As 10 cidades mais caras da América do Sul
Foi divulgado hoje o ranking mundial de custo de vida 2017 do site numbeo, que calcula o índice baseado em preços de itens como energia, restaurantes, cerveja, cinema, passagem de ônibus, aluguel e outros, enviados pelos próprios usuários. A lista é mundial, mas também pode ser dividida por continentes.
Aí corri logo pra ver o ranking de custo de vida da América do Sul. Lembrando que não é um ranking pra turismo, que considera apenas serviços específicos como hotéis e restaurantes.
Entre as 10 cidades mais caras do nosso continente, 6 estão no Brasil. E o mais interessante é que a cidade mais cara do país nem é uma capital. Outras 3 são destinos muito explorados aqui no Buenas Dicas. Vamos à lista!
10. Guayaquil, Equador
A maior cidade do Equador vê sua economia girar em torno do grande porto, mas o turismo vem aumentando sua importância. É uma forma diferente de ver o país, longe da altitude da Cordilheira dos Andes.
9. Recife, Brasil
As capitais do nordeste costumam liderar os rankings de cidades mais baratas do Brasil, tanto para morar quanto para viajar. Recife vai pela contramão, listada como a nona cidade mais cara da América do Sul.
- Veja também: Onde se hospedar no Recife
8. Porto Alegre, Brasil
A capital gaúcha é a única da região sul a ser listada entre as 10 mais caras do Brasil. Mas se olhar até a vigésima colocada, na lista aqui embaixo, vai encontrar Curitiba e Florianópolis. Apesar da presença no ranking, Porto Alegre é uma das capitais brasileiras mais baratas para fazer turismo.
- Veja também: Onde se hospedar em Porto Alegre
7. Santiago, Chile
A capital mais moderna da América do Sul é também uma das mais caras para viver. Para nós brasileiros, o turismo em Santiago encareceu nos últimos anos devido à desvalorização do real. Mas ainda é possível explorar a cidade de forma econômica, gastando até menos do que em alguns destinos pelo Brasil.
- Veja também: Dicas de viagem para Santiago do Chile
6. Buenos Aires, Argentina
Inflação, inflação, inflação. Enquanto o Peso Argentino fica cada vez mais desvalorizado, os preços em Buenos Aires se multiplicam. Quando o assunto é turismo, não se pode dizer que seja uma cidade cara para brasileiros, mas não é mais a pechincha de uns anos atrás.
- Veja também: Melhores pontos turísticos de Buenos Aires
5. Brasília, Brasil
Brasília e principalmente o Plano Piloto são lugares caríssimos para se viver. Inflacionada pelos altos salários dos servidores, a Capital Federal tem os aluguéis nas alturas e um dos piores e mais caros transportes públicos do Brasil.
- Saiba mais: 10 pontos turísticos imperdíveis em Brasília
4. São Paulo, Brasil
A maior economia do Brasil detém também um dos mais altos custos de vida da América do Sul. São Paulo é 4º cidade mais cara da América do Sul e a 301º mais cara do mundo. Ainda assim é um destino turístico econômico, principalmente por receber voos baratos das principais capitais brasileiras e ter boas hospedagens baratas.
- Entenda melhor: Onde se hospedar em São Paulo
3. Rio de Janeiro, Brasil
Viver em uma grande cidade e em meio a cenários de incrível beleza tem o seu preço. E ele pode ser bem salgado. A prova disso é o Rio de Janeiro, terceira cidade mais cara da América do Sul. Se você for GRINGO, então, pode saber que vai pagar o dobro por qualquer coisa.
2. Campinas, Brasil
Colada em São Paulo, Campinas ultrapassou “favoritas” como o Rio de Janeiro para se tornar a cidade mais cara do Brasil em 2017, além de ser a 295º mais cara do mundo.
1. Montevidéu, Uruguai
Quase 100 posições acima de Campinas no ranking mundial, Montevidéu levou fácil o “título” de mais cara da América do Sul. E quando o assunto é turismo, vale a pena ir até lá. Mesmo com um alto custo de vida, é possível explorar a capital do Uruguai sem gastar muito. O mais importante é analisar muito bem onde ficar em Montevidéu e ver todas as dicas de turismo no Uruguai aqui no Buenas Dicas.
Completam a lista de cidades mais caras da América do Sul
11. Florianópolis
12. Belo Horizonte
13. Curitiba
14. Quito, Equador
15. Cuenca, Equador
16. Lima, Peru
17. Caracas, Venezuela
18. Bogotá, Colômbia
19. Assunção, Paraguai
20. Medelin, Colômbia
21. Cali, Colômbia
Confira o ranking completo, por enquanto disponível somente em Inglês.
Créditos das fotos: Guayquil: Willliam / Campinas: Elson / Porto Alegre: Cristina Gehlen / Demais cidades da América do Sul: Buenas Dicas
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.