Maiores cidades da Itália – 10 mais populosas

Com mais de 60 milhões de habitantes, a Itália é hoje o sexto país mais populoso da Europa, atrás apenas de Rússia, Alemanha, Turquia*, França e Reino Unido. Mas quais são as maiores cidades da Itália?

Confira abaixo o ranking populacional da Itália, com as 10 cidades mais populosas do país. E saiba que todas elas são consideradas cidades turísticas, coisa que não acontece em nenhum outro país do mundo.

Antes de embarcar, confira quais são os documentos necessários para viajar a Itália, e se planeje para organizar tudo e não passar perrengue na chegada ao país.

Ranking de maiores cidades da Itália, por população

Esta lista de cidades mais populosas da Itália está em ordem de acordo com a população do respectivo município, não sendo considerado o número de habitantes das zonas metropolitanas. Dados do ISTAT, órgão italiano similar ao nosso IBGE, referentes a projeções de 2021.

1. Roma – 2,8 milhões de habitantes

Capital da Itália e antiga sede do Império Romano, a milenar Roma é atualmente a cidade mais populosa do país. Curiosidade: na época do auge do império, entre 100 e 200 anos antes de Cristo, estima-se que a cidade tinha cerca de 1 milhão de habitantes. Hoje, é “apenas” a sétima mais populosa do continente.

2. Milão – 1,3 milhões de habitantes

Considerada a capital mundial da moda, Milão é a segunda maior cidade da Itália. Fica no norte da Itália e é capital da Lombardia, província mais rica e industrializada da Itália. O habitante mais famoso da história de Milão foi Leonardo da Vinci, que morou na cidade por 20 anos. É a cidade mais cara para se viver na Itália.

3. Nápoles – 1 milhão de habitantes

Sabia que, por volta do ano 1500, Nápoles era a segunda cidade mais populosa da Europa? Hoje, essa antiga sede do Reino de Nápoles e atual capital da Campania, ocupa o terceiro lugar na lista de maiores cidades da Itália. Outra curiosidade: possui o maior centro histórico do continente. E apesar da fama de perigosa, é um importante destino turístico que vale a pena conhecer.

4. Turim – 886 mil habitantes

“Torino”, como é seu nome oficial em italiano, é a capital da região de Piemonte, no noroeste da Itália, entre a França e os Alpes. Sede de FIAT e do Juventus Football Club. Foi a primeira capital da Itália. Quanto ao turismo, tem atrações importantes, como o Palácio Madama e a Capela do Santo Sudário.

5. Palermo – 721 mil habitantes

Capital e maior cidade da Sicília, Palermo tem milênios de história. Fundada pelos fenícios, posteriormente foi colonizada pela Grécia e dominada pelo Império Romano. Mais tarde, foi capital do Reino da Sicília. Com tanta história, Palermo guarda um impressionante conjunto arquitetônico e sua culinária é referência mundial.

6. Gênova – 640 mil habitantes

Importante cidade portuária, Gênova tem entre seus filhos ilustres o navegador Cristóvão Colombo, conhecido por ter “descoberto a América”. Sede da antiga República de Gênova, teve grande importância no comércio do Mediterrâneo. Segue como a sexta maior cidade da Itália em população.

7. Bolonha – 394 mil habitantes

Pela riqueza de sua culinária, é conhecida como “Bolonha, a Gorda”. Capital da Emília Romagna, tem um centro histórico medieval preservado, onde se destaca a Torre degli Asinelli, com 96 metros de altura. E, apesar da população relativamente grande, possui um clima tranquilo, de cidade universitária do interior, sendo uma ótima parada no roteiro entre Florença e Veneza.

8. Florença – 377 mil habitantes

Florença é uma das cidades mais importantes da história da Itália. Lá nasceram e viveram personalidades como Nicolau Maquiavel e Dante Alighieri. Berço do Renascimento, em Florença também nasceu Michelangelo, que pintou o teto da Capela Sistina, no Vaticano, e esculpiu David, escultura ainda hoje em exposição, na Galeria da Academia de Belas Artes de Florença.

9. Bari – 325 mil habitantes

No sul da Itália, Bari é uma importante cidade portuária no Mar Adriático, de onde partem embarcações, inclusive turísticas, em direção à costa da Grécia. A capital da Puglia está numa região de grande interesse turístico, com lindas praias e excelente gastronomia.

10. Catânia – 315 mil habitantes

Segunda maior cidade da Sicília, Catânia fecha o ranking de cidades mais populosas da Itália. É uma cidade muito importante para o turismo na região, sendo a melhor base para quem vai visitar o Vulcão Etna, entre outros passeios por praias e locais históricos.


* A Turquia tem seu território dividido entre Europa e Ásia.

Imagens: entre as fotos utilizadas neste ranking de maiores cidades da Itália, estão imagens do meu acervo pessoal e de bancos de imagens gratuitas. Se, por algum erro, uma delas pertence a você, solicite a remoção ou correção dos créditos.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *