Carnaval em Buenos Aires

Apesar de estar pertinho do Brasil, o Carnaval em Buenos Aires é completamente diferente do nosso. Por isso mesmo, viajar para a Argentina nos dias de folia é uma boa forma de escapar da balbúrdia.

Mas Buenos Aires também tem eventos e celebrações de Carnaval, para aqueles que forem em busca de algum agito, como as Murgas, manifestação cultural de antigas colônias espanholas, como Argentina e Uruguai.

Entenda, a seguir, como é passar o Carnaval em Buenos Aires, quais são as principais celebrações argentinas nessa época e o que fazer durante sua viagem, seja para evitar as festas ou para conhecer as tradições carnavalescas portenhas.

Como é o clima no Carnaval em Buenos Aires

Muy caliente. E não estou falando da sensualidade das portenhas, e sim das temperaturas nos dias do Carnaval em Buenos Aires.

Afinal, o Carnaval ocorre sempre ou fevereiro ou março, meses de verão, sujeitos às terríveis ondas de calor que têm passado por Buenos Aires.

Então, assim como no Brasil, prepare-se para suar durante o período do Carnaval em Buenos Aires, mesmo que seja caminhando pelas ruas do centro histórico. No guia de quando ir para Buenos Aires, tem mais detalhes, temperaturas e médias de chuvas.

Onde se hospedar durante o Carnaval

O período de Carnaval não impacta de forma significativa os bairros de Buenos Aires. Por isso, os bairros de Palermo, San Telmo e Recoleta continuam a ser as melhores opções de hospedagem.

Devido ao calor, a dica é buscar um hotel necessariamente com ar-condicionado e preferencialmente com piscina. Por exemplo, o AQ Tailored Suites, entre a Recoleta e o Microcentro, uma excelente localização.

Devido ao grande fluxo de brasileiros para o feriadão, reserve com antecedência para encontrar vaga nos hotéis com melhor custo-benefício.

Nas dicas de onde ficar em Buenos Aires, detalhamos os principais bairros da cidade e sugerimos excelentes hotéis para hospedagem.

O que fazer no Carnaval em Buenos Aires

Assim como no Brasil, o Carnaval é feriado nacional na Argentina. Apesar do fechamento de parte do comércio e de alguns serviços, a vida segue como um feriado qualquer em Buenos Aires, sem música alta ou grandes aglomerações pelas ruas.

Aliás, o trânsito de carros também não sofre impactos como no Brasil, pois não há “bloquinhos” tomando conta de avenidas inteiras.

O que não significa que o seu carnaval em Buenos Aires vá passar em branco, pois sempre tem muito o que fazer na cidade.

Murgas no Carnaval em Buenos Aires

Assim como no Uruguai, as Murgas são a expressão mais típica da folia argentina. Mas não são bloquinhos de carnaval, trios elétricos e nem produzem nada parecido com axé ou sertanejo universitário. O negócio delas é o Carnaval à moda antiga, ao estilo europeu.

Murga no bairro de San Telmo

O modelo das Murgas veio do velho continente, quando um grupo da Espanha chamado La Gaditana passou por Montevidéu e inspirou os Uruguaios a replicarem o estilo, principalmente em suas festas de Carnaval.

Aí, de Montevidéu a Buenos Aires foi um pulo. Hoje, as Murgas também estão presentes nos carnavais de Chile e Paraguai, com seus instrumentos de percussão como o bombo e adereços de Pierrô e Colombina, por exemplo, inspirados principalmente no Carnaval de Veneza, na Itália.

Shows de tango

O doce de leite e as parrillas que me perdoem, mas não existe nada mais argentino do que o tango. As letras dramáticas e a dança sensual estão impregnadas por Buenos Aires, desde as bandas de La Boca, até os canais de Puerto Madero, onde o tango foi inspiração para uma das pontes mais bonitas do mundo.

E essa é uma das vantagens do Carnaval em Buenos Aires: viver a vida cotidiana, sem o que tudo no país gire em torno de um evento.

Passeios de barco

Além dos museus e monumentos que você pode ver aqui no artigo Pontos Turísticos de Buenos Aires, a capital argentina proporciona passeios ao ar livre que são uma boa pedida para o verão, inclusive nos dias Carnaval.

Então, pra enganar o calor, além de um bom sorvete artesanal, você pode literalmente embarcar em passeios que navegam pelo Rio da Prata nas regiões de Tigre e San Isidro.

Parques de Buenos Aires

Quando o sol der uma trégua, a dica é explorar alguns dos muitos parques de Buenos Aires, onde estão atrações famosas da cidade. Além dos Parques de Palermo, veja alguns parques e seus atrativos:

Plaza Naciones Unidas

É onde está a famosa Floralis Generica, aquela enorme escultura de metal em formato de flor, que está nas fotos de todo mundo que passa por Buenos Aires. Possui um extenso gramado e serve basicamente para tirar fotos mesmo. Fica na Recoleta.

Plaza Francia

Recebe aos finais de semana uma tradicional feira de artesanatos, a Feria de Artesanos de Plaza Francia. Possui uma generosa variedade de árvores. Também fica na Recoleta.

Parque Tres de Febrero

Formado por grandes “plazas”, verdadeiros parques cada uma, possui pontos turísticos como o Jardim Japones de Buenos Aires e o Planetario Galileo Galilei, além de uma linda vegetação.

Restaurantes portenhos

Uma vez em Buenos Aires, mergulhe nos pratos típicos da Argentina. Apesar de ter bons restaurantes de cozinha internacional, dedique-se mesmo às carnes e massas, incluindo aí uma centena de parrillas, pizzarias e pequenos bistrôs italianos.

Bares e baladas

Bom, no Carnaval em Buenos Aires você pode fugir do samba, mas, mais cedo ou mais tarde, vai sentir falta de uma boa farra. Em Palermo, vá na Plaza Julio Cortázar, também conhecida como Plaza Serrano.

Aos finais de semana ela abriga uma feira de arte e artesanato, mas quem manda ali é a galera nos bares e pubs ao seu redor, garantia de um bom agito, seja no Carnaval ou qualquer outra época do ano.

E o melhor: as músicas carnavalescas não dominam as caixas de som de todos os lugares, como infelizmente ocorre no Brasil.

Bate e volta ao Uruguai

Vale tirar um dia para fazer um bate e volta ao Uruguai. No país vizinho, o passeio mais rápido e simples de fazer é a Colonia del Sacramento, uma espécie de Paraty do Uruguai, com bons restaurantes, um lindo farol e construções históricas para explorar. A cidade tem um clima romântico, mas também merece a visita de famílias e solteiros.

Afinal, vale a pena passar o Carnaval em Buenos Aires?

Para quem quer fugir do tumulto do Carnaval no Brasil, viajar a Buenos Aires é uma boa opção. Para esse público, a maior vantagem é não encontrar um bloquinho de rua.

O único porém é o clima, pois os meses de Carnaval (fevereiro ou março) são de verão e possíveis ondas de calor e muitas chuvas em Buenos Aires.

Carnaval popular em Buenos Aires | Foto CC do Ministério da Cultura da Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários

  1. Ola chegamos em buenos aires domingo dia 11. Segunda e terca encontraremos o comercio fechado? e quarta tambem é de cinzas? aguardo obrigada

  2. Elaine Carreiro disse:

    boa noite, quero ir este ano no carnaval, alguém sabe se o comércio fecha segunda e terça. obrigada

  3. Pessoal, o post foi atualizado pro Carnaval 2016 em Buenos Aires, com novas dicas de lugares e atualização cambial, porque agora o real sai perdendo diante do peso argentino, mesmo com a cotação parecida.

  4. Boa tarde. Os museus abrem nos feriados de Carnaval? Eu havia programado pelo menos um a cada dia… Obrigada.

    1. Lena, lembrando que feriado de Carnaval mesmo, só a terça-feira. Sábado, domingo e segunda são normais em Buenos Aires.

  5. o comercio em geral funciona na segunda e terça de carnaval?

  6. O comércio e pontos turísticos fecham durante o carnaval?

    1. Bom, os pontos turísticos de Buenos Aires são a maioria a céu aberto. Os museus geralmente abrem todos os dias, como o Malba, que nos feriados funciona das 12h às 20h. Depende do que você pretende visitar, mas, como falei no post, o Carnaval em Buenos Aires não é tão intenso quanto o brasileiro. Assim, a vida segue normalmente.

  7. Thiago Silva disse:

    Passar o carnaval em Buenos Aires está me parecendo uma boa alternativa pra fugir do cheiro de cachaça que vira o Brasil nessa época. Espero mais dicas!

    1. Carnaval em Buenos Aires é garantia de um Carnaval pelo menos diferente. Sem falar que ainda dá pra curtir os pontos turísticos da cidade.

  8. Olá, parabéns pelo post. Você sabe dizer o que abre e fecha no carnaval em Buenos Aires?

    1. Valeu, Alexandre! Bom, o carnaval em Buenos é menos intenso que aqui nesse ponto também. Geralmente só os banco que fecham, até porque todo mundo quer lucrar com o tanto de turista que chega. Ah, e diferente do Brasil, que o feriado de Carnaval é somente terça, na Argentina é segunda e terça, mas sem aquele meio feriado que temos na quarta-feira de cinzas.