Passar o Carnaval em Buenos Aires é uma experiência fascinante. Primeiro, por conhecer o espetáculo das Murgas, grupos musicais de bairro que comandam a festa. Depois, mas não menos importante, porque não falta o que fazer em Buenos Aires, cheia de restaurantes, festas, shows de tango, pontos turísticos e outras atrações imperdíveis. Veja as dicas para o Carnaval 2016 em Buenos Aires.

• Reserve aqui seu hotel em Buenos Aires. Veja as ofertas do Booking.

Reserve passeios, shows de tango e experiências legais em Buenos Aires.

 

Como é o clima no Carnaval em Buenos Aires

Muy caliente. E eu não estou falando da sensualidade das portenhas. Buenos Aires realmente ferve no verão, que vai de dezembro a março. Pra piorar, o Carnaval de 2016 vai ser no início de fevereiro, quando a temperatura máxima alcança fácil os 38 ºC.

Então, antes de pegar todas as dicas de Carnaval em Buenos Aires, é bom entender um pouco o que fazer e o que esperar da capital argentina nos dias de calor. Pra isso veja o post Dicas de Verão em Buenos Aires. Se busca fugir com estilo do calor, veja 7 piscinas incríveis em Buenos Aires.

 

Onde ficar no Carnaval em Buenos Aires

CARNAVAL EM BUENOS AIRES

Se você viajar na sexta feira e ficar até a quarta-feira de cinzas em Buenos Aires, vai ter um tempo razoável pra conhecer a capital argentina. A dica é escolher um bairro mais tranquilo, pra realmente viver a essência de Buenos Aires. Dessa forma, reserve seu hotel em bairros bem localizados, mas sem muito apelo turístico, como Las Canitas e Palermo.

Veja hotéis em Palermo

Veja hotéis em Las Canitas

Mas se você quer estar perto de tudo, para poder economizar no táxi pras baladas e restaurantes, ou mesmo ir de metrô ou ônibus sem fazer muito conexões, o negócio é mesmo reservar sua hospedagem na Recoleta, no Centro ou mesmo em Puerto Madero.

• Reserve seu hotel na Recoleta, no Centro ou em Puerto Madero

• Veja os 7 melhores hostels de Buenos Aires em 2015

 

O que fazer no Carnaval em Buenos Aires:

Murga no bairro de San Telmo | Foto CC de azotedivinos

Assim como no Brasil, o Carnaval é feriado nacional na Argentina. Mas diferente daqui, por lá a vida segue como se fosse um feriado normal, sem a paralização nacional, sem o desfile de bundas e sem a mídia toda por conta de narrar as alegrias e tragédias da folia. O que não significa que o seu carnaval argentino deva passar em branco. Veja o que fazer para cair na farra, seja do jeito tradicional ou do jeito de sempre.

buenos aires capa

 

1. Murgas

As Murgas são a expressão mais típica da folia argentina, mas não são bloquinhos de carnaval, trios elétricos e nem produzem nada parecido com axé ou sertanejo universitário. O negócio delas é o Carnaval à moda antiga, ao estilo europeu. Até o ritmo desses grupos veio do velho continente, quando um grupo da Espanha chamado La Gaditana passou por Montevidéu e inspirou os Uruguaios a replicarem o estilo, principalmente em suas festas de Carnaval.

Aí, de Montevidéu a Buenos Aires foi um pulo. Hoje, as Murgas também estão presentes nos carnavais de Chile e Paraguai, com seus instrumentos de percussão como o bombo e adereços de Pierrô e Colombina, por exemplo, inspirados principalmente no Carnaval de Veneza, na Itália.

Onde assistir a uma Murga?

As Murgas costumam se apresentar em palcos fixos, mas também percorrem as ruas e avenidas. Nesse Carnaval 2014 em Buenos Aires, o roteiro delas já está definido. Nas principais ruas da cidade, inclusive próximas a pontos turísticos, você poderá ver como é o Carnaval conduzido por bandas de Murga como Resaca Murguera, La Gloriosa de Boedo, Los Elegidos del Dios Momo, Fantoches de Villa Urquiza e muitas outras.

Mais detalhes, como os dias de Carnaval em Buenos Aires que as Murgas se apresentam e por onde passam, você pode ver aqui.

 

2. Shows de tango

O doce de leite e as parrillas que me perdoem, mas não existe nada mais argentino do que o tango. As letras dramáticas e a dança sensual estão impregnadas por Buenos Aires, desde as bandas de La Boca aos canais de Puerto Madero, onde o tango foi inspiração para uma das pontes mais bonitas do mundo. E essa é uma das vantagens do Carnaval em Buenos Aires.

Pelo menos durante o Carnaval, troque o samba pelo tango e curta o show em algumas das principais casas de espetáculos de Buenos Aires, como:

Señor Tango

Café de los Angelitos

Esquina Carlos Gardel

 

3. Passeios de barco

Além dos bons museus e monumentos que você pode ver aqui no artigo Pontos Turísticos de Buenos Aires, a capital argentina proporciona passeios ao ar livre que são uma boa pedida para o verão. Então, pra enganar o calor, além de um bom sorvete artesanal, você pode literalmente embarcar nos seguintes passeios:

• Passeio de barco por Tigre e San Isidro

• Navegação pelo Río de la Plata

• Passeio de barco com jantar

 

4. Parques

Quando o sol der uma trégua, a dica é explorar alguns dos muitos parques de Buenos Aires, onde estão atrações famosas da cidade. Além dos Parques de Palermo, veja alguns parques e seus atrativos:

• Plaza Naciones Unida

É onde está a famosa Floralis Generica, aquela enorme escultura de metal em formato de flor, que está nas fotos de todo mundo que passa por Buenos Aires. Possui um extenso gramado e serve basicamente para tirar fotos mesmo. Fica na Recoleta.

• Plaza Francia

Recebe aos finais de semana uma tradicional feira de artesanatos, a Feria de Artesanos de Plaza Francia. Possui uma generosa variedade de árvores. Também fica na Recoleta.

• Parque Tres de Febrero

Formado por grandes “plazas”, verdadeiros parques cada uma, possui pontos turísticos como o Jardim Japones de Buenos Aires e o Planetario Galileo Galilei, além de uma linda vegetação.

 

5. Restaurantes

Uma vez em Buenos Aires, mergulhe nos pratos típicos da Argentina. Apesar de ter bons restaurantes de cozinha internacional, dedique-se mesmo às carnes e massas, incluindo aí uma centena de parrillas, pizzarias e pequenos bistrôs italianos.

Para entender melhor o que comer e onde comer em Buenos Aires, incluindo empanadas, restaurantes vegetarianos, comidas típicas e outras especialidades nacionais, leia este rápido guia do Buenas Dicas: Onde comer em Buenos Aires.

 

6. Bares e baladas

Bom, no Carnaval em Buenos Aires você pode fugir do samba, mas, mais cedo ou mais tarde, vai sentir falta de uma boa farra. Em Palermo, vá na Plaza Julio Cortázar, também conhecida como Plaza Serrano. Aos finais de semana ela abriga uma feira de arte e artesanato, mas quem manda ali é a galera nos bares e pubs ao seu redor, garantia de um bom agito, seja no Carnaval ou qualquer outra época do ano. E pra explorar as principais baladas de Buenos Aires de uma vez só, nada como um Pub Crawl.

 

7. Bate e volta ao Uruguai

Vale tirar um dia para fazer um bate e volta ao Uruguai. No país vizinho, o passeio mais rápido e simples de fazer é a Colonia del Sacramento, uma espécie de Paraty do Uruguai, com bons restaurantes, um lindo farol e construções históricas para explorar. A cidade tem um clima romântico, mas também merece a visita de famílias e solteiros.

Reserve aqui seu hotel em Buenos Aires. Veja as ofertas do Booking.

 

Carnaval em Buenos Aires é garantia de uma ótima viagem

buenos aires dicas

Como você viu acima, existe sim uma tradição de Carnaval na capital da Argentina, mas ela está longe de ser comparada ao amor brasileiro pela data, que fecha o comércio e faz os mais idiotas animados saírem caindo de bêbados pelas cidades.

Em Buenos Aires, o que vale é percorrer as centenas de excelentes restaurantes, curtir a tranquilidade dos parques e conhecer ou revisitar alguns pontos turísticos.

Além do carnaval, entenda como são outros feriados em Buenos Aires.  Veja o guia completo.

 

Nossos parceiros em Buenos Aires

Booking | O maior site de reservas do mundo tem centenas de hotéis, hostels e pousadas em Buenos Aires, muitos com ótimas ofertas.

Real Seguro Viagem | Compare preços de seguro viagem entre as maiores operadoras do mercado, com opções sob medida para a América do Sul.

Seguros Mondial Travel | Seguros viagem com ótimo custo-benefício

Get Your Guide | Reservas de passeios e experiências em Buenos Aires, como jantares, shows de tango e roteiros de bicicleta.

Carnaval popular em Buenos Aires | Foto CC do Ministério da Cultura da Argentina
Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

13 Comments

  1. Ola chegamos em buenos aires domingo dia 11. Segunda e terca encontraremos o comercio fechado? e quarta tambem é de cinzas? aguardo obrigada

  2. Elaine Carreiro responder

    boa noite, quero ir este ano no carnaval, alguém sabe se o comércio fecha segunda e terça. obrigada

  3. Pessoal, o post foi atualizado pro Carnaval 2016 em Buenos Aires, com novas dicas de lugares e atualização cambial, porque agora o real sai perdendo diante do peso argentino, mesmo com a cotação parecida.

  4. Boa tarde. Os museus abrem nos feriados de Carnaval? Eu havia programado pelo menos um a cada dia… Obrigada.

    • Bom, os pontos turísticos de Buenos Aires são a maioria a céu aberto. Os museus geralmente abrem todos os dias, como o Malba, que nos feriados funciona das 12h às 20h. Depende do que você pretende visitar, mas, como falei no post, o Carnaval em Buenos Aires não é tão intenso quanto o brasileiro. Assim, a vida segue normalmente.

  5. Thiago Silva responder

    Passar o carnaval em Buenos Aires está me parecendo uma boa alternativa pra fugir do cheiro de cachaça que vira o Brasil nessa época. Espero mais dicas!

    • Carnaval em Buenos Aires é garantia de um Carnaval pelo menos diferente. Sem falar que ainda dá pra curtir os pontos turísticos da cidade.

  6. Olá, parabéns pelo post. Você sabe dizer o que abre e fecha no carnaval em Buenos Aires?

    • Valeu, Alexandre! Bom, o carnaval em Buenos é menos intenso que aqui nesse ponto também. Geralmente só os banco que fecham, até porque todo mundo quer lucrar com o tanto de turista que chega. Ah, e diferente do Brasil, que o feriado de Carnaval é somente terça, na Argentina é segunda e terça, mas sem aquele meio feriado que temos na quarta-feira de cinzas.

Comentários