Brasil

10 melhores destinos para viajar em julho no Brasil

Praia ou cidade histórica? Frio ou calor? Natureza ou cidade grande? Descubra para onde viajar no Brasil em julho.

Julho é alta temporada em alguns dos melhores destinos de viagem do Brasil. No mês que boa parte dos brasileiros tira férias, o clima está perfeito em muitas praias, destinos de inverno e parques de diversão. Em mais um post da série Viagem Brasil, veja para onde viajar em julho em nosso país.

Como julho é mês de férias escolares, nessa seleção vou privilegiar destinos que são melhores para viajar em família. Então tem ótimos lugares para ir com crianças, mas que também fazem a alegria dos adultos, como parques temáticos, aquáticos e etílicos, para os bebedores de vinho.

Para onde viajar em julho no Brasil – 10 melhores destinos

Entenda quais são esses lugares que estão com o melhor clima e festividades que fazem valer a viagem no mês de julho. Como é um mês de férias, já adianto que fica complicado para quem gosta de tranquilidade.

E viva o Brasil, esse país imenso, com destinos tão diferentes e incríveis o ano inteiro. Lista exclusiva do blog para você não entrar em cilada e aproveitar o melhor clima em cada lugar.

Olha só pra onde é melhor viajar em julho pelo Brasil:

1. Caldas Novas e Rio Quente – No frio é melhor

Para viajar com crianças, não tem lugar melhor no Centro-Oeste. Caldas Novas é um paraíso de hotéis, clubes e parques aquáticos com ótimas piscinas e infraestrutura. Aproveite a rara chance de friozinho do lado de fora, a probabilidade quase zero de chover, e curta as melhores piscinas de águas quentes do Brasil. Mas prepare-se para as filas, porque em julho tudo fica lotado, especialmente aos finais de semana.


2. Fortaleza e Jericoacoara – Início da alta temporada sem chuvas

A capital do Ceará chega com tudo no segundo semestre. Julho é o início da época seca e da alta temporada em Fortaleza. Vale a pena dormir duas ou três noites na capital, que apesar de ter praias no máximo razoáveis, é a melhor base para fazer passeios como a Morro Branco e Aquiraz, onde ficar o Beach Park. O único porém é a super lotação da cidade nesse mês de férias.

Redes e aluguel de caiaque na Lagoa do Paraíso

Não gosta de muvuca, fila e gritaria? Então prefira viajar para Jericoacoara. Apesar de estar mais visada após a inauguração do aeroporto, Jericoacoara ainda reserva lugares tranquilos e o silêncio ao longo de praias quase desertas. Nosso Roteiro em Jericoacoara tem dicas de lugares e passeios imperdíveis.


3. Serra Gaúcha, com Gramado, Canela e Bento Gonçalves – Frio, parques e vinhos

Para combinar as férias das crianças com programas de inverno cheios de charme, não tem lugar melhor do que a Serra Gaúcha. Entre as atrações infantis de Gramado e Canela, estão lugares como o Parque Terra Mágica Florybal, o Alpen Park e a Aldeia do Papai Noel.

Montanha-russa do Alpen Park, em Canela

Para os adultos, a dica é complementar a viagem com Bento Gonçalves. A cidade, a cerca de 100 km de distância de Gramado, é o paraíso para os amantes de vinhos e espumantes, além de ter uma bela região histórica, o Caminhos de Pedra, e excelentes restaurantes de rodízio colonial.


4. Brotas, Olímpia e outras cidades do interior de São Paulo – Adrenalina ou tranquilidade

Quem mora na capital paulista tem dezenas de possibilidades para viajar em julho. Para curtir em família, as melhores opções são Brotas, referência em turismo de aventura, e Olímpia, estância de águas termais repleta de clubes como o famoso Thermas dos Laranjais e o novo Hot Beach Olímpia.

Para casais sem filhos, outro bom destino é Campos do Jordão. A cidade, na Serra da Mantiqueira, vive o auge da alta temporada, com temperaturas que podem ficar abaixo de 0 ºC. Perfeito para comer muito fondue e se acabar em chocolate. Por causa da superlotação, é melhor pesquisar bem onde se hospedar em Campos do Jordão e reservar seu hotel com bastante antecedência.


5. Paraty – História, praia e FLIP

Além de ruas históricas, cafés charmosos e praias, Paraty tem um atrativo que tradicionalmente acontece em julho: a FLIP / Festa Literária Internacional de Paraty. Mas confira antes o calendário do evento, que em 2022, por exemplo, foi marcado para novembro.

Planeje bem o que fazer no seu roteiro em Paraty. Além de um Centro Histórico preservado, a cidade está numa região de lindas praias, que devem ser conhecidas preferencialmente num dia de sol, como este em que fotografei Paraty, exatamente num início do mês de julho.


6. Lençóis Maranhenses – No agito da alta temporada

Sim, essa paisagem aqui embaixo é real e a foto é amadora, minha mesmo. Em julho os Lençóis Maranhenses estão exatamente assim, ensolarados e com as lagoas cheias. Auge da alta temporada, julho é o mês mais cheio de gente, então é preciso programar bem e com antecedência as hospedagens nas cidades de Barreirinhas e Atins, principais cidades base pra explorar a região.

Antes de viajar, veja também estas dicas dos Lençóis Maranhenses, onde tem informações sobre transporte, atrações, roteiro e o que esperar dessa viagem.


7. Balneário Camboriú e Beto Carrero World – Muito além das praias

Julho é o mês menos chuvoso do ano no litoral de Santa Catarina. Mas isso não significa que dá praia. Com sol e clima gelado – temperaturas médias entre 10 ºC e 21 ºC em Balneário Camboriú – é legal aproveitar outras atrações, como o teleférico do Parque Unipraias, os passeios de barco pirata e as atividades no calçadão da orla. E a apenas 36 km de BC está o parque temático Beto Carrero World.

No Beto Carrero World, que já foi eleito o melhor parque de diversões do Brasil, estão atrações como a Montanha-russa Dum Dum, o Trenzinho Vila Esperança, a Caverna dos Dinossauros o Crazy River e muitas outras atividades para adultos e crianças passarem pelo menos dois dias inteiros se divertindo.


8. Caraíva – O paraíso baiano

No sul da Bahia estão algumas das praias mais bonitas do Brasil, especialmente no município de Porto Seguro, que abrange as vilas de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Toda a região está com ótimo clima em julho. Destaco Caraíva pois é a menos popular, apesar de ter os lugares mais interessantes da região, que além do mar, tem lindas praias de rio, passeios imperdíveis e uma excelente gastronomia.


9. Chapada dos Veadeiros – Clima perfeito para as trilhas

Julho marca o início oficial do tempo seco na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. É um dos melhores meses para fazer trilhas na região, pois além da baixíssima probabilidade de chover, as temperaturas são agradáveis durante o dia e costuma fazer frio à noite. Os banhos de cachoeira também ficam mais seguros, apesar das águas geladas, pois não é mais época da trombas d’água.


10. Búzios, Cabo Frio e Rio de Janeiro – Roteiro de carro

Em relação ao clima, julho é o mês perfeito para fazer uma viagem de carro pelo litoral do Rio de Janeiro. Nesse início de inverno, chove pouco e as temperaturas são mais amenas, podendo até fazer um friozinho à noite. A dica é começar a viagem pela cidade Maravilhosa, cruzar a Ponte Rio-Niterói e desbravar a região dos lagos, onde estão destinos como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.


Mais parques, cidades e lugares para viajar em julho no Brasil

Pra quem gosta de praia, as melhores nesse mês estão no nordeste. É a época perfeita para fazer a famosa Rota das Emoções, que passa por lugares como Lençóis Maranhenses, no Maranhão, Delta no Parnaíba no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Mais ao sul no nordeste, ainda é tempo de chuvas, como em João Pessoa, Natal, Maceió, Aracaju, Recife e Salvador.

Apesar de chover bem menos do que o normal, o litoral de São Paulo costuma ser frio em julho. Vale a pena ir pra curtir o visual e outras atividades, mas fica complicado entrar no mar gelado. No litoral da região sul é mais frio ainda. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o frio também atrapalha os planos dos banhistas.

Clima bom no interior em julho

Outros bons destinos são os parques nacionais. Em julho, é praticamente impossível chover na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a temporada de incêndios costuma começar somente em setembro. Julho também é uma boa época na Chapada Diamantina, na Bahia, mas vá preparado para o frio, com temperaturas que facilmente ficam abaixo de 10 ºC. Imagine então a água das cachoeiras.

Além destes, há muitos outros destinos para onde viajar no Brasil em julho. Se tiver alguma dica ou dúvida, é só postar nos comentários, aqui embaixo. Respondo sempre o mais rápido possível.

Boa viagem em julho pelo Brasil – Duna do Pôr-do-Sol, Jericoacoara

Agora que você já sabe para onde é melhor viajar no Brasil em julho, compartilhe, tira dúvidas e comente com críticas e sugestões. Assim mais gente fica por dentro das suas dicas e informações. E boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários