O mês mais curto do ano é também um dos mais animados. Fevereiro é verão, média temporada em dezenas de praias e alguns destinos se despedem do calendário turístico, antes das chuvas começarem.

Mas para onde viajar em fevereiro no Brasil? Descubra agora em mais um post da série Viagem Brasil, com os melhores destinos nacionais para conhecer este mês, incluindo praias, cidades históricas, parques nacionais e grandes cidades.

Melhores praias brasileiras em fevereiro
As praias com maior probabilidade de sol no litoral brasileiro em fevereiro, estão entre as cidades de Rio de Janeiro e Natal. Ou seja, nos estados do RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB e RN. Mas não tem destino perfeito no litoral esse mês, todos estão sujeitos a chuvas, mas a tendência é que sejam passageiras.

O mapa é feio mas ajuda a entender mais fácil. Se quer praia sem ficar ilhado no hotel, essa é a melhor região do Brasil em fevereiro.
Mais um motivo para viajar em fevereiro: despedida do horário de verão
Ele desperta amores e ódios. Mas não tem como negar que o horário de verão é uma mão na roda para o turista. Com sol até 19h ou 20h em alguns lugares, fica melhor para pegar a estrada, curtir aquela praia até mais tarde e esticar o roteiro em qualquer lugar. Em 2019, o horário de verão vai até 16 de fevereiro.

1. Praia do Forte e litoral norte da Bahia

Em fevereiro ainda é alta temporada no litoral norte da Bahia. Entre destinos como Salvador, Costa do Sauípe e Mangue Seco, destaco a vila de Praia do Forte. Pode até chover um pouco, mas a chance de ficar preso no hotel é mínima. Além de praias de ondas e piscinas naturais, a vila é boa para quem gosta de compras, gastronomia baiana e atrativos para crianças.

2. João Pessoa, Paraíba

A capital da Paraíba está cercada de lindas praias e oferece uma infinidade de atrações, como as Piscinas Naturais de Picãozinho e o Bolero do Ravel. E lá perto está Tambaba, uma das mais paradisíacas praias de nudismo da América do Sul. Além das belezas naturais, João Pessoa é uma capital barata e tem ótimos hotéis e restaurantes, além de um simpático centro histórico. Fevereiro marca a transição do tempo seco para a época das chuvas. No início do mês, a chance de sol e céu azul é maior.

3. Rio Quente e Caldas Novas, Goiás

Cidades vizinhas, dá pra combinar um roteiro com o melhor de cada uma: o agito de Caldas Novas, com seus bares sertanejos e diferentes parques aquáticos, e a tranquilidade de Rio Quente, onde estão hotéis mais baratos e o Rio Quente Resorts, um dos melhores parques aquáticos do Brasil. Fevereiro é mês de chuvas na região, mas as piscinas podem ser aproveitadas dia e noite. Aliás, elas até ajudam a refrescar o calor das águas quentes.

4. Do Rio de Janeiro até a região dos lagos

Fevereiro é um bom mês para tirar do papel aquele seu roteiro de carro pelas 10 melhores praias do RJ. Aproveite para conhecer a capital fluminense. Isso porque a maior parte dos turistas já foram embora após as férias de janeiro e o volume de chuva também é menor. Boas chances de lindos dias de sol em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Cabo Frio, além de destinos no meio do caminho, como Niterói e Saquarema.

6. Bonito, Mato Grosso do Sul

Mergulho na Lagoa do Sucuri | Foto de Ambiental Turismo

Até o início de fevereiro é a última chance da temporada para ver a luz do sol diretamente na gruta do lago azul. Esse fenômeno só será possível novamente em dezembro. Ainda há possibilidade de chuvas, mas bem menos do que em janeiro. Aproveite então que é baixa temporada para economizar com hotéis e passar um tempo maior em Bonito.

7. Litoral do Espírito Santo

As praias capixabas estão num dos trechos mais ensolarados do litoral brasileiro em fevereiro. Um bom motivo para conhecer destinos como Vitória, Guarapari e Itaúnas. Quer mais uma? Passagens de avião para Vitória costumam ser baratas inclusive aos finais de semana, e lá você pode alugar um carro e conhecer lugares de incrível beleza.

8. Pipa, Rio Grande do Norte

Piscina do Boutique Hotel Marlin’s, pousada pé na areia em Pipa

Especialmente no início do fevereiro, são grandes as chances de lindos dias de sol no litoral do Rio Grande do Norte. Aproveite que janeiro e as férias acabaram para conseguir pousadas melhores sem gastar tanto na charmosa Praia de Pipa. A vila tem boa gastronomia, dunas, falésias e pousadas charmosas pé na areia.

10. Costas do Dendê, do Cacau e do Descobrimento, Bahia

Não tem jeito, fevereiro é mês de Bahia. Bom pra curtir destinos clássicos Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré, além dos recentes queridinhos dos famosos, como Caraíva e Barra Grande, na Península do Maraú. Bom pra fazer um roteiro de carro e alguns trechos em lancha. As chuvas já estão chegando na região, mas costumam ser esporádicas, com boas chances de praia, principalmente no início do mês.

Praias para onde NÃO viajar em fevereiro

Historicamente debaixo de chuva em fevereiro, estão algumas das praias mais famosas do Brasil. De norte a sul, é grande a chance de chover em praias como: Atins (Maranhão), Jericoacoara, Cumbuco e Fortaleza (Ceará), Angras dos Reis e Ilha Grande (Rio de Janeiro), Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Bertioga e Guarujá (São Paulo), Ilha do Mel (Paraná), Balneário Camboriú, Bombinhas e Florianópolis (Santa Catarina).

E os destinos históricos?

Claro que é possível visitar destinos como Ouro Preto, Tiradentes, Pirenópolis e Goiás Velho em fevereiro. Se chover, basta se esconder ou curtir a pousada. O que pega é o calor. Cidade histórica significa longas caminhadas para desbravar as atrações, e nessa época o calor pode ser insuportável nesses lugares no centro do Brasil. Já no litoral, por exemplo em Paraty, as chuvas seguem por dias sem parar.

E os destinos de montanha?

Em Gramado chove bem o ano inteiro e em fevereiro a média é apenas um pouco maior. Mas é o segundo mês mais quente do ano, e isso quebra um pouco o charme da serra. Já em Campos do Jordão, fora a temperatura na casa dos 20ºC, ainda chove bastante. Em Petrópolis é ainda mais quente. Apesar disso, são destinos perfeitamente visitáveis em fevereiro, mas tem épocas melhores pra fazer essas viagens.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários