Sabe aquela expectativa de encontrar sempre um friozinho gostoso em Buenos Aires? A capital argentina não é assim o ano inteiro. Em alguns meses pode fazer mais de 40 ºC. Em outras épocas, os termômetros ficam abaixo de 0 ºC. Afinal, quando ir para Buenos Aires?

Já viajei para Buenos Aires em diferentes meses e estações do ano. E agora vou compartilhar algumas experiências e dados pra você entender qual a melhor época em Buenos Aires e quando viajar no clima ideal para você. Veja quando chove mais, quando faz calor, quando faz frio e quando é melhor para cada tipo de viagem. Então vem com a gente pra ver como é o clima em Buenos Aires em janeiro, julho, dezembro e nos outros meses do ano.

Antes de dar todos os detalhes, vou direto ao ponto: considero que a melhor época em Buenos Aires é o outono, especialmente o mês de abril. Na primavera, setembro também tem clima bom. Nesses meses chove de forma mediana e não faz calor ou frio extremo. Mesmo assim, são meses de baixa temporada. Bom pra encontrar a cidade mais vazia e os hotéis mais baratos.

(Em qualquer época do ano, é importante entender Onde é melhor se hospedar em Buenos Aires)

Fontes: Servicio Meteorologico Nacional e Wikipedia

 

Estações do ano em Buenos Aires

Assim como no Brasil e em todo o hemisfério sul, na Argentina e em Buenos Aires as estações do ano estão divididas assim:

• Primavera em Buenos Aires: 21 de setembro a 20 de dezembro

• Verão em Buenos Aires: 21 de dezembro a 20 de março

• Outono em Buenos Aires: 21 de março a 20 de junho

• Inverno em Buenos Aires: 21 de junho a 20 de setembro

 

Inverno: é quando faz frio e chove menos em Buenos Aires

Os meses de inverno são os mais gelados do ano na capital argentina. É também a época mais seca. Então, se quiser evitar chuvas, vai precisar encarar o frio. Em junho, julho, agosto e setembro, as temperaturas podem ficam abaixo de zero. (veja aqui dicas de inverno em Bsas)

No final de junho, já peguei 1 ºC em pleno centro de Buenos Aires, no meio da tarde. Então não pense que faz esse frio extremo somente à noite. Andar a pé com esse clima significa nariz escorrendo, boca trincada e pescoço gelado. É preciso estar bem agasalhado. Por isso, se for viajar essa época, escolha um bom hotel com calefação, aquecedor e boa vedação.

Mesmo com tanto frio, é possível que os termômetros ultrapassem os 20 ºC, caso venha uma onda de calor. Antes de viajar, fique da olho na previsão do tempo. Isso vai te ajudar a montar uma mala com roupas adequadas para todas as situações.

 

Verão: é quando chove mais e faz calor em Buenos Aires

Em outubro, apesar de ainda ser primavera, já começa a chover em maior volume em Buenos Aires. Em novembro chove ainda mais e o auge das chuvas é em dezembro e janeiro. Em fevereiro e março, também tem grandes chances de cair um temporal no meio da sua viagem. (Veja aqui dicas de verão em Bsas)

Exatamente nessa mesma época é quando faz mais calor em Buenos Aires. Dezembro e janeiro são os meses mais quentes do ano. Tanto que quem vai passar o reveillon em Buenos Aires sempre volta reclamando do calor. Além das temperaturas acima de 30 ºC e até de 40 ºC, a cidade é úmida e abafada.

Se for viajar nesses meses, faça uma mala com roupas leves e protetor solar. E prefira programas em lugares com ar-condicionado ou em lugar como a praia de Buenos Aires. Infelizmente esse clima de verão intenso não combina com carnes pesadas e pizzas. Em compensação, combinado com sorvete, então aproveite para conhecer as melhores sorveterias de Buenos Aires.

 

Outono ou primavera, qual a melhor época em Buenos Aires?

Por eliminação, depois de ver os meses de clima extremo, você viu que sobraram o outono e a primavera. São estações de clima mais ameno, chances medianas de chuvas e temperaturas agradáveis.

Particularmente, meu mês preferido em Buenos Aires é abril, no outono. A maioria dos dias é de sol e as tardes, com temperaturas por volta de 20 ºC, são perfeitas para caminhar e conhecer muitos pontos turísticos. E à noite o friozinho é um convite para comer bem (alguém mais pensou em parrillas?) e beber melhor ainda. Ideal para quem gosta de vinhos. E também para quem gosta de se vestir bem, afinal ninguém vai sair de bermuda e tampouco parecendo um esquimó. (Isso aí, caprichem nas botas e no cachecol).

Pode até chover em abril, mas geralmente são chuvas rápidas, com poucas chances de atrapalhar um dia inteiro de passeios. E a paisagem é linda, com árvores dispensando suas folhas, que enchem as ruas e calçadas.

Outro mês que também gostei muito de estar em Buenos Aires foi setembro. Costuma ser ligeiramente mais frio do que abril e com menos chances de chuva.

 

Respostas para dúvidas de clima e épocas do ano na capital argentina

Entendido o clima e as médias históricas, fica mais fácil responder as principais dúvidas que existem sobre quando ir para Buenos Aires. Selecionei abaixo as dúvidas mais comuns na internet, e vou responder rapidamente.

Quando é baixa temporada em Buenos Aires?

Visitada o ano inteiro, não existe uma definição exata de baixa temporada em Buenos Aires. Devido ao frio intenso do inverno, os meses de junho e agosto são menos procurados. Apesar de também ser gelado, o mês de julho recebe muitos turistas que aproveitam as férias escolares.

Quando é alta temporada em Buenos Aires?

Apesar do calor, o auge da alta temporada em Buenos Aires é nos meses de dezembro e janeiro, especialmente na semana do réveillon. Feriados nacionais e internacionais também são movimentados na cidade. Importante reservar hospedagem com antecedência.

Qual o mês mais frio em Buenos Aires?

Segundo registros históricos de clima, o mês mais frio do ano é julho, com temperatura média de 10,9 ºC e mínima recorde de –5 ºC.  Em segundo lugar, com média de 11,2 ºC, vem o mês de junho.

Qual a época mais barata para viajar a Buenos Aires?

Segundo a Revista Exame, que considerou gastos com passagem aérea, hospedagem e passeios, o mês de agosto é o mais barato para viajar a Buenos Aires. Já o mês mais caro é dezembro.

Pode nevar em Buenos Aires?

Não é impossível nevar em Buenos Aires, mas é muito raro. O último registro, segundo o G1, foi em julho de 2007. Antes disso, a última vez que Buenos Aires havia visto neve foi em 1918.

Então, se quer ver neve ou esquiar, melhor ir para destinos como Ushuaia, Bariloche, Mendoza e El Calafate.

E você, tem alguma dúvida ou experiência pra contar?

O clima é uma coisa doida imprevisível. Então, todo ano surgem novos tipos de experiências, mesmo em épocas similares. É possível, por exemplo, pegar só chuva ou dezembro, como encontrar lindos dias de sol implacável. E quanto mais histórias a gente junta, menos dúvidas os próximos viajantes terão. Mande sua experiência pelos comentários. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Boa viagem!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

Escreva seu comentário