Europa

5 melhores destinos na Europa em janeiro

Estações de esqui, Aurora Boreal e até cidades com clima ameno no inverno. Descubra os melhores destinos da Europa em janeiro e comece a planejar seu roteiro.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Janeiro é inverno no hemisfério norte e faz um frio polar em boa parte da Europa. É temporada de neve, com as principais estações de esqui a todo vapor, inclusive em destinos “exóticos” para o esporte, como Portugal, Espanha e Grécia. Mas tem regiões de clima ameno, com temperaturas médias acima de 10 ºC.

Afinal, para onde é melhor viajar em janeiro pela Europa? Onde o clima está melhor? Onde tem neve? Aqui vão todas as dicas para o seu roteiro, incluindo as melhores estações de esqui dos Alpes e lugares para apreciar a Aurora Boreal.


Porque viajar pela Europa no mês de janeiro

  • Neve: pra quem gosta de esquiar, o mês é de neve praticamente garantida nas principais montanhas
  • Aurora boreal: janeiro ainda é tempo de apreciar o fenômenos nos países nórdicos.
  • Tranquilidade: destinos superlotados no verão ficam mais agradáveis em janeiro, apesar de ser mês de férias.

Melhores destinos na Europa em janeiro

Não são apenas cidades. Selecionei regiões inteiras, em diferentes países, que merecem entrar no seu roteiro de viagem pela Europa em janeiro.

1. Atenas e interior da Grécia

Temperaturas médias em janeiro: entre 6 ºC e 13 ºC / Média de chuvas: 52 mm

Enquanto as chuvas e o vento gelado espantam os turistas das ilhas gregas, a capital do país ainda é uma boa pedida. Janeiro é o mês mais frio do inverno grego, mas chove menos do que em novembro e dezembro. Sem multidões e sem aquele sol de rachar, fica mais fácil visitar a disputada Acrópole e outros pontos turísticos de Atenas e região.

  • Neve na Grécia: as estações de esqui gregas não são grandiosas, mas os pacotes custam bem menos do que nos Alpes. Os melhores destinos de esportes de neve no país são o Monte Parnaso, Calávrita, Kaimaki e Vasilitsa. Dicas no blog Uma brasileira na Grécia.

2. Sul da Espanha

Temperaturas médias em janeiro em Sevilha: entre 5 ºC e 15 ºC / Média de chuvas: 76 mm

Abaixo do norte da África, o sul da Espanha tem o clima mais ameno da Europa continental no mês de janeiro. Temperaturas médias ligeiramente acima de 10 ºC e poucas chances de chuva. O que combina com um roteiro histórico passando por Ronda, Olvera, Grazalema e mais destinos dos chamados Pueblos Blancos. Além de valer a pena visitar cidades maiores como Sevilha, Córdoba e Granada.

  • Neve na Espanha: janeiro é alta temporada nas estações de esqui da Sierra Nevada, perto de Granada, e nos Pirineus, a menos de 300 km de Barcelona.
  • E Madrid? Se não se importa com temperaturas abaixo de zero, pode ir.

3. Lisboa – Portugal

Temperaturas médias em janeiro: entre 8 ºC e 15 ºC / Média de chuvas em janeiro: 101 mm

Janeiro ainda é um mês chuvoso em Lisboa, mas não tanto quanto novembro e dezembro. As temperaturas acima de 10 ºC são agradáveis para as longas caminhadas que a cidade merece. Se o sorte do clima bom não estiver ao seu lado, aproveite as atrações fechadas, como os excelentes museus, as tascas com apresentações de fado e os acolhedores cafés. E no frio, as comidas típicas de Portugal ficam ainda mais gostosas.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros
  • Neve em Portugal: para esquiar em Portugal, o único destino é a Serra da Estrela, a 300 km de distância de Lisboa.
  • Cuidado com o frio: apesar do inverno não ser tão rigoroso, Portugal é o país onde mais pessoas morrem de frio na Europa (notícia). Então atenção a detalhes sobre aquecimento ao reservar um hotel ou casa de temporada

4. Alpes – Suíça, França, Áustria e Itália

Temperaturas médias em janeiro em Grenoble, França: entre –2 ºC e 6 ºC / Média de chuvas: 60 mm

Não tem como falar da Europa em janeiro sem lembrar dos Alpes. A maior cadeia de montanhas do continente começa no sul da França, cruza a Suíça, o norte da Itália e Liechtenstein, tem uma pequena parte na Alemanha (onde Hitler tinha uma casa) e termina no sul da Áustria. E tem dezenas de estações de esqui espalhadas nesses países. Segundo sites especializados, estes são os melhores lugares para esquiar no Alpes:

  • Cervinia, Itália
  • Megève, França
  • Dorfgastein in Salzburg, Áustria
  • Courchevel, França
  • Verbier, Suíça

Rovaniemi, Lapônia – Finlândia

Temperaturas médias em janeiro: entre –17 ºC e –7 ºC / Média de chuvas: 35 mm

O Natal não precisa acabar em dezembro. Rovaniemi, no norte da Finlândia, é a capital da Lapônia e lar oficial do Papai Noel. O local inclusive tem a Vila do Papai Noel, onde você pode visitar o bom velhinho, com a garantia de neve e renas pelo caminho. Mas se isso não te convence, lembre que janeiro é época da Aurora Boreal nos países nórdicos.

  • Outros destinos em que é possível ver a Aurora Boreal: Islândia, Suécia, Noruega, Irlanda, Escócia e Rússia
  • Sim, tem Aurora Boreal na Rússia e nesse site tem todas as dicas.

Para onde viajar na Europa nos outros meses do ano

Além de dicas sobre onde ir na Europa em janeiro, aqui no Buenas Dicas você descobre os melhores destinos do velho continente em outros meses do ano. Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários