|

Relato de viagem para San Andrés

Aqui vai o relato de viagem para San Andrés da leitora Priscilla Reis, que curtiu esse paraíso em agosto de 2018. Ela se hospedou perto da praia, fez os melhores passeios, tirou lindas fotos da ilha e ainda passou uma noite em Providência. Tem muitas dicas úteis pra quem ainda está planejando a viagem.

E se você também tem um relato de viagem ou qualquer dica de San Andrés, também mande pra gente, para o email buenasdicas@gmail.com. Assim você ajuda outros viajantes a planejar uma viagem tão incrível quanto a sua. Caso tenha alguma dúvida, é só perguntar, utilizando a parte de comentários no final do post.

(Antes de embarcar, leia nossas 15 dicas de viagem para a Colômbia)

Uma incrível viagem para San Andrés, por Priscilla Reis

Viajamos para San Andrés no dia 06 de agosto e ficamos lá mais de uma semana, até o dia 14 de agosto. O lugar é lindo, o mar é perfeito com vários tons de azul, fiquei apaixonada. Não achei a ilha tão simples assim como falam. Têm de tudo, muitas lojas, farmácia etc.

Viagem, vista do avião, câmbio e guia turístico

Fomos pela Copa e tinha a tarjeta aqui em Guarulhos e acabamos comprando aqui mesmo, mas estávamos levando dólar para comprar no Panamá. Quando chegamos no Panamá procurei uma casa de cêmbio e não achei a cotação boa para trocar por COPs, então combinei com o Diego Olsen para que ele me buscasse no aeroporto e ele trocou o dinheiro pra mim (pelo menos para almoço) já que eu enviei todo o dinheiro pela Western Union e já ganhei o chip Movistar de cortesia. Sem dúvidas é a melhor forma de levar dinheiro para lá, mas cuidado para o nome não ficar invertido senão não consegue sacar de jeito nenhum e chegue cedo porque tem fila.

Na chegada não vi do avião aquela vista bonita que todos falam mesmo, sentando na direita. Fiquei triste, mas a vista da volta compensou muito. Quando chegamos, estava nublado e tinha acabado de chover, mas o tempo na ilha é doido, faz muito calor e no dia seguinte já estava sol.

Encontramos o Diego no mesmo dia à tarde para fecharmos os passeios e ele é sensacional, nos ajudou muito lá. Vejo poucas pessoas reclamando dele, mas eu vi que o trabalho dele lá é super corrido e ele atende muita gente, então temos que ter um pouco de paciência e sempre enviar mensagem pra ele no whatsapp de manhã e a noite para confirmar os passeios do dia seguinte e ele sempre respondia prontamente. Super indico!

Nosso hotel em San Andrés

Nos hospedamos no Hotel Blue Emerald Inn. A localização é perfeita, no centro e a uma quadra da praia. O hotel servia café da manhã no quarto e tinha 4 opções para escolher, achei razoável. Nosso quarto não tinha janela, mas o ar funcionava bem e as roupas secavam, tinha um frigobar enorme e água quente no chuveiro (essencial pra mim). Apenas as roupas de cama e toalhas que não eram sempre trocadas, tive que pedir às vezes.

Piscina do Hotel Calypso, em frente à praia praia principal de San Andrés, onde passei a última noite. Para mais dicas de hospedagem, leia o post Onde Ficar em San Andrés.

Atividades e melhores dias para fazer passeios

Dica: evitem os lugares mais bonitos no final de semana. Fui na Isla Acuario dia de semana e estava maravilhoso. Já no final de semana, estava cheio e a água um pouco turva. Se possível, façam os principais como Johnny Cay, Acuario e Volta à Ilha durante a semana e deixem os outros dias para parasail, praia do centro (Spratt Bight), snorkel na barreira de corrais, jetski, entre outros.

Além dos principais, fiz o passeio de Ponton (tipo uma lancha) com o Diego, foi maravilhoso, indico muito esse passeio. Passa por estrelas do mar, mangue, acuario, águas brancas e outros e o pessoal é super animado. Esse passeio tem que ser feito o dia todo, passa com calma nos lugares, um mais lindo que o outro.

Fiz snorkel na barreira de coral com o Fernando Mancera. Ele é uma pessoa que se preocupa com a natureza, é super paciente. Ele agenda apenas dois casais por horário. Ficamos mais de uma hora e meia no mar, vimos tubarão, arraias, estrela e foi sensacional. Compramos as fotos que ele faz também, ficaram lindas.

Não fomos na boate Coco Locos porque ficamos cansados todos os dias e à noite comprávamos cerveja no Mickey Mouse e ficávamos tomando lá no centro com outros brasileiros. (Mais dicas de atividades no post O que fazer em San Andrés)

Ida de avião para Providência

Fomos para Providencia de avião. O hotel guardou as malas e  deu uma dica preciosa: guardem a tarjeta porque eles pedem na ida e na volta de Providencia. Fui no voo de manhã e voltei no dia seguinte à tarde, pela Searca. O guia Jhonatam comprou a passagem pra mim meses antes. Um táxi nos levou até ele, e acabamos fechando um barco para dar volta na ilha e conhecer todas as praias. Apenas eu e meu marido, pois não encontramos ninguém para dividir. Cayo Cangrejo é perfeito.

Compras e gastos em San Andrés

Aproveitando que San Andrés e zona franca compramos mala de viagem, chocolates, bebidas, protetor, chocolate e perfumes, que são muitos baratos em San Andrés. Comprei originais na La Riviera e Madeira Madeira. O Duty free do aeroporto de SA na volta também é bom, mas como sou ansiosa, comprei na ilha mesmo. Pedi desconto e ficou quase o mesmo preço.

Gastos: eu e meu marido fizemos uma conta de 250 mil COPs de comida e bebida por dia.

No final sobrou dinheiro, mesmo almoçando e jantando fora todos os dias e em todos os restaurantes indicados, como o La Regatta. Enfim, torramos tudo na ilha mesmo.

E você, também tem dicas de San Andrés para compartilhar?

Todo dia surge uma dúvida nova sobre San Andrés aqui no blog. Por isso, é legal ter vários pontos de vista pra mostrar. Se você também fez uma viagem para SA e gostaria de ajudar outros viajantes, seja com fotos, planilhas de gastos, dicas de restaurantes, hotéis ou passeios, mande seu relato para buenasdicas@gmail.com. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar. Respondo sempre o mais rápido possível. Boa viagem!

Todas as nossas dicas de San Andrés:

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários

  1. Tivemos uma pessiam experiencia col a agência San Andres com Diego. Este cara é golpista e charlatão, não comprem nada com ele ou se não seu sonho de conhecer San Andres irá virar pesadelo.

    1. Nivaldo Martins disse:

      Fala Leandro! Você chegou a fazer a viagem? Se puder contar melhor aqui o que ocorreu, pode ajudar de alguma forma os próximos viajantes.

      1. Leandro Lupianez Peralta disse:

        Olá Nivaldo, boa tarde!
        Sim, fiz a viagem… Porém todos os pacotes fechados com a agência San Andres com Diego deu errado, ele cobra o dobro de qualquer outro lugar, o barco que realizamos o passeio caindo os pedaços, superlotados, a Mulle que alugamos com ele quebrada.. Enfim, horrível… O lugar é incrível mas não comprem com o Diego, caso contrário terão problemas.

  2. Oi Nivaldo td bem? Sobre os equipamentos pra mergulho (máscara, snorkel e sapatilhas) vc tem uma ideia do preço por lá? Vale a pena comprar no Brasil?

    1. Oi Carol. Eu comprei tudo em Cartagena, mas olhei preços em San Andrés e estava na mesma faixa. Já convertendo pra reais, sapatilhas e óculos de mergulho mais simples custam em média R$ 20 cada. Não lembro preço exato do snorkel, mas era um pouco mais caro do que isso, algo como R$ 40 o mais barato.

  3. Olá!
    Sobre o passeio à Providencia, você colocou aqui que ficou uma noite lá. Nesse caso, a hospedagem do local onde passa a noite é incluída no valor do passeio? E esta noite que ficou lá, você pagou normalmente no hotel onde estava em San Andres? Caso, opte por fazer o passeio bate-volta, você acha que é possível e suficiente para conhecer a ilha? E mesmo bate-volta, tem de avião ou somente catamarã?
    Obrigada!

    1. Olá, Jaqueline. Esse é um relato de viagem de leitor do blog. Mas é funciona assim: você pode comprar pacote com voo e hospedagem, mas também pode reservar cada parte por conta própria. Se for a Providencia pra passar uma noite, melhor fazer checkout no hotel em San Andrés, pra não pagar diária à toa. Então faça as reservas considerando essa noite fora. Melhor passar pelo menos uma noite e, se possível, duas. Nessa relato de Férias na Colômbia, a leitora se arrepende de ter passado mais tempo em San Andrés do que em Providencia. Lá também tem dicas sobre onde comprar as passagens e de hotel em Providencia.

  4. Boa tarde!

    Tem como passar o telefone de contato do guia Jhonatam e do Diego

    Obrigado.

    Luciano

    1. Olá, Luciano. O contato do Diego é o perfil no facebook, que está linkado no nome dele. Já o contato do Luciano a leitora que enviou o relato não informou.