Quando ir a Brasília: melhor época e clima

Brasília é daqueles destinos que podem ser aproveitados o ano inteiro. Mas o clima excessivamente seco em alguns meses, como agosto, e o calor com chuvas fortes em outros, faz a Capital Federal ser mais agradável em certas épocas do ano.

Apesar disso, uma coisa é certa: Brasília uma das cidades com melhor clima no Brasil.

Por aqui, a 1.172 metros de altitude, a temperatura raramente fica abaixo de 10 ºC ou acima de 30 ºC (exceto em tempo de El Niño).

E a gente chega a ficar enjoado (mentira) com a sequência de dias lindos, principalmente entre o final de maio e o início de agosto. Perfeito para passeios de bicicleta ou pela orla do Lago Paranoá.

Quando ir a Brasília

Confira a seguir como são as estações do ano em Brasília, as médias de temperaturas e por que o final do outono e o inverno são épocas imperdíveis para conhecer a capital federal mais bonita e agradável do que nunca.

› Tabela de chuvas e temperaturas em Brasília

Na tabela a seguir, com base em dados do INMET, informamos as médias históricas de temperaturas mínimas e máximas em Brasília, além do índice pluviométrico.

Observe que são informadas as temperaturas médias de cada mês. Portanto, ainda mais em anos de El Niño e La Niña, os recordes de frio e calor podem ser bem diferentes das médias. Por exemplo, em 2023, no mês de novembro, tivemos dias com 38 ºC em Brasília. Em anos anteriores, nos meses de junho e julho, foram relativamente normais as noites com frio de 5 ºC e até menos na madrugada.

› A melhor época do ano em Brasília

É justamente na época de florescimento dos ipês que o clima em Brasília é o mais agradável do ano.

A Igrejinha é parada obrigatória para quem gosta de Oscar Niemyer. Saiba mais sobre ela: 10 pontos turísticos essenciais em Brasília.

Se quiser visitar Brasília com um clima perfeito para o turismo, venha nos meses de maio, junho e julho. Nessa época, de outono e inverno, é raro chover e as temperaturas são muito agradáveis durante o dia, variando em média de 18 ºC a 25 ºC. À noite, faz um friozinho gostoso que varia, em média, entre 10º C e 18 ºC.

E o céu? O famoso céu de Brasília dá show o ano inteiro, mas é no meio do ano que ele fica ainda mais lindo. Raramente nublado e quase sem nuvens, o pôr-do-sol na capital é lindo de qualquer lugar.

Agora, se quiser escolher O MELHOR MÊS DO ANO para visitar Brasília, venha em junho. Além do clima perfeito, é tempo de festas juninas. Formada principalmente por imigrantes nordestinos, que trouxeram pro cerrado suas tradições, Brasília tem um calendário junino de dar inveja. Como as datas mudam a todo ano, pesquise calendários de festas de São João, que acontecem em clubes, igrejas e quadras.

As festas vão das mais simples e tradicionais às que são verdadeiros espetáculos com apresentações de danças e shows sertanejos. Aproveite para comer muitas comidas típicas do nordeste.

Parque Água Mineral, reserva ecológica com piscinas naturais. Boa pedida para os dias de calor em Brasília.

› Melhor época para conhecer destinos turísticos perto de Brasília

Sem chuvas e com clima mais agradável também no estado de Goiás, essa época entre maio e o início de agosto também é ideal para viajar ao redor do DF.

  • Caldas Novas: nada combina melhor com as águas quentes do que o friozinho do lado de fora, que é possível somente nessa época do ano.
  • Pirenópolis: o clima agradável é um convite para caminhar pelas ruas históricas de Piri e saborear algumas das melhores comidas típicas de Goiás.
  • Chapada dos Veadeiros: esse período entre a chuva e seca extrema é ideal para fazer as trilhar e nadar nas cachoeiras do parque nacional. Embora as águas dos rios estejam mais geladas ainda.
A menos de duas horas de Brasília, a histórica Pirenópolis merece uma visita de pelo menos uma noite.

› Época dos ipês em Brasília

No meio do ano, o cerrado se enche de cores com o florescimento dos ipês. Em Brasília há muitos deles, que fazem a alegria de moradores e visitantes. No DF, cada cor surge num momento diferente, nesta ordem:

  • Ipês Roxos – É o primeiro tipo de ipê a florescer no ano, geralmente no início de julho. Em 2021, as flores surgiram por volta do dia 10/7. Há uma boa concentração deles no Eixão Sul, na altura da SQS 203.
  • Ipês Amarelos – Florescem no início de agosto. Em 2021, reparei no primeiros no dia 5/8. No Plano Piloto, a maior concentração é na SQN 402, início da Asa Norte.
  • Ipês Brancos – Última espécie de ipês a florescer, o que ocorre geralmente entre o final de agosto e o início de outubro. O melhor lugar para vê-los é na SQN 211, onde foi criada a “avenida dos ipês”.

› Clima e outros meses em Brasília

Apesar do meio do ano ser ideal para fazer turismo em Brasília e região, nem todo mundo pode viajar somente nessa época. Por isso, comento também como são os outros meses em Brasília e o que esperar do clima por aqui, de acordo com histórico climático e experiências pessoais. Lembrando que previsão do tempo é uma ciência pouco exata.

Por exemplo, em 2017 choveu muito pouco no DF em novembro em dezembro. Já em 2018, começou a chover em agosto (o que é raro) e caiu um bom volume de água em novembro e dezembro, deixando o calor menos intenso e até fazendo frio em alguns dias.

  • Janeiro: mês mais chuvoso e segundo mês mais quente do ano. Muitos moradores viajando, então o trânsito fica bem melhor.
  • Fevereiro: mês mais quente do ano e chuvoso. Pode chover dias sem parar ou abrir um sol logo em seguida. Depende do ano.
  • Março: último mês de muitas chuvas. Tende a ser calor.
  • Abril: ainda chove um pouco e o clima começa a ficar mais agradável.
  • Maio: primeiras noites frias, dias ensolarados com temperatura amena. Quase não chove.
  • Junho: praticamente não chove e os dias e madrugadas frias combinam com as festas juninas.
  • Julho: é tempo de festas julinas! O clima segue bom para curtir a cidade.
  • Agosto: temperaturas agradáveis, mas as chuvas já começam a fazer falta. A umidade do ar preocupa. Dói pra respirar.
  • Setembro: catotas de terra se formam nas narinas. Muita gente já começa a sangrar o nariz. Nuvens de poeira. Tendência de calor infernal no fim do mês. Torça para chover.
  • Outubro: historicamente o início de outubro é terrível, ainda com clima seco e nuvens de chuva que insistem em não cair. Ventos de terra. No fim do mês já começa a melhorar.
  • Novembro: chuvas! Quanto mais, melhor pra umidade e para as temperaturas.
  • Dezembro: mais chuvas e menos calor. Cidade mais tranquila, pois sabe como é né, a esfera política já se mandou pra casa.

Então, se leu cada mês, já viu que é melhor evitar setembro e outubro em Brasília. Não tem época pior. O clima é realmente muito seco, nuvens de poeira e fuligem de incêndios pairam sobre a cidade.

É uma época que também não recomendo para visitar destinos próximos como Pirenópolis, Goiás e Chapada. Os dois primeiros por causa do calor e o último devido aos riscos de incêndios.

Pôr-do-sol em super quadra na Asa Norte de Brasília. Um show do cerrado.
Parque das Garças, no Lago Norte, um bom lugar para curtir o Lago Paranoá.

› Mais dicas de Brasília

Agora que você já sabe quando é melhor visitar Brasília, aproveite e confira também nossas dicas para que sua viagem seja muito mais proveitosa.

De pontos turísticos a dicas de restaurantes e atrações, veja também:

* Temperaturas e índices históricos em Brasília eu consultei nos sites Climate-Data.Org e INMET.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Aaa, senti falta de abordarem aquele espetáculo maravilhoso de ipês roxos, brancos e amarelos que ajudam a compensar a seca traumática… Tem também as paineiras, que “nevam” a cidade toda. Fora o pôr do sol de setembro e outubro que, por conta da poeira fina, fica um escândalo kkk. Dica para os visitantes nessa época: roupas leves, respiráveis e claras de algodão, de preferência com mangas dobráveis. Evita aquele calor “ardido” de quando bate o sol e vc pode dobrar quando quiser. Sombras no calor seco daqui são sempre agradáveis. Casaquinhos leves são bem-vindos, pq vc sai do calor e pega um ar condicionado nervoso nos lugares fechados, aumentando risco de sinusite (lembrar q tem poeira e pólen). Fora que a temperatura cai à noite. Hidratante pra tudo, inclusive pros lábios. Lavagem nasal com soro. Protetor solar sempre, por causa da altitude e da baixa umidade. Preparem-se para uma paisagem sépia e acobreada, pontuada de flores de ipês e céu claro. Época atípica e bela, hostil e poética, para os olhares mais atentos.

    1. Bem lembrado, Gi! Preciso falar qual a época de cada tipo de ipê. Esse ano os roxos começaram por volta de 10 de julho. Nas Dicas de Brasília eu já tinha falado sobre esse assunto. Obrigado pelo comentário!

  2. Estava procurando sobre quando vai acabar esse clima péssimo de calor e seca infinitos aqui em Brasília e achei você dizendo que o clima daqui é bom. Você tá é doido… nem no Saara deve ser tão ruim assim…. quando não tá chovendo violentamente, o que acontece até pouco durante o ano, pelo menos nos últimos, está uma seca braba e um sol ardido que até na sombra queima. Precisei comentar essa, pois estou indignado com o clima daqui hahaha.

    1. Fala Rafael! Hahahah.
      15% de umidade semana passada foi tenso né. Mas não dura muito…esse ano foi só um mês, entre agosto e setembro. Sobre o calor o calor, compara com outras cidades pra ver. No Sul, Porto Alegre passa fácil dos 40 ºC. Brasília é raro passar de uns 33 ºC. Aqui perto, Goiânia tá quase sempre uns 5ºC a mais que Brasília. Extremo aqui é mesmo só a seca…Bom, daqui a pouco tem as cigarras gritando, piora um pouco. kkkk. É ruim mas é bom.