Booking.com

Janeiro é alta temporada nos principais destinos turísticos do Brasil. Não por causa do clima, mas devido principalmente às férias escolares. Auge do verão, janeiro é um mês quente e chuvoso em boa parte do território nacional. Por isso selecionei a dedo destinos com melhor condições climáticas para o turismo.

Na lista tem praias (a maioria no nordeste), cachoeira, cidades históricas, capitais e outros lugares que valem a viagem. Entenda de uma vez para onde viajar em janeiro no Brasil, em mais um artigo da série Viagem Brasil.

Dica esperta: se puder, evite viajar para o litoral na primeira semana de janeiro, que é quando está tudo lotado. Na segunda quinzena do mês, muita gente já voltou pra casa após as festas e o feriado de ano novo, então vai encontrar estradas, praias e aeroportos um pouco menos caóticos.

1. Praia do Forte, Bahia

Enquanto Salvador, historicamente, tem dias chuvosos, o litoral norte da Bahia tem um clima mais praiano. A menos de 1 hora de viagem da capital, a vila de Praia do Forte tem diferentes tipos de praias, um centrinho turísticos charmoso e atrações como o Projeto Tamar. Essa mistura de natureza, gastronomia e vida noturna agrada a família inteira.

Igrejinha de Praia do Forte – Foto de Buenas Dicas

2. Pipa, Rio Grande do Norte

O clima também é bom em Natal, mas a dica é seguir viagem por mais 60 km até a Praia da Pipa. Entre dunas, falésias e praias com boas piscinas naturais, há muitos atrativos naturais em Pipa. Com cada vez mais turistas, a antiga vila de pescadores ganhou bons restaurantes e hotéis boutique, se tornando um dos destinos mais charmosos do nordeste.

Piscina do Marlin’s, hotel boutique pé na areia na Praia de Pipa – Foto de Buenas Dicas

3. João Pessoa, Paraíba

Segunda capital menos populosa do nordeste, João Pessoa é uma das mais tranquilas para curtir férias. Para quem não gosta de ir longe, a praia urbana de Cabo Branco tem boa infraestrutura, com calçadão e quiosques. Mas a dica é aluga um carro e conhecer pontos turísticos como o Cabo do Seixas (o ponto mais oriental do Brasil), a paradisíaca Barra de Gramame e se jogar, com roupa ou sem, na Praia de Tabatinga, que tem área exclusiva para nudistas. No fim de tarde, siga o fluxo para ver o “Bolero do Ravel” na praia do Jacaré.

Praia de Tambaba, João Pessoa – Foto de Buenas Dicas

4. Búzios e Cabo Frio

Com boa parte do Sudeste embaixo da chuva, poucas praias dão um respiro ao turista. As melhores chances de bons dias de sol estão na região dos lagos, no Rio de Janeiro. Mais econômica e lotada, Cabo Frio é a preferida das famílias. Com sua charmosa Rua das Pedras e praias para todos os gastos, Búzios é um paraíso para casais e estrangeiros. Aproveite para conhecer algumas das 10 Melhores Praias do Rio de Janeiro, que ficam na região.

Praias Azeda e Azedinha, Búzios, RJ – Foto de Rodrigo Soldon

5. Foz do Iguaçú

Chove muito e é muito quente. Mesmo assim, saiba que vale a pena visitar Foz do Iguaçú em janeiro. Isso porque o grande volume de água faz das cataratas algo ainda mais espetacular e ensurdecedor. Aproveite para visitar o lado argentino e comer bastante, visitar o Paraguai para comprar tranqueiras inúteis e fazer outros passeios da região, como para o Parque das Aves.

Passarela nas Cataratas do Iguaçú | Foto de @henriquefelix

6. Jericoacoara

O que chamo de A Melhor Época do Ano em Jericoacoara vai de julho e dezembro. Em janeiro já começa a chover, mas ainda tem boas chances de lindos dias de sol. E como é mês de férias no Brasil e frio na Europa, a vila vai estar lotada e inflacionada. Então é bom reservar sua pousada com bastante antecedência e se programar para passar uns dias a mais, pois assim, caso chova, vai ter mais tempo para fazer o que pretende na linda Jericoacoara.

Redes e aluguel de caiaque na Lagoa do Paraíso, parte do nosso Roteiro em Jericoacoara

7. São Paulo

Cerca de 20% dos leitores do Buenas Dicas mora em São Paulo. Se você é um deles, salte para o próximo destino. Se não, saiba que janeiro é um dos melhores meses para fazer turismo em São Paulo. Apesar de chover bastante, o calor é historicamente menor do que em fevereiro e a cidade fica muito mais tranquila, afinal é férias e muita gente viaja. O que significa menos engarrafamentos, menos gente no metrô e menos filas. Principalmente em dias de semana, aproveite para visitar lugares geralmente cheios, como as exposições do MIS, o CCBB, o Catavento Cultural e o Mercadão. Você vai ver que, sem tanta gente, São Paulo é uma das melhores cidades do Brasil.

O Domingo sem carro na Paulista já é um clássico. Saiba mais O que fazer em São Paulo.

8. Balneário Camboriú

Com as regiões Sul e Sudeste embaixo de chuva, sobram poucas praias com boas chances de sol. Uma delas é Balneário Camboriú. Além das chuvas, em janeiro também pode fazer frio  nas praias de Santa Catarina, então por isso recomendo escolher uma cidade grande como BC, que além de boas praias, tem outras possibilidades de lazer, como restaurantes, mirantes, baladas, shopping, esportes no calçadão e o teleférico. Antes de embarcar, entenda onde se hospedar em Balneário Camboriú.

Praia, calçadão e ciclovia em Balneário Camboriú – Foto de Buenas Dicas

Mais destinos para viajar em janeiro no Brasil

Bom, se ainda não sabe para onde viajar no Brasil no mês de janeiro, a dica é ir por associação. Citei apenas 8 destinos, mas todos eles tem lugares próximos que também tem clima entre razoável e bom no primeiro mês do ano. Por exemplo, perto de Praia do Forte, estão outras destinos praianos como Guarajuba e Costa do Sauípe, além de Salvador. Ao norte de Pipa, a capital Natal e a pequena Touros também têm clima bom em janeiro. Além de João Pessoa, todo o litoral de Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe também tem poucas chances de chuva. No sul, além de Balneário Camboriú, a capital Florianópolis também tem atrativos suficientes para quem viajar em dias de frio e chuva e em Garopaba costuma chover menos que no restante do estado.

E você, tem alguma dica?

Impossível catalogar o Brasil inteiro num post só. Então, se você também tem alguma dica de destino que vale a pena ser visitado no mês de janeiro, basta informar pelos comentários aqui abaixo. E se você tem alguma dúvida, é só perguntar. Se ainda não decidiu a época do sua viagem, veja para onde ir no Brasil a cada mês do ano:

Março  •  Abril  •  Maio  •  Junho  •  Julho  •  Agosto  •  Setembro  •  Outubro  •  Novembro  •  Dezembro e reveillon

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários