5 melhores destinos na Europa em janeiro e fevereiro

Em janeiro e fevereiro é inverno no hemisfério norte e faz um frio polar em boa parte da Europa. É temporada de neve, com as principais estações de esqui a todo vapor, inclusive em destinos “exóticos” para o esporte, como Portugal, Espanha e Grécia. Mas tem regiões de clima ameno, com temperaturas médias acima de 10 ºC.

Afinal, para onde é melhor viajar em janeiro e fevereiro pela Europa? Onde o clima está melhor? Onde tem neve? Aqui vão todas as dicas para o seu roteiro, incluindo as melhores estações de esqui dos Alpes e lugares para apreciar a Aurora Boreal.


Porque viajar pela Europa nos meses de janeiro e fevereiro

  • Neve: pra quem gosta de esquiar, o mês é de neve praticamente garantida nas principais montanhas
  • Aurora boreal: janeiro e fevereiro ainda é tempo de apreciar o fenômenos nos países nórdicos.
  • Tranquilidade: destinos superlotados no verão ficam mais agradáveis em janeiro, apesar de ser mês de férias. Em fevereiro é baixa temporada em destinos sem neve.

Melhores destinos na Europa em janeiro e fevereiro

Não são apenas cidades. Selecionei regiões inteiras, em diferentes países, que merecem entrar no seu roteiro de viagem pela Europa em janeiro ou fevereiro.

1. Atenas e interior da Grécia

Temperaturas médias em janeiro: entre 6 ºC e 13 ºC / Média de chuvas: 52 mm

Enquanto as chuvas e o vento gelado espantam os turistas das ilhas gregas, a capital do país ainda é uma boa pedida. Janeiro é o mês mais frio do inverno grego, mas chove menos do que em novembro e dezembro. Sem multidões e sem aquele sol de rachar, fica mais fácil visitar a disputada Acrópole e outros pontos turísticos de Atenas e região.

  • Neve na Grécia: as estações de esqui gregas não são grandiosas, mas os pacotes custam bem menos do que nos Alpes. Os melhores destinos de esportes de neve no país são o Monte Parnaso, Calávrita, Kaimaki e Vasilitsa. Dicas no blog Uma brasileira na Grécia.
  • Pesquise preços: Hotéis em Atenas

2. Sul da Espanha

Temperaturas médias em janeiro em Sevilha: entre 5 ºC e 15 ºC / Média de chuvas: 76 mm

Abaixo do norte da África, o sul da Espanha tem o clima mais ameno da Europa continental no mês de janeiro. Temperaturas médias ligeiramente acima de 10 ºC e poucas chances de chuva. O que combina com um roteiro histórico passando por Ronda, Olvera, Grazalema e mais destinos dos chamados Pueblos Blancos. Além de valer a pena visitar cidades maiores como Sevilha, Córdoba e Granada.

  • Neve na Espanha: janeiro é alta temporada nas estações de esqui da Sierra Nevada, perto de Granada, e nos Pirineus, a menos de 300 km de Barcelona.
  • E Madrid? Se não se importa com temperaturas abaixo de zero, pode ir.
  • Hospedagem: Preços de hotéis em Sevilha

3. Lisboa – Portugal

Temperaturas médias em janeiro: entre 8 ºC e 15 ºC / Média de chuvas em janeiro: 101 mm

Janeiro ainda é um mês chuvoso em Lisboa, mas não tanto quanto novembro e dezembro. As temperaturas acima de 10 ºC são agradáveis para as longas caminhadas que a cidade merece. Se a sorte do clima bom não estiver ao seu lado, aproveite as atrações fechadas, como os excelentes museus, as tascas com apresentações de fado e os acolhedores cafés. E no frio, as comidas típicas de Portugal ficam ainda mais gostosas.

  • Neve em Portugal: para esquiar em Portugal, o único destino é a Serra da Estrela, a 300 km de distância de Lisboa.
  • Cuidado com o frio: apesar do inverno não ser tão rigoroso, Portugal é o país onde mais pessoas morrem de frio na Europa (notícia). Então atenção a detalhes sobre aquecimento ao reservar um hotel ou casa de temporada

4. Alpes – Suíça, França, Áustria e Itália

Temperaturas médias em janeiro em Grenoble, França: entre –2 ºC e 6 ºC / Média de chuvas: 60 mm

Não tem como falar da Europa em janeiro sem lembrar dos Alpes. A maior cadeia de montanhas do continente começa no sul da França, cruza a Suíça, o norte da Itália e Liechtenstein, tem uma pequena parte na Alemanha (onde Hitler tinha uma casa) e termina no sul da Áustria. E tem dezenas de estações de esqui espalhadas nesses países. Segundo sites especializados, estes são os melhores lugares para esquiar nos Alpes:

  • Cervinia, Itália
  • Megève, França
  • Dorfgastein in Salzburg, Áustria
  • Courchevel, França
  • Verbier, Suíça

Rovaniemi, Lapônia – Finlândia

Temperaturas médias em janeiro: entre –17 ºC e –7 ºC / Média de chuvas: 35 mm

O Natal não precisa acabar em dezembro. Rovaniemi, no norte da Finlândia, é a capital da Lapônia e lar oficial do Papai Noel. O local inclusive tem a Vila do Papai Noel, onde você pode visitar o bom velhinho, com a garantia de neve e renas pelo caminho. Mas se isso não te convence, lembre que janeiro e fevereiro é época da Aurora Boreal nos países nórdicos (embora em março o fenômeno seja mais intenso).

  • Outros destinos em que é possível ver a Aurora Boreal: Islândia, Suécia, Noruega, Irlanda, Escócia e Rússia
  • Sim, tem Aurora Boreal na Rússia e nesse site tem todas as dicas.

Para onde viajar na Europa nos outros meses do ano

Além de dicas sobre onde ir na Europa em janeiro e fevereiro, aqui no Buenas Dicas você descobre os melhores destinos do velho continente em outros meses do ano. Veja também:

Dicas de viagem para a Europa em janeiro e fevereiro – Melhores destinos do mês
Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *