas praias do estado.

Entenda mais sobre Florianópolis

Aqui no blog tem dicas importantes para você planejar seus dias de roteiro em Florianópolis. Recomendo ver também:

        • Pontos turísticos – Nessa lista, tem as principais atrações da cidade além das praias. Descubra quais são os principais passeios, museus e programas para fazer em dias de chuva.
        • Hospedagem – Guia com as melhores dicas de locais para se hospedar na Ilha da Magia.
        • Dicas de Florianópolis – Todas as dicas básicas para a viagem, desde a época do ano, até como se deslocar, onde comer e o que fazer.

Em direção ao próximo destino: de Florianópolis até a Praia do Rosa, a forma menos complexa de viajar é de carro. A maior parte do caminho é pela BR-101, em pista duplicada, com pedágios e em ótimas condições.

Praia do Rosa e Garopaba – Escolha a base que mais combina com você

No sul do litoral de Santa Catarina, escolha uma base para explorar as praias da região. Pode ficar na jovem, descolada e rústica vila de Praia do Rosa. Ou na pacata e familiar cidade histórica de Garopaba.

A praia mais agitada da região é a Praia do Rosa, de ondas fortes e faixa de areia quase sempre lotada. A poucos minutos de carro dali, tem outras praias famosas, como a Barra de Ibirapuera. No centrinho da vila, bons restaurantes em clima de praia.

Em Garopaba, não deixe de conhecer o Centro Histórico, e a praia central, de águas calmas, de onde partem dezenas de barcos de pescadores.A diversão fica por conta das atividades nas Dunas do Siriú, ao lado da cidade, onde dá pra fazer sandboard e curtir o visual.

Entenda mais sobre Garopaba e Praia do Rosa

A estrutura hoteleira da Praia do Rosa é melhor do que a de Garopaba. Mas a vila é “roots”. Selecionei algumas dicas para ajudar na sua escolha:

Em direção ao próximo destino: vá de carro. Apesar de sua importância turística, Bombinhas não está na rota das principais empresas de ônibus. A viagem até lá também é quase toda em pista dupla pela BR-101.

Bombinhas – Praias para todos os gostos

A península onde fica a cidade de Bombinhas merece um roteiro só pra ela. É um destino completo, com muitas praias, restaurantes, grande rede hoteleira e atrações diversas.

Apesar da localização aparentemente estratégica para uma simples parada entre Florianópolis e Balneário Camboriú, não cometa esse erro.

O acesso à cidade é complicado e o trânsito costuma ser ruim. E, com tanta coisa pra fazer, recomendo passar pelo menos 2 noites na cidade.

Um roteiro na cidade deve incluir uma parada no Mirante de Bombas, um dia na Praia de Bombinhas, onde é possível fazer passeios de caiaque e pedalinho, e um dos conhecendo praias menores, como a Praia da Sepultura e a simpática Retiro dos Padres.

Entenda mais sobre Bombinhas

O relato completo da minha viagem está nas Dicas de Bombinhas, um post completão com todas as informações sobre a cidade, desde a taxa de entrada, as melhores praias e dicas de hospedagem.

Em direção ao próximo destino: outro trecho em que é preferível, em termos de tempo de viagem e logística, ir de carro.

Blumenau e Pomerode – Cidades de cultura alemã

A partir dos anos 1820, Santa Catarina recebeu milhares de imigrantes alemães, que estabeleceram duas bases principalmente nas cidades de Blumenau e Pomerode, no Vale do Itajaí

Em Blumenau, a principal atração turística é a Vila Germânica, complexo de eventos e gastronomia onde acontece a Oktoberfest e estão bons restaurantes de culinária alemã. No centro da cidade, conheça a rua XV de Novembro, museu e a orla do Rio Itajaí-Açu. Dica importante: o visual alemão, mas o clima é brasileiro quente e abafado.

A arquitetura em estilo alemão é muito mais evidente em Pomerode, a 30 km de Blumenau. Na “cidade mais alemã do Brasil” estão importantes atrações como a Rota do Enxaimel e a arquitetura da cidade, além de bons restaurantes, cervejarias e uma extensa agenda de eventos, como a Osterfest (Festa da Páscoa).

Entenda mais sobre Blumenau e Pomerode

Como falei no início, sugiro que você faça um roteiro melhor do que o meu. Por isso a dica de conhecer Pomerode, onde não não fui e me arrependi. Estas dicas sobre O que fazer em Pomerode, do blog Tire a Bunda do Sofá, são as mais completas.

Meus relatos acerca de Blumenau:

Em direção ao próximo destino: o trecho entre Blumenau e Balneário Camboriú é fácil fazer de ônibus. São muitas linhas diárias entre as rodoviárias das duas cidades.

Balneário Camboriú e Beto Carrero World– Festas, praias e mirantes

Cidade de superlativos, Balneário Camboriú tem alguns dos prédios mais altos do Brasil, grandes festas sertanejas e algumas das praias mais bonitas do estado.

Indico como último ou primeiro destino do roteiro, pois a cidade fica perto do Aeroporto de Navegantes, que recebe muitos voos nacionais.

Em qualquer tipo de roteiro por Santa Catarina, é legal passar alguns dias em Balneário Camboriú.

Se gosta de praias urbanas, movimentadas e com boa estrutura, a Praia de Balneário Camboriú, no centro da cidade, é a melhor do estado. Na avenida principal, os bares e boates ficam animados até altas horas.

Passeios em Balneário Camboriú

Para quem gosta de praias mais tranquilas, a cidade tem boas opções, como a Praia de Laranjeiras, de águas calmas, ótima para ir com crianças, seja de carro ou pelo Teleférico do Parque Unipraias, o bondinho que liga o centro à praia e proporciona a melhor vista da cidade.

E Balneário Camboriú é a melhor cidade base para fazer um passeio de um dia ao Beto Carrero World, um dos melhores parques de diversão do Brasil, que agrada bastante crianças e adolescentes.

Entenda mais sobre Garopaba e Praia do Rosa

Antes de chegar em Balneário Camboriú, recomendo ler estes dois artigos super completos aqui no blog:

E se quiser conhecer o Beto Carrero World, também é importante se informar para aproveitar melhor o passeio. Este resumo aqui, no blog Vem pro Parque, é uma boa maneira de começar a pesquisa.

Como tudo nesse roteiro, deixar Balneário Camboriú para o final é opcional. Você pode retornar pelo aeroporto de Navegantes, ou pode viajar de volta a Florianópolis. Ou até mesmo seguir para Curitiba, a cerca de 3h de carro de viagem desde BC.

Pronto para viajar a Santa Catarina?

Espero que tenha gostado da nossa dica de roteiro de Santa Catarina. Caso tenha alguma dúvida, mande sua pergunta pelos comentários. Eu respondo sempre o mais rápido possível.

E se não gostou, ou se tem algo a acrescentar, comente com suas críticas e sugestões. Assim você também contribui com suas experiências e ajuda na viagem de alguém.

Quer uma opinião diferente?

Recomendo assistir a este vídeo de uma viagem a Santa Catarina que inclui dicas de Balneário Camboriú e do Beto Carrero World. Olha só que bem feito:

Boa viagem! Santa Catarina espera por você.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

1 Comment

  1. Valeu pela dica! Estou indo de SP para SC em dezembro e ajudou bastante com ideias para o meu roteiro. Vou ficar duas semanas, então vou aproveitar pra ir ainda mais ao sul, até Laguna e ao Farol de Santa Marta.

Comentários