Março é mês de troca de estação no hemisfério sul. Por volta do dia 20, acaba o verão e começa o outono. O que significa tempo instável nos principais destinos turísticos do Brasil. Por isso, é importante planejar para onde ir de acordo com a época do mês.

Para chegar aos melhores destinos para viajar no Brasil em março, utilizei três critérios básicos: pesquisa de temperaturas e índices pluviométricos, pesquisa nos melhores blogs de viagem do Brasil e lembranças das minhas próprias viagens no mês de março.

Planeje para onde viajar nas melhores épocas do ano em nosso país, utilizando nosso guia #ViagemPeloBrasil.

 

1. Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. E em março o clima por lá é um dos melhores do ano, com poucas chances de chuva. Segundo o blog Viajando com Sy, outra vantagem dessa época são os preços mais baixos. Isso se não for Carnaval (Em 2018 o Carnaval foi no início de fevereiro, mas em 2019 a terça cai no dia 5 de março). Então já sabe: vá depois do Carnaval para aproveitar os melhores dias de sol com praias menos lotadas e pousadas mais em conta.

Surfe na areia em Arraial do Cabo, na região dos lagos do Rio de Janeiro.

 

2. Porto Seguro, Trancoso e Arraial d’Ajuda

O sul da Bahia tem as praias mais ensolaradas do nordeste no mês de março. Pode até chover um momento ou outro, mas dificilmente vai durar um dia inteiro. Então aproveite para fazer o passeio completo na “Rota do Descobrimento” (nome perfeito para excursões da CVC, haha). A capital do axé anos 90, a patricinha maconheira e a histórica Arraial esperam por você em março. O blog Esse Mundo é Nosso fez um resumo bem legal do clima lá o ano inteiro.

Praia em Arraial D’ajuda, perto de Porto Seguro, sul da Bahia.

Ps: não volte de lá com uma fitinha do Senhor do Bonfim amarrada no pulso. Além dela ser brega e logo ficar em estado decrépito, você não tem mais idade para isso.

 

3. Foz do Iguaçú

Não tá afim de praia? Então o melhor destino em março pra você pode ser na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Bem ali onde fica uma das maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçú. Ainda é época de chuvas, mas em março a chance de chover diminui e o volume das águas ainda é forte. Espetáculo garantido. Bom também para fazer passeio no Macuco Safari, no Parque das Aves e na Usina de Itaipú. Aproveite também o melhor da culinária argentina em Puerto Iguazú. E se sobrar dinheiro, vá comprar muambas em Ciudad del Este, no Paraguai.

Tem muitas dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçú lá no blog Fui, Gostei, Contei. Clica aí pra ver.

 

4. Litoral de Santa Catarina

Em vez de visitar só um destino, aproveite para explorar as melhores praias de Santa Catarina. Depois da alta temporada, das tempestades e do Carnaval, o estado começa a ficar mais tranquilo. O que significa menos trânsito, praias vazias e pousadas baratas. No final do mês, a chance de chover é menor ainda.

Use nosso nossas dicas para planejar sua viagem em março, passando por lugares como São Francisco do Sul, Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Guarda do Embaú, Garopaba e Praia do Rosa.

 

5. Gramado e Canela

Março é tempo de aproveitar a Serra Gaúcha sem chuva, sem gente e sem frio. No último mês do verão, o calor diminui e as chuvas ficam mais escassas. E como a alta temporada só vai chegar junto com o frio em maio, o mês de março é perfeito para explorar Gramado, Canela, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e companhia. Muita natureza, muita comida gostosa (italianas, alemãs e principalmente a culinária gaúcha).

Cascata do Caracol, no Parque Estadual do Caracol, em Canela.

 

6. Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela

As três cidades do litoral norte concentram as praias mais bonitas de São Paulo. Pertinho uma da outra, o clima é parecido. A temporada também. Depois da alta temporada, do carnaval, do calor extremo e das chuvas sem fim, o tempo melhora ao pé da Serra do Mar. Por isso março é um dos meus meses preferidos para curtir as praias da região. As chuvas de verão geralmente caem no fim da tarde e não estragam o dia de praia. O clima é mais suportável para quem gosta de pular de praia em praia. Além de tudo isso, o trânsito é melhor e as pousadas tem ótimas promoções, principalmente em dias de semana.

Piscina e vista do mar e do continente a partir da linda Pousada Mariola, em Ilhabela.

 

Mais lugares para onde viajar em março no Brasil

É impossível citar todos os destinos legais para viajar no Brasil no mês de março. Afinal nosso país é imenso. E c omo não conheço nada da região norte, naturalmente concentro as dicas nos lugares que entendo melhor, que são as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e um pouquinho do nordeste. Entre outros bons lugares para viajar em março, vale lembrar também de Caldas Novas (GO), que é legal em qualquer época do ano, de Campos do Jordão (SP), que está numa época boa para quem não gosta de frio e nem de cidade lotada. Além das grandes capitais, que têm coisas pra fazer o ano inteiro, faça chuva ou sol, como São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro.

É isso! Comentem, mandem mais dicas e, principalmente, aproveitem o mês de março para viajar muito pelo Brasil!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

Escreva seu comentário