Só a Itália proporciona experiências gastronômicas como provar um filet à parmegiana em Parma, uma calabresa na Calábria, uma pizza napolitana em Nápoles e um macarrão à bolonhesa em Bolonha. E foi esse último o prato que eu provei na cidade de origem.

Passei somente uma tarde em Bolonha, aproveitando que a cidade é meio caminho entre Florença e Veneza. E meu principal objetivo por lá não podia ser mais bobo: eu realmente queria comer uma espaguete à bolonhesa em Bolonha, cidade também conhecida por la grassa, ou seja, A GORDA, pela quantidade e pela qualidade das suas comidas.

Pontos turísticos de Bolonha? Não, obrigado.

Nem me programei para conhecer nada. Se esbarrasse em algum monumento, tudo bem, até tiraria uma foto. Mas meu foco em Bolonha era o almoço e nada mais. E como euro não dá em árvore e só tenho um estômago, pesquisei com exaustão para encontrar o restaurante que me faria o mais perfeito espaguete à bolonhesa em Bolonha.

 

Bolonhesa italiano x bolonhesa brasileiro

fettuccine

Nessas buscas, descobri que o molho “bolognese” original é muito diferente do brasileiro. Aqui, é simplesmente carne moída com molho de tomate. Na Itália e, principalmente em Bolonha, trata-se de um molho à base de ragú: carne cozida, a ponto de se derreter junto ao tomate que também vai na receita. Descobri também que na Itália o ragú vai melhor fettuccine, aquela massa comprida como um espaguete, mas totalmente achatada.

 

Onde comer bolonhesa em Bolonha?

Foi essa a pergunta que mais fiz ao google, ao Tripadvisor e aos guias que eu tenho da Itália. Resolvi acreditar em um dos mais conhecidos guias de viagem, o Lonely Planet. A dica mais consistente que encontrei por lá, no livro impresso do Lonely Planet, foi o restaurante Trattoria del Rosso. Não tenho mais o livro (cachorro comeu), mas a versão virtual do Lonely Planet também indica o restaurante, embora bem mais moderada nos elogios. Olha o que eles falam:

“The Rosso, considerada a trattoria mais antiga da cidade, é um grande exemplo do que eles fazem tão bem em Bolonha.  Movimentada, serve porções saudáveis de estilo caseiro por um preço honesto. Incluindo primeiro e segundo prato, além de água e café, a refeição sai por 10 euros.” (Mais aqui)

 

Afinal, como foi comer um bolonhesa em Bolonha?

bolonhesa-bolonha-massa

Um fiasco. Paguei mesmo os 10 euros ditos pelo Lonely Planet, mas somente pelo prato de fettuccine. Os acompanhamentos grátis eram apenas para o prato do dia.

Em primeiro lugar, o atendimento no restaurante é péssimo, bem ao estilo italiano. Dicas zero e simpatia zero, tudo isso pagando 30% de serviço.

Em segundo, meu tão esperado prato de bolonhesa em Bologna chegou frio, bem menor do que o esperado e com uma quantidade ridícula de ragu. E o pouco de molho que tinha, era 90% uma coisa aguada, 10% carne, como você pode ver na foto. Bem abaixo do padrão da boa e velha bolonhesa brasileira.

 

Estou criticando a culinária italiana?

Jamais. Me senti em casa na Itália, muito bem tratado pela culinária local. 9 em 10 pizzas estavam incríveis. Comi a melhor lasanha da minha vida em Veneza. Me derreti pelos sorvetes e tive a sorte de encontrar a melhor sorveteria da Itália em Nápoles. Só tive esse revés com o bolonhesa em Bolonha, mas as outras cidades da Itália com nome de comida que me aguardem. I WILL BE BACK. PREGO!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

3 Comments

Comentários