Europa

5 destinos para viajar em novembro na Europa + Onde NÃO ir

Se por um lado em novembro é frio e chuvoso em boa parte da Europa, por outro é baixa temporada e mais barato para viajar, inclusive para onde o clima está bom.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Novembro é outono na Europa. Acabou o clima de praia. Neva em muitos países. E chove bastante em importantes destinos turísticos. Nessa época chuvosa e de frio intenso em boa parte do continente, a vantagem são as promoções de baixa temporada.

Descubra para onde viajar na Europa em novembro. Quais lugares que você deve colocar no roteiro e aqueles que devem ser evitados. Com médias de temperaturas, índice de chuvas e outros motivos que tornam o destino bom ou ruim nesse mês.

Melhores destinos na Europa em novembro

Cada uma por sua razão, estes são os melhores destinos para viajar na Europa no mês de novembro. Apesar da chegada do frio, o clima tende a ser agradável e não chove tanto quanto em outros lugares. Entenda um por um e comece a planejar seu roteiro.


1. Paris – O melhor clima da Europa em novembro

Temperaturas médias: entre 6 ºC e 11 ºC / Média de chuvas em novembro: 51 mm (moderada)

Dizem que sempre é tempo de visitar Paris. Pelo menos em novembro, a frase é verdadeira. A capital francesa tem o melhor clima da Europa nessa época. Chove pouco e o frio não é congelante durante o dia. E e baixa temporada. Bom para visitar famosos pontos turísticos a céu aberto, como a Torre Eiffel e a avenida Champs-Élysées, onde está o Arco do Triunfo.


2. Lisboa – Para fugir do frio

Temperaturas médias: entre 12 ºC e 18 ºC / Média de chuvas em novembro: 127 mm (alta)

Apesar de novembro ser o segundo mês mais chuvoso do ano em Lisboa, o clima é favorável a quem não gosta de frio, pois é um raro lugar no continente com temperaturas acima de 10 ºC em média. Ideal para andar muito pelas ladeiras do Bairro Alto e fazer o clássico tour até Belém. E se chover, não faltam museus e tascas para você se abrigar, sem tédio.


3. Praga – Temperaturas e preços baixos

Temperaturas médias: entre 1 ºC e 7 ºC / Média de chuvas em novembro: 29 mm (baixa)

Chove pouco em Praga em novembro. Por outro lado, o frio chega com tudo, inclusive com temperaturas negativas. Então, se agasalhe bem e aproveite que é baixa temporada, sem aquela multidão comum no verão. Pontos turísticos como a Ponte Carlos (foto acima) estarão transitáveis. E a cidade que já é barata para se hospedar, vai estar ainda mais econômica em novembro.


4. Barcelona – Sem praias, sem multidões

Temperaturas médias: entre 8 ºC e 17 ºC / Média de chuvas em novembro: 58 mm (moderada)

O clima em Barcelona em novembro é mais agradável do que na gélida Madrid. Mas não tem chance de praia. O que tem uma grande vantagem: a capital da Catalunha fica mais vazia, sem aquela multidão em Las Ramblas e nas noites do El Born. E quanto mais perto do fim do mês, menores são as chances de chuvas.


5. Budapeste – Mais barata e linda do que nunca

Temperaturas médias: entre 2 ºC e 8 ºC / Média de chuvas em novembro: 57 mm (moderada)

Quase tão fria quanto Praga, a capital da Hungria tem muitos motivos para ser visitada em novembro. Além das ser uma das Melhores cidades baratas da Europa, Budapeste tem monumentos grandiosos, uma vida noturna considerada a terceira melhor do continente, atrás apenas de Amsterdam e Berlim. E…já falei que é muito barato viajar para Budapeste? Então aproveite que é baixa temporada e o clima é favorável.


Para onde NÃO viajar na Europa em novembro

Todo mês tem aqueles destinos em que o clima não é nada favorável ao turismo. Embora há quem arrisque e tenha sorte, é bom frisar. Mas, se você prefere evitar ficar ilhado de tanta chuva ou se congelar de tanto frio, eis alguns destinos para NÃO viajar no mês de novembro na Europa:

  • Veneza – Em novembro é normal o fenômeno “Acqua Alta“, em que a águas dos canais alaga a cidade.
  • Nápoles – Chove muito, o que atrapalha os melhores passeios da região, para Pompeia e Capri.
  • Dublin – O índice pluviométrico engana. Numa cidade já conhecida por chover muito, novembro é o mês mais chuvoso do ano.
  • Países Nórdicos – Principalmente no final do mês, o clima já começa a ficar polar nas regiões de Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Dinamarca. Por outro lado, é temporada de aurora boreal.
  • Moscou – Se tem um lugar congelante em novembro, é Moscou. Se não sabe se aquecer com vodka, passe longe da Rússia.


Praias possíveis na Europa em novembro

Haja coragem para encarar o gelado Mar Mediterrâneo em novembro. Mesmo em ilhas ao sul, como Chipre e Malta, os ventos cortantes inibem o mais ousado dos banhistas. Se quer uma praia em novembro, é melhor partir para as Ilhas Canárias, arquipélago espanhol próximo à costa do Marrocos. Lá estão belas praias, como El Bollullo (Tenerife), El Inglés (Gran Canária) e Famara (Lanzarote).


Saiba para onde ir na Europa em outros meses do ano:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários