Julho é alta temporada em alguns dos melhores destinos de viagem do Brasil. No mês que boa parte dos brasileiros tira férias, o clima está perfeito em muitas praias, destinos de inverno e parques de diversão. Em mais um post da série Viagem Brasil, veja para onde viajar em julho em nosso país.
Como julho é mês de férias escolares, nessa seleção vou privilegiar destinos que são melhores para viajar em família. Então tem ótimos lugares para ir com crianças, mas que também fazem a alegria dos adultos, como parques temáticos, aquáticos e etílicos, para os bebedores de vinho.
Para onde viajar em julho no Brasil – 10 melhores destinos
Entenda quais são esses lugares que estão com o melhor clima e festividades que fazem valer a viagem no mês de julho. Como é um mês de férias, já adianto que fica complicado para quem gosta de tranquilidade.
E viva o Brasil, esse país imenso, com destinos tão diferentes e incríveis o ano inteiro. Lista exclusiva do blog para você não entrar em cilada e aproveitar o melhor clima em cada lugar.
Olha só pra onde é melhor viajar em julho pelo Brasil:
1. Caldas Novas e Rio Quente – No frio é melhor
Para viajar com crianças, não tem lugar melhor no Centro-Oeste. Caldas Novas é um paraíso de hotéis, clubes e parques aquáticos com ótimas piscinas e infraestrutura. Aproveite a rara chance de friozinho do lado de fora, a probabilidade quase zero de chover, e curta as melhores piscinas de águas quentes do Brasil. Mas prepare-se para as filas, porque em julho tudo fica lotado, especialmente aos finais de semana.
- Veja também: Melhores hotéis de Caldas Novas
2. Fortaleza e Jericoacoara – Início da alta temporada sem chuvas
A capital do Ceará chega com tudo no segundo semestre. Julho é o início da época seca e da alta temporada em Fortaleza. Vale a pena dormir duas ou três noites na capital, que apesar de ter praias no máximo razoáveis, é a melhor base para fazer passeios como a Morro Branco e Aquiraz, onde ficar o Beach Park. O único porém é a super lotação da cidade nesse mês de férias.
- Saiba mais: Onde se hospedar em Fortaleza
Não gosta de muvuca, fila e gritaria? Então prefira viajar para Jericoacoara. Apesar de estar mais visada após a inauguração do aeroporto, Jericoacoara ainda reserva lugares tranquilos e o silêncio ao longo de praias quase desertas. Nosso Roteiro em Jericoacoara tem dicas de lugares e passeios imperdíveis.
3. Serra Gaúcha, com Gramado, Canela e Bento Gonçalves – Frio, parques e vinhos
Para combinar as férias das crianças com programas de inverno cheios de charme, não tem lugar melhor do que a Serra Gaúcha. Entre as atrações infantis de Gramado e Canela, estão lugares como o Parque Terra Mágica Florybal, o Alpen Park e a Aldeia do Papai Noel.
Para os adultos, a dica é complementar a viagem com Bento Gonçalves. A cidade, a cerca de 100 km de distância de Gramado, é o paraíso para os amantes de vinhos e espumantes, além de ter uma bela região histórica, o Caminhos de Pedra, e excelentes restaurantes de rodízio colonial.
- Saiba mais: Vinícolas para visitar em Bento Gonçalves
4. Brotas, Olímpia e outras cidades do interior de São Paulo – Adrenalina ou tranquilidade
Quem mora na capital paulista tem dezenas de possibilidades para viajar em julho. Para curtir em família, as melhores opções são Brotas, referência em turismo de aventura, e Olímpia, estância de águas termais repleta de clubes como o famoso Thermas dos Laranjais e o novo Hot Beach Olímpia.
- Pesquise agora: Preços de hotéis em Brotas
Para casais sem filhos, outro bom destino é Campos do Jordão. A cidade, na Serra da Mantiqueira, vive o auge da alta temporada, com temperaturas que podem ficar abaixo de 0 ºC. Perfeito para comer muito fondue e se acabar em chocolate. Por causa da superlotação, é melhor pesquisar bem onde se hospedar em Campos do Jordão e reservar seu hotel com bastante antecedência.
- Veja também: Passeios e o que fazer em Campos do Jordão
5. Paraty – História, praia e FLIP
Além de ruas históricas, cafés charmosos e praias, Paraty tem um atrativo que tradicionalmente acontece em julho: a FLIP / Festa Literária Internacional de Paraty. Mas confira antes o calendário do evento, que em 2022, por exemplo, foi marcado para novembro.
Planeje bem o que fazer no seu roteiro em Paraty. Além de um Centro Histórico preservado, a cidade está numa região de lindas praias, que devem ser conhecidas preferencialmente num dia de sol, como este em que fotografei Paraty, exatamente num início do mês de julho.
- Pesquise: Preços de hotéis em Paraty
6. Lençóis Maranhenses – No agito da alta temporada
Sim, essa paisagem aqui embaixo é real e a foto é amadora, minha mesmo. Em julho os Lençóis Maranhenses estão exatamente assim, ensolarados e com as lagoas cheias. Auge da alta temporada, julho é o mês mais cheio de gente, então é preciso programar bem e com antecedência as hospedagens nas cidades de Barreirinhas e Atins, principais cidades base pra explorar a região.
Antes de viajar, veja também estas dicas dos Lençóis Maranhenses, onde tem informações sobre transporte, atrações, roteiro e o que esperar dessa viagem.
- Saiba mais: Quando ir aos Lençóis Maranhenses
7. Balneário Camboriú e Beto Carrero World – Muito além das praias
Julho é o mês menos chuvoso do ano no litoral de Santa Catarina. Mas isso não significa que dá praia. Com sol e clima gelado – temperaturas médias entre 10 ºC e 21 ºC em Balneário Camboriú – é legal aproveitar outras atrações, como o teleférico do Parque Unipraias, os passeios de barco pirata e as atividades no calçadão da orla. E a apenas 36 km de BC está o parque temático Beto Carrero World.
No Beto Carrero World, que já foi eleito o melhor parque de diversões do Brasil, estão atrações como a Montanha-russa Dum Dum, o Trenzinho Vila Esperança, a Caverna dos Dinossauros o Crazy River e muitas outras atividades para adultos e crianças passarem pelo menos dois dias inteiros se divertindo.
- Saiba mais: Onde é melhor se hospedar em Balneário Camboriú
- Dica de roteiro: não deixe de conhecer Bombinhas e suas lindas praias
8. Caraíva – O paraíso baiano
No sul da Bahia estão algumas das praias mais bonitas do Brasil, especialmente no município de Porto Seguro, que abrange as vilas de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Toda a região está com ótimo clima em julho. Destaco Caraíva pois é a menos popular, apesar de ter os lugares mais interessantes da região, que além do mar, tem lindas praias de rio, passeios imperdíveis e uma excelente gastronomia.
- Saiba mais: Melhores passeios em Caraíva
9. Chapada dos Veadeiros – Clima perfeito para as trilhas
Julho marca o início oficial do tempo seco na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. É um dos melhores meses para fazer trilhas na região, pois além da baixíssima probabilidade de chover, as temperaturas são agradáveis durante o dia e costuma fazer frio à noite. Os banhos de cachoeira também ficam mais seguros, apesar das águas geladas, pois não é mais época da trombas d’água.
- Saiba mais: Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros
10. Búzios, Cabo Frio e Rio de Janeiro – Roteiro de carro
Em relação ao clima, julho é o mês perfeito para fazer uma viagem de carro pelo litoral do Rio de Janeiro. Nesse início de inverno, chove pouco e as temperaturas são mais amenas, podendo até fazer um friozinho à noite. A dica é começar a viagem pela cidade Maravilhosa, cruzar a Ponte Rio-Niterói e desbravar a região dos lagos, onde estão destinos como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.
- Veja também: Onde se hospedar em Cabo Frio
Mais parques, cidades e lugares para viajar em julho no Brasil
Pra quem gosta de praia, as melhores nesse mês estão no nordeste. É a época perfeita para fazer a famosa Rota das Emoções, que passa por lugares como Lençóis Maranhenses, no Maranhão, Delta no Parnaíba no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Mais ao sul no nordeste, ainda é tempo de chuvas, como em João Pessoa, Natal, Maceió, Aracaju, Recife e Salvador.
Apesar de chover bem menos do que o normal, o litoral de São Paulo costuma ser frio em julho. Vale a pena ir pra curtir o visual e outras atividades, mas fica complicado entrar no mar gelado. No litoral da região sul é mais frio ainda. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o frio também atrapalha os planos dos banhistas.
Clima bom no interior em julho
Outros bons destinos são os parques nacionais. Em julho, é praticamente impossível chover na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a temporada de incêndios costuma começar somente em setembro. Julho também é uma boa época na Chapada Diamantina, na Bahia, mas vá preparado para o frio, com temperaturas que facilmente ficam abaixo de 10 ºC. Imagine então a água das cachoeiras.
Além destes, há muitos outros destinos para onde viajar no Brasil em julho. Se tiver alguma dica ou dúvida, é só postar nos comentários, aqui embaixo. Respondo sempre o mais rápido possível.
Agora que você já sabe para onde é melhor viajar no Brasil em julho, compartilhe, tira dúvidas e comente com críticas e sugestões. Assim mais gente fica por dentro das suas dicas e informações. E boa viagem!
-
-
- Booking: hotéis, resorts e apartamentos de temporada
- Get Your Guide: passeios, ingressos e traslados
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Wise ou C6: melhores cartões de viagem em Dólar e Euro
- Aluguel de carro: saiba como alugar mais barato
-
Descontos para economizar na viagem
-
-
-
-
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha 15% de desconto usando o cupom CHIPMAISBARATO
-
-
-