Mochilão pela América do Sul: 15 destinos indispensáveis
A América do Sul tem lindas cidades, mas na hora de planejar seu mochilão, a dica é se guiar pelas belíssimas paisagens, principalmente ao longo da Cordilheira dos Andes.
Passando por Chile, Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru e Venezuela, a Cordilheira dos Andes tem algumas das paisagens mais fantásticos do planeta. São tão exuberantes que chegam a ser inacreditáveis. Mas estes lugares existem e estão de norte a sul do continente.
Mesmo assim, chegar a apenas 15 lugares não foi fácil. Confira a lista e, se achar que falta alguma paisagem incrível que você já conheceu, deixe a dica nos comentários.
Dica: considere cada um destes destinos na hora de planejar seu mochilão pela América do Sul. Ou pelo menos tente encaixar a maioria deles no seu roteiro de viagem.
América do Sul, aqui vamos nós! Por ordem de beleza, segundo os critérios nada inquestionáveis do Buenas Dicas.
RANKING.
15 – Baños de Agua Santa – Equador
Vulcões, águas termais e o famoso balanço do fim do mundo, em uma casa de árvore a mais de 2 mil metros de altitude.
Mais dicas sobre Baños e o balanço.
14 – A estrada entre Santiago e Mendoza – Chile e Argentina
O caminho todo é fascinante, passando por estações de esqui e montanhas nevadas. Um dos pontos mais impressionante é “Los Caracoles”, apelido de um trecho sinuoso da estrada. Mas por que uma estrada está na lista? Bom, é só olhar pra ela.
Dicas sobre o passeio Alto Montanha, que percorre boa parte da estrada. Veja dicas de Mendoza ou Santiago.
13 – Canion del Colca – Peru
Duas vezes mais profundo que o Grand Canion nos Estados Unidos e lar do Condor Andino. Excelente parada entre Cuzco e Puno.
Reservas aqui de hotéis e hostels em Arequipa, cidade base para explorar o Canion.
12 – La Paz – Bolívia
Sim, a capital mais pobre da América do Sul também é a mais inacreditável de todas. As belezas de La Paz são exóticas como o Mercados de Las Brujas, surreais como o Valle de La Luna e geladas como o Chacaltaya.
Mais dicas e pontos turísticos em La Paz.
Reservas aqui de hotéis, pousadas e hostels.
11 – Laguna Verde – Venezuela
O Iraque da América do Sul também tem um trecho impressionante da Cordilheira do Andes. É na Venezuela que ela acaba – ou começa, mais precisamente no estado de Mérida.
O ponto de maior beleza é a Laguna Verde, no Parque Nacional Sierra Nevada, aos pés do pico Humboldt, o segundo mais alto do país.
10 – Islas Uros – Peru
Do lado peruano do Titicaca, nativos vivem em “ilhas” flutuantes construídas com a planta “totora”, próximos à cidade de Puno. Os passeios até as Islas Uros geralmente seguem viagem pelo lago até as Islas Amantani e Taquile. Veja onde ficar em Puno e comece a planejar sua viagem.
9 – Torres del Paine – Chile
Parece paisagem de filme. Mas as Torres del Paine existem mesmo e são a principal atração do parque de mesmo nome, na patagônia chilena.
Veja aqui mais dicas no Chile.
8 – Iquique – Chile
No deserto do Atacama, Iquique é um destino inacreditável por si só, principalmente para quem se aventura nas praias desertas (e desérticas) e nos fantásticos voos de parapente.
Veja mais praias no Chile.
7 – Machu Pichu – Peru
A “cidade perdida dos Incas” é a atração mais visitada do Peru. O panorama lá do alto é inacreditável, assim como todo o caminho para quem chega lá andando pelas famosas trilhas.
Reservas aqui de hospedagem em Cusco.
6 – Deserto do Atacama – Chile
O deserto mais árido do mundo é fértil em belezas fantásticas, como o Valle de La Luna e o vulcão Ojos del Salado. E também é de onde se tem a vista mais inacreditável do espaço.
Reserve aqui seu hotel, pousada ou hostel em San Pedro de Atacama, a melhor base para explorar o deserto.
5 – Salar de Uyuni – Bolívia
Um infinito branco de sal. É só isso que você vê quando está no meio do Salar de Uyuni, o maior salar do mundo.
Como um mar, o Salar de Uyni também possui suas ilhas. A mais visitada é a iIha Incahuasi, repleta de pedras e cactos gigantes.
Mais sobre esse e outros lugares incríveis na Bolívia.
Reserve aqui sua hospedagem em Uyuni.
4 – Pucón – Chile
Um lago excelente para prática de esportes, uma praia de areias escuras, um bosque de grandes árvores centenárias e um vulcão fumegante ao fundo.
Aos pés do vulcão Villarrica, a cidade chilena é a base para aventureiros do mundo inteiro. E o principal objetivo de todos é o mesmo: subir ao topo do vulcão, de onde é possível admirar lagos, florestas e outros vulcões.
Dicas para esquiar em Pucón. Veja também onde ficar em Pucón.
3 – Lagunas do Altiplano – Argentina, Chile e Bolívia
A tríplice fronteira entre Bolívia, Chile e Argentina concentra um número inacreditável de lagoas multicoloridas. E o visual dessas “Lagunas” também é inacreditável.
Em tons de rosa, azul, verde e vermelho, elas compõem com montanhas nevadas, vulcões e flamingos um cenário de extrema beleza. Uma verdadeira pintura da natureza.
As mais famosas são a Laguna Colorada, na reserva boliviana Eduardo Avaroa, e a Laguna de Vilama, na província argentina de Jujuy.
2 – Glaciar Perito Moreno – Argentina
Gigante, gelado e magnífico. Ele tem 60 metros de altura, 5 km de comprimento e solta grandes blocos de gelo que fazem um estrondo espetacular ao caírem na água.
Você pode apreciar o Perito Moreno das passarelas ao seu redor, de barco, e pode até subir nele, fazendo a famosa caminhada no gelo.
Dicas sobre o Perito Moreno e também sobre onde ficar em El Calafate.
1 – Isla del Sol – Bolívia
Dividido entre Bolívia e Peru, o lago Titicaca é famoso por ser o mais alto lago navegável do mundo. Mas isso não diz nada sobre a beleza imensurável do lugar.
O melhor ponto para admirar o visual inacreditável é a Isla del Sol, do lado boliviano. A vista contempla: obras do período inca, a Isla de La Luna, o azul quase infinito do lago e as montanhas nevadas do Cordilheira Real ao fundo.
Pois é, eu já havia dito aqui que o lugar mais lindo do mundo fica na Bolívia. Viva a Isla del Sol.
Siga as dicas e boa viagem! Ou melhor, um excelente e inesquecível mochilão pela América do Sul!
Com exceção da Laguna Verde, que está no violento território venezuelano, eu colocaria cada uma dessas incríveis paisagens no roteiro do meu mochilão. Aliás, já fiz isso algumas vezes e não me arrependo.
Depois de ter um ideia do seu roteiro, comece a pensar onde ficar, inclusive fazendo um orçamento ou já fazendo reservas de pousadas e hostels. E não se esqueça de levar as melhores dicas na mochila.
Mais Buenas Dicas na América do Sul
• 10 comidas de rua da América do Sul
• 12 praias para conhecer na Argentina
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.