Em outubro o frio chega pra valer em boa parte da Europa. Nos Estados Unidos e no Caribe, ainda é temporada de furacões. Enquanto isso, o nordeste brasileiro vive dias de sol e céu azul. Outros destinos no nosso país também são excelentes pedidas. Outubro é tempo de fazer incríveis viagens pelo Brasil! Por isso selecionamos os 10 melhores destinos. Tem muitas praias incríveis para você se refrescar em um dos meses mais quentes do ano.

Mas é importante planejar muito bem para onde ir. Outubro é um mês com algumas particularidades e destinos bem diferentes para conhecer. Pesquisamos temperaturas, índices de chuvas e datas comemorativas para você acertar em cheio na sua viagem no mês 10. Tem praias, montanhas, festas típicas e lugares em baixíssima temporada, o que é bom pra aproveitar os preços baixos dos hotéis.

→ Feriado em outubro! Aproveite que o dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é feriado nacional.

 

1. Fernando de Noronha

Clima perfeito na mais paradisíaca das ilhas brasileiras. Contato direto com a natureza preservada e mergulhos nas águas cristalinas. Outubro é altíssima temporada em Noronha, o que vem acompanhado de voos e hotéis caros. Mas, se você quer aproveitar o melhor mês do ano na ilha, vale a pena tirar o escorpião do bolso.

 

2. Jericoacoara

o que fazer em jericoacoara

Auge da vila, sem chuvas e com sol garantido todos os dias. Em outubro ainda vai encontrar as lagoas com bom nível de água e coloração azul, especialmente se for no início do mês. Aproveite que agora ficou mais fácil chegar em Jericoacoara, com voos diferentes dias por semana.

 

3. Atins

Baixíssima temporada nessa que considero a melhor praia do Maranhão. Isso porque as lagoas dos Lençóis Maranhenses já estão secas. Mas tem muito mais pra se ver e fazer em Atins, como aulas de Kitesurf, passeios de barco, observação de fauna e a gostosa praia da cidade. E, mesmo com as lagoas secas, vale a pena ver as dunas dos lençóis.

 

4. João Pessoa

Tempo bom na capital mais simpática do Nordeste. Aproveite o centro histórico, a culinária, os bons hotéis com preços em conta e pontos turísticos imperdíveis como a Ponta do Seixas e a Praia de Tambaba. Se tiver tempo, conheça também as praias ao redor da cidade, que são ainda mais bonitas.

 

5. Itacaré

Aproveite que ainda não começou a chover pra valer no sul da Bahia. Em outubro, Itacaré reina absoluta na região, com suas praias de ondas fortes e também opções mais tranquilas para famílias, como a Praia da Concha. A rua do turismo segue agitada, com bons restaurantes e pousadas.

 

6. Gramado & Serra Gaúcha

Se tiver sorte, pode até pegar um restinho de frio em outubro. Se não, muito provavelmente vai passar dias agradáveis, bons pra conhecer atrações ao ar livre na região, como o Lago Negro, o Parque do Caracol e o Cânion do Itaimbezinho. E quando chove em Gramado não é problema, já que não faltam atrações fechadas na região, como o Snowland, as vinícolas, a Rua Coberta, o Mini-Mundo e muitos museus e restaurantes de comidas típicas do Rio Grande do Sul.

 

7. Ubatuba

Sempre tem chance de chover em Ubachuva. Em outubro não é diferente, mas é o primeiro mês da primavera, quando o frio finalmente vai embora da Serra do Mar. Veja a previsão do tempo um dia antes e vá aproveitar o lindo litoral da cidade, que tem duas praias entre as 10 melhores praias de São Paulo.

 

8. Arraial do Cabo

Novembro, dezembro e janeiro são os meses em que mais chove em Arraial do Cabo. Então, se quer curtir o sol e o mar azul da região mais bonita do Rio de Janeiro, a última boa chance do ano é em outubro. O calor intenso ajuda a criar coragem para entrar no mar de águas geladas. Combine a viagem com pelo menos uma passadinha nas vizinhas Búzios e Cabo Frio.

 

 

9. Recife & Olinda

Coladas uma na outra, Recife e Olinda são um oásis histórico e cultural no Brasil, e em outubro faz tempo bom nas duas. Em Recife, por exemplo, vale a pena conhecer o Paço do Frevo, o Parque Dona Lindu e o Instituto Ricardo Brennand. Em Olinda, aprecie a arquitetura das igrejas e visite o Museu do Mamulengo, entre outras atrações. Pra descansar da cultura, mergulhe nas praias da região, como a Praia de Boa Viagem (aquela dos tubarões, então não vá longe),  Ilha de Itamaracá, Praia dos Carneiros e Porto de Galinhas.

 

10. Blumenau

Oktoberfest. Não precisa dizer mais nada. A não ser as boas palavras relacionadas, como barris intermináveis de cerveja, comida típica alemã e todo o clima de festa que toma conta da cidade nessa que é a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha. Datas da Oktoberfest 2017: 4 a 22 de outubro. Informações atualizadas no site oficial.  E se for nos dias sem festa, mesmo assim vá comer as comidas típicas da Alemanha, provar as cervejas artesanais e conhecer a Vila Germânica.

Vila Germânica: arquitetura alemã em Blumenau

Fotos de Fernando de Noronha, Itacaré, Gramado, Ubatuba e Olinda, retiradas do banco de imagens grutuito Pixabay. Outras: acervo Buenas Dicas.

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário