Brasília é daqueles destinos que podem ser aproveitados o ano inteiro. Mas o clima excessivamente seco em alguns meses e o calor em outros, faz a Capital Federal ser mais agradável em certos meses do ano. O bom que é as melhores épocas em Brasília, são também as melhores épocas nos destinos turísticos ao redor, como Chapada dos Veadeiros, Caldas Novas e Pirenópolis.

Aliás, considero Brasília uma das cidades com melhor clima no Brasil. Aqui a temperatura raramente fica abaixo de 10 ºC ou acima de 30 ºC. E a gente chega a ficar enjoado (mentira) com a sequência interminável de dias lindos. Bom, pra aproveitar o melhor da capital, entenda quando é melhor viajar para Brasília.

A melhor época do ano em Brasília

A Igrejinha é parada obrigatória para quem gosta de Oscar Niemyer. Saiba mais sobre ela: 10 pontos turísticos essenciais em Brasília.

Se quiser visitar Brasília com um clima perfeito para o turismo, venha nos meses de maio, junho e julho. Nessa época, de outono e inverno, é raro chover e as temperaturas são muito agradáveis durante o dia, variando em média de 18 ºC a 25 ºC. À noite, faz um friozinho gostoso que varia, em média, entre 10º C e 18 ºC.

E o céu? O famoso céu de Brasília dá show o ano inteiro, mas é no meio do ano que ele fica ainda mais lindo. Raramente nublado e quase sem nuvens, o pôr-do-sol na capital é lindo de qualquer lugar.

Agora, se quiser escolher O MELHOR MÊS DO ANO para visitar Brasília, venha em junho. Além do clima perfeito, é tempo de festas juninas. Formada principalmente por imigrantes nordestinos, que trouxeram pro cerrado suas tradições, Brasília tem um calendário junino de dar inveja. Como as datas mudam a todo ano, pesquise calendários de festas de São João, que acontecem em clubes, igrejas e quadras. As festas vão das mais simples e tradicionais às que são verdadeiros espetáculos com apresentações de danças e shows sertanejos. Aproveite para comer muitas comidas típicas do nordeste.

Parque Água Mineral, reserva ecológica com piscinas naturais. Boa pedida para os dias de calor em Brasília.

Melhor época para conhecer destinos turísticos próximos de Brasília

Sem chuvas e com clima mais agradável também no estado de Goiás, essa época entre maio e o início de agosto também é ideal para viajar ao redor do DF.

  • Caldas Novas: nada combina melhor com as águas quentes do que o friozinho do lado de fora, que é possível somente nessa época do ano.
  • Pirenópolis: o clima agradável é um convite para caminhar pelas ruas históricas de Piri e saborear algumas das melhores comidas típicas de Goiás.
  • Chapada dos Veadeiros: esse período entre a chuva e seca extrema é ideal para fazer as trilhar e nadar nas cachoeiras do parque nacional. Embora as águas dos rios estejam mais geladas ainda.
A menos de duas horas de Brasília, a histórica Pirenópolis merece uma visita de pelo menos uma noite.

Clima e outros meses em Brasília

Apesar do meio do ano ser ideal para fazer turismo em Brasília e região, nem todo mundo pode viajar somente nessa época. Por isso, comento também como são os outros meses em Brasília e o que esperar do clima por aqui, de acordo com histórico climático e experiências pessoais. Lembrando que previsão do tempo é uma ciência pouco exata. Por exemplo, em 2017 choveu muito pouco no DF em novembro em dezembro. Já em 2018, começou a chover em agosto (o que é raro) e caiu um bom volume de água em novembro e dezembro, deixando o calor menos intenso e até fazendo frio em alguns dias.

  • Janeiro: mês mais chuvoso e segundo mês mais quente do ano. Muitos moradores viajando, então o trânsito fica bem melhor.
  • Fevereiro: mês mais quente do ano e chuvoso. Pode chover dias sem parar ou abrir um sol logo em seguida. Depende do ano.
  • Março: último mês de muitas chuvas. Tende a ser calor.
  • Abril: ainda chove um pouco e o clima começa a ficar mais agradável.
  • Maio: primeiras noites frias, dias ensolarados com temperatura amena. Quase não chove.
  • Junho: praticamente não chove e os dias e madrugadas frias combinam com as festas juninas.
  • Julho: é tempo de festas julinas! O clima segue bom para curtir a cidade.
  • Agosto: temperaturas agradáveis, mas as chuvas já começam a fazer falta. A umidade do ar preocupa. Dói pra respirar.
  • Setembro: catotas de terra se formam nas narinas. Muita gente já começa a sangrar o nariz. Nuvens de poeira. Tendência de calor infernal no fim do mês. Torça para chover.
  • Outubro: historicamente o início de outubro é terrível, ainda com clima seco e nuvens de chuva que insistem em não cair. Ventos de terra. No fim do mês já começa a melhorar.
  • Novembro: chuvas! Quanto mais, melhor pra umidade e para as temperaturas.
  • Dezembro: mais chuvas e menos calor. Cidade mais tranquila, pois sabe como é né, a esfera política já se mandou pra casa.

Então, se leu cada mês, já viu que é melhor evitar setembro e outubro em Brasília. Não tem época pior. O clima é realmente muito seco, nuvens de poeira e fuligem de incêndios pairam sobre a cidade. É uma época que também não recomendo para visitar destinos próximos como Pirenópolis, Goiás e Chapada. Os dois primeiros por causa do calor e o último devido aos riscos de incêndios.

Pôr-do-sol em super quadra na Asa Norte de Brasília. Um show do cerrado.
Parque das Garças, no Lago Norte, um bom lugar para curtir o Lago Paranoá.

Mais dicas de Brasília:

* Temperaturas e índices históricos eu consultei no site Climate-Data.Org.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários