11 dicas de ouro para sua viagem a Budapeste (2024)

Budapeste é uma das cidades mais bonitas do mundo e um destino imperdível na Europa. Com estas dicas de Budapeste, você planeja sua viagem da melhor forma possível.

Se você ainda não colocou Budapeste no seu roteiro na Europa, não perca tempo. A capital húngara vale cada segundo da viagem, e proporciona experiências que remontam períodos históricos que vão da Idade Média à Segunda Guerra Mundial. Tudo isso numa atmosfera moderna, segura e cosmopolita.

Finalmente realizei o sonho de conhecer Budapeste, e agora publico este artigo com dicas importantes para você também aproveitar ao máximo a capital da Hungria.

Budapeste: dicas para uma viagem perfeita

Fiz este guia com todas as dicas práticas para uma viagem confortável a Budapeste, na melhor ordem para facilitar o seu planejamento. Afinal, os primeiros passos são entender as temperaturas e a documentação, para então organizar o tempo de permanência, escolher o hotel e depois programar o roteiro e a médias de gastos, entre outras coisas.

Se ainda não comprou seu voo, veja preços de passagem para Budapeste, pesquisando simultaneamente nas principais cia aéreas do mundo, inclusive na Wizz Air, da Hungria.

Confira a seguir as dicas de viagem a Budapeste mais sinceras e originais que você verá, pois são baseadas numa vivência real na cidade, sem patrocínios e sem convites que possam influenciar nas opiniões.

1. Clima: Budapeste é melhor na primavera e no outono

As temperaturas em Budapeste são amenas nos meses de abril, maio, setembro e outubro. Essa é a melhor época para visitar a cidade, com temperaturas em média entre 7 ºC e 22 ºC.

Se não puder se planejar para ir nos melhores meses, pelo menos evite os piores: julho e agosto, quando o verão pode trazer as ondas de calor acima de 30 ºC, e janeiro e dezembro, meses mais frios do inverno, com temperaturas abaixo de zero.

Budapeste não é uma cidade chuvosa, então não precisa se preocupar muito com isso. De qualquer forma, veja o guia Quando ir a Budapeste, onde tem médias de chuvas e temperaturas.

2. Regras: seguro viagem obrigatório na Hungria

A Hungria faz parte do Espaço Schengen, junto a países como França, Eslovênia e Itália, entre outros. Como regra, é preciso ter seguro saúde para viajar à Hungria e demais membros do tratado.

  • O seguro precisa cobrir no mínimo 30 mil euros (ou o equivalente em outras moedas) em despesas médicas e hospitalares.
  • Faça um orçamento de seguro viagem e embarque devidamente segurado.

Assim você evite ser barrado na imigração na Europa e ainda poderá fazer consultas médicas e ter outras assistências durante a viagem.

Atente-se também à validade do passaporte: é preciso que valha por pelo menos 3 meses na data da sua partida do território europeu. Veja no MRE os detalhes das regras oficiais.

3. Quantos dias ficar: mínimo 4 noites em Budapeste

Como falei acima, Budapeste é uma cidade grande e com pontos turísticos distantes. E se não bastasse o tempo de deslocamento entre as atrações, há muito a ser visto em cada região.

Por isso, recomendo que você durma pelo menos 4 noites em Budapeste, para ter 3 dias inteiros de roteiro na cidade.

Foi exatamente esse período que eu fiquei, e deu tempo de ver os principais pontos turísticos.

Mas, se você quiser explorar mais a funda a capital húngara, pode ficar mais tempo. Por exemplo, num roteiro de 7 dias, poderá visitar as três principais termas e até fazer algum bate e volta a outra cidade, como as charmosas Szentendre e Gödöllő.

4. Câmbio: que moeda e cartão levar para Budapeste

A Hungria está na União Europeia, mas não faz parte da zona do Euro. A moeda oficial do país é Forint Húngaro (HUF).

Cotação de hoje: R$ 1 = 71 HUF = € 0,19

No Aeroporto de Budapeste, troquei alguns euros por HUF. A moeda europeia tem a melhor cotação nas casas de câmbio da cidade. Compensa mais do que levar Dólar ou Real.

Não precisei de dinheiro vivo para nada. Paguei todos os ingressos, passagens no transporte público, o hotel, restaurantes e compras no cartão de crédito. Levei meu Cartão Wise, que pode ser carregado em Forint Húngaro e cobra apenas 1,38% de IOF, bem menos que os 5,38% dos cartões convencionais.

Em nenhum momento realmente precisei do dinheiro em espécie. Tanto que, pouco antes de embarcar no trem de Budapeste para Liubliana, doamos os trocados para pedintes da estação.

5. Hospedagem: fique perto de uma estação do metrô de Budapeste

Budapeste é uma cidade grande e seus pontos turísticos estão bastante espalhados. Fica complicado explorar tudo a pé. Além disso, Uber não funciona na Hungria e táxi é muito caro, além do risco de golpes.

Mas não se preocupe, pois é muito fácil circular em Budapeste de metrô.

Por isso, a dica é se hospedar num dos Melhores Bairros de Budapeste, de preferência num hotel perto de uma estação de metrô.

Aqui vão três dicas de hotéis perto do metrô de Budapeste, ambos muito bem avaliados pelos hóspedes:

  • Exatamente ao lado de uma estação de metrô, o Danubius Astoria City é muito bem localizado e apresenta ótima relação custo-benefício. $$
  • Além de ser um dos melhores hotéis de Budapeste, o The Ritz Carlton fica bem um frente a uma estação de metrô. $$$
  • Com vista para o Rio Danúbio, no lado Buda da cidade, o Novotel Danube está a apenas 200 metros de uma estação do metrô de Budapeste. $$

6. Atrações: o que fazer em Budapeste

Não falta o que fazer em Budapeste. Entre edifícios monumentais e passeios que nos levam a épocas tão distintas como a Idade Média e a Segunda Guerra Mundial, alguns lugares se destacam.

• Mergulhe nas termas de Budapeste

Se tem uma coisa que é realmente imperdível em Budapeste, é visitar um complexo termal. Escolhi a Termas Széchenyi para conhecer, pois é a maior e mais antiga da cidade.

Visitar as piscinas de águas quentes de Budapeste é válido em qualquer época do ano, inclusive no inverno.

A entrada da Termas Széchenyi custa a partir do equivalente a 19 euros, e dá pra ficar o dia inteiro no local. Há grandes piscinas a céu aberto, e uma grande área coberta com saunas e piscinas de águas ainda mais quentes.

As outras principais termas de Budapeste são Termas Gellért, a Rudas fürdő e a Lukacs Baths. Antes de viajar, tirei algumas dúvidas no blog Vida Cigana, que tem um comparativo entre algumas termas.

• Visite a Ilha Margarida, no Rio Danúbio

Budapeste é cortada pelo Rio Danúbio, com belíssimas atrações em ambos os lados da cidade: o lado Buda e o lado Peste. O que nem todos os turistas visitam é a ilha que existe entre as duas partes de Budapeste, a exuberante Margit-sziget, a Ilha Margarida, em bom português.

Entre as atrações da Ilhas Margarida, estão seus jardins, repletos de flores na primavera, um parque de diversões e bosques de mata nativa.

É fácil ir e transitar na ilha. Vá pela ponte, que liga a Ilha Margarida a Buda e a Peste.

Chegando lá, você pode alugar bicicletas, carrinhos movidos a pedal ou simplesmente desbloquear uma patinete elétrica. Aliás, as patinetes estão disponíveis por toda a cidade.

• O Parlamento de Budapeste

Um dos edifícios mais impressionantes de toda a Europa é o Parlamento de Budapeste.

Inaugurado em 1904, a sede do poder legislativo húngaro tem 96 metros de altura e alicerces em ouro e pedras preciosas.

Em estilo arquitetônico neogótico, o Parlamento de Budapeste é o principal ponto turístico da cidade. Além de lindo por fora, e majestoso à noite quando visto todo iluminado da outra margem do Rio Danúbio, o parlamento pode ser conhecido por dentro.

A visita guiada ao Parlamento de Budapeste é um passeio de duas horas, que percorre o suntuoso interior do edifício.

E não deixe de caminhar pelo Lado Buda à noite, pois da outra margem do Rio Danúbio, a vista para o Parlamentos de Budapeste todo iluminado é de cair o queixo.

• Sapatos no Rio Danúbio

No inverno entre 1944 e 1945, quando a Segunda Guerra Mundial entrava em seu capítulo final, o Partido da Cruz Flechada-Movimento Húngaro, inspirado no nazismo, fuzilou mais de 3 mil pessoas às margens do Rio Danúbio, entre elas cerca de 800 judeus.

Para que seus sapatos não manchassem de sangue e pudessem ser vendidos, era preciso ir descalço para o fuzilamento.

Em 2005, essa instalação com 60 pares de sapatos de mulheres, homens e crianças, em ferro fundido ao chão, foi criada às margens do Rio Danúbio, a 200 metros do Parlamento de Budapeste. Um memorial para um dos momentos mais tristes da história de Budapeste

• Complexo Bastião dos Pescadores

Numa mescla dos estilos neogótico e neo-românico, o Bastião dos Pescadores é um monumento de 1902, construído para celebrar os mil anos do estado húngaro.

Seu nome (Halászbástya em húngaro) é uma homenagem aos pescadores que defendiam a região, um ponto estratégico na colina de Buda.

Se não bastasse a beleza do monumento, a vista é impressionante, alcançando o Rio Danúbio, o Parlamento de Budapeste e muito além.

Quer mais? No local também está a Igreja Matthias, erguida em 1474, em estilo gótico, no reinado de Matias I da Hungria, que se tornou rei com apenas 15 anos.

É possível visitar o interior da igreja o interior do templo e admirar a luz em seus vitrais, embora seja preciso comprar um ingresso.

Mas o melhor da igreja está do lado de fora: seu telhado multicolorido, formado pelas cerâmicas Zsolnay, um símbolo de Budapeste.

Dica valiosa: funcionam alguns bares ao longo da bastião. Fui ao Halászbástya Étterem, de onde se tem a melhor vista. Não paga para entrar, mas é preciso consumir para ter acesso a uma mesa.

• Melhores Ruin Pub em Budapeste

Aliada da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a Hungria foi bombardeada pelo Exército Vermelho, e então tomada pelos Soviéticos, o denominado Cerco a Budapeste.

Em Budapeste, muitos edifícios vítimas da guerra, hoje abrigam bares. Além de preservarem as ruínas, alguns desses locais ainda incrementaram a decoração com símbolos e objetos relacionados à União Soviética. São os Ruin Pubs.

Apesar de serem atualmente mais frequentados por turistas do que por húngaros, os Ruin Pubs de Budapeste são destaque na vida noturna da capital.

Segundo a Revista Time Out, estes são os melhores bares em ruínas de Budapeste em 2024:

  • Szimpla Kert, o maior e mais movimentado bar ruin bar da cidade. Um verdadeiro centro cultural.
  • Élesztőház, focado em cervejas artesanais produzidas na Hungria.
  • Kobuci Kert, funciona entre abril e setembro, sendo um ótimo lugar para curtir música ao vivo. Fica na região mais antiga da cidade, em meio a prédios de arquitetura comunista.
  • Doboz, ruin pub no estilo balada, com DJ e músicas ecléticas.
  • Kőleves, famoso pelos drinques e por ser mais frequentado pelos locais.
  • Instant-Fogas, um imenso ruin pub, que promove festas disputadas na cidade.

Para conhecer alguns dos melhores bares em ruínas de Budapeste, faça um pub crawl, uma curtição guiada pelos lugares mais animados da noite húngara. Ótima maneira de conhecer gente.

7. Transporte: como se deslocar em Budapeste

Golpes são comuns nos táxis em Budapeste. Uber não é permitido na cidade. Mas não se preocupe, pois dificilmente você vai precisar de carro.

O transporte público de Budapeste é excelente, com um eficiente sistema de metrôs, ônibus e bondinhos elétricos, que circulam por toda a cidade e sempre passam próximos aos pontos turísticos.

A passagem única custa 450 HUF, equivalente hoje a € 1,20.

Fica ainda mais barato se você comprar um cartão com 10 viagens. O mesmo tíquete é válido em ônibus, bonde e metrô. Estão à venda em máquinas nas estações de metrô, com menu em inglês, e o pagamento pode ser feito em cartão de crédito.

8. Preços: quanto gastar em Budapeste (2024)

Em comparação com a maioria das capitais o oeste europeu, Budapeste é uma cidade barata para viajar. Principalmente os custos com hospedagem, transporte e alimentação, são bem mais baixos do que em Paris e Roma, por exemplo.

Mas a capital húngara é mais cara do que as principais cidades turísticas da Polônia e até mesmo do que a Grécia. Cheguei a Budapeste logo depois de visitar Atenas, e principalmente os gastos com alimentação foram mais elevados.

  • Cidades muito mais caras do que Budapeste: Paris, Londres, Amsterdam
  • Cidades um pouco mais caras do que Budapeste: Praga, Viena, Berlim, Barcelona
  • Médias de preços similares a Budapeste: Lisboa, Bratislava, Zagreb
  • Cidades mais baratas do que Budapeste: Liubliana, Atenas, Cracóvia e Istambul

Fiz uma viagem confortável, mas sem luxos. Fiquei em hotel 3 estrelas e comi apenas em restaurantes bem avaliados. Cada diária do hotel para casal foi de € 90 e gastávamos em média € 15 por pessoa em cada refeição. Deslocamentos apenas de transporte público, como já mencionei acima, com passagem a € 1,20.

Considere também os gastos com ingressos de atrações, como de algumas termas, museus e palácios.

Mas é possível gastar muito mais ou muito menos. Há hotéis mais simples e hostels e custam a metade do preço. Gastos com alimentação também podem ser drasticamente reduzidos.

9. Roteiro de 3 dias em Budapeste

Aqui vai minha sugestão de roteiro para 3 dias em Budapeste. São 3 dias inteiros, ou seja, 4 noites e os dias de chegada e partida.

  • Dia 1 – Chegada em Budapeste. Aproveite esse dia para explorar os arredores do seu hotel e descansar.
  • Dia 2 – Vá direto ao Centro Histórico de Budapeste. Comece caminhando pela Orla do Rio Danúbio, passe pelo Memorial dos Sapatos e chegue ao Parlamento de Budapeste. Siga para as ruas internas do bairro Lipótváros até a Budapest Óriáskereke, a roda gigante da cidade. Perto dela está o centenário Café Gerbeaud. Com mais 10 minutos de caminhada, passando por praças e palácios, você chega à Sinagoga de Budapeste, no coração do bairro boêmio da cidade.
  • Dia 3 – Visite alguma das termas de Budapeste. Se for para a maior de todas, a Széchenyi, recomendo ficar no mínimo 4 horas no complexo, para relaxar nas piscinas.
  • Depois, explore o Parque da Cidade, ao redor das termas. E se quiser mais uma vista maravilhosa, suba no BalloonFly, o balão com listas vermelhas e brancas que enfeita o céu de Budapeste.
  • Dia 4 – Vá para o lado Buda, na outra margem do Rio Danúbio. De lá se tem a melhor vista do Parlamento de Budapeste. Mas não é só isso: visite a Citadella, fortaleza com importante papel na história militar de Budapeste, passe pelo Castelo de Buda e admire a vista e os monumentos do Bastião dos Pescadores.
  • Dia 5 – Vá com antecedência para o aeroporto ou estação de trem.

10. Vale a pena viajar a Budapeste?

Sem dúvidas!

Nessa última viagem à Europa, em que passei também por Turquia, Grécia, Itália, Alemanha, França, Eslovênia e Holanda, nenhum outro destino me surpreendeu tanto quanto Budapeste.

A capital da Hungria é uma cidade grandiosa como Roma, com a vantagem de custar menos e de ser bem menos visitada.

E Budapeste recebe voos das principais cias aéreas da Europa, inclusive da econômica Ryanair, e tem sua própria “low-coast”, a Wizz Air. Então, acesso não é problema.

O acesso por via terrestre, principalmente de trem, também é simples e barato.

Afinal, Budapeste está em localização estratégica na Europa, sendo um bom destino para compor diferentes roteiros.

11. Destinos para combinar com Budapeste

Budapeste cai como uma luva em várias ideias de roteiro pela Europa.

Nessa viagem, cheguei a Budapeste depois de visitar Istambul e Atenas, e depois segui de trem para Lubliana, na Eslovênia, e depois, também de trem, para Trieste, Veneza e Verona, na Itália, e depois para a Alemanha.

Mas há roteiros ainda mais fáceis de planejar. Por exemplo:

Berlim > Praga > Viena > Bratislava > Budapeste

Além de ser um roteiro relativamente barato, com viagens de trem rápidas, essa trajeto segue uma boa ordem cronológica, pois terminar em Budapeste é fechar com chave de ouro, na cidade mais bonita de todas.

Caso você queira se aprofundar ainda mais no leste europeu e nas histórias da Segunda Guerra Mundial, também é fácil combinar Budapeste com destinos na Polônia, como Varsóvia, Cracóvia e Katovice, essas duas últimas próximas a Auschwitz-Birkenau, o maior e mais terrível campo de concentração e extermínio operado pela Alemanha Nazista.

Continue planejando sua viagem a Budapeste e Europa

Aqui no blog tem muitas outras dicas de viagem a Budapeste e destinos ideais para completar seu roteiro.

Veja também:

Créditos: todas as imagens pertencem ao blog Buenas Dicas, protegidas por direitos autorais, e não podem ser reproduzidas sem a nossa autorização.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *