5 destinos para viajar em janeiro na América do Sul

Janeiro é início de verão na América do Sul. O que significa calor e chuva em muitos destinos. Mas é possível encontrar clima agradável em vários lugares. Afinal, para onde viajar pela América do Sul em dezembro? Confira os melhores destinos.

Entre os destinos escolhidos, estão grandes cidades, montanhas e até praias de lagos vulcânicos. O que mostra a diversidade da América do Sul inclusive em dezembro. Janeiro é alta temporada praticamente no mundo inteiro, devido às férias escolares e feriado de Ano Novo. Para tentar fugir um pouco da superlotação e dos preços altos, melhor evitar a primeiro semana do ano ou reservar tudo com muito antecedência.

Para onde viajar na América do Sul em outros meses

Janeiro  • JunhoJulhoDezembro

Para onde viajar em janeiro na América do Sul

Selecionei apenas destinos internacionais, em outros países do nosso continente, como Chile, Argentina, Peru e Uruguai. Agora vem conhecer o que há de melhor para o turismo na América do Sul em janeiro.

Se sua ideia é explorar nosso país, veja o artigo Melhores destinos do Brasil em Janeiro, onde listamos quais são as praias e outros lugares com melhor clima para o turismo no primeiro mês do ano.

1. Pucón, Chile – Praias e vulcões

No sul do Chile, a charmosa Pucón é considerada a capital dos esportes de aventura no país. É um destino de belas atrações naturais, como cachoeiras, rios perfeitos para a prática de rafting e lagos como o Villarrica e o Caburgua, onde banhistas e velejadores aproveitam o suave calor do verão. E janeiro é uma ótimo época para fazer a subida as Vulcão Villarrica.

2. Punta del Este e Cabo Polonio, Uruguai – Ostentação ou natureza?

Luxo, praias, jogatina e festas sem hora para a acabar. Se você gosta dessa combinação, não tem destino melhor em janeiro do que Punta del Este. Com o verão soprando ar quente nas praias do Uruguai, a cidade preferida do Amaury Jr fica lotada. Se você não gosta de ostentação, vá direto para Cabo Polonio, vila de praia rústica um pouco mais ao norte.

3. El Calafate e Ushuaia, Argentina – Lagos e geleiras

Um dos lugares mais bonitos da América do Sul está em El Calafate: o Glaciar Perito Moreno. E janeiro, auge do verão, é um dos melhores meses para assistir ao espetáculo dos blocos de gelo que caindo no lago. Também é a estação ideal para fazer a famosa caminhada sobre o glaciar. Ainda mais ao sul, Ushuaia tem dias longos e temperaturas menos gélidas, o que é ótimo para fazer trekking e passeios de barco.

4. Cartagena e San Andrés, Colômbia – Praias em ritmo caribenho

A dobradinha pelo Caribe Colombiano vai muito bem em janeiro. O calor cruel em Cartagena, mas a chance de chuva é quase zero e as praias das Islas Rosário, de um azul inacreditável, são o remédio perfeito. Além de ter intensa vida cultural e noturna. No quesito praias, San Andrés é ainda melhor, além de ser zona livre de impostos, ótimo para compras de importados. Aproveite que são os destinos mais baratos dessa lista e é fácil montar um roteiro pela região.

5. Lima, Peru – Gastronomia e cultura

O clima no Peru tem algumas particularidades. Enquanto Cuzco e Machu Picchu estão embaixo de chuvas torrenciais, a capital Lima segue com clima seco e temperaturas agradáveis. Além de explorar as praias da região, você pode se dedicar à gastronomia da cidade, onde estão alguns dos melhores restaurantes da América do Sul e do mundo.

Mais destinos para viajar em janeiro pela América do Sul

Uma das regiões em alta em janeiro é a Patagônia, no sul da Argentina e do Chile. Além dos destinos aqui citados, como Pucón, Ushuaia e El Calafate, você também pode aproveitar para conhecer lugares como Punta Arenas, Puerto Natales, Torres del Paine, El Chaltén, Bariloche, Puerto Varas, Puerto Montt, Villa la Angostura e San Martín de los Andes, entre outras.

Se pensa conhecer as Melhores Praias do Uruguai, a dica é alugar um carro e aproveitar que é verão para conhecer Punta del Diablo, La Pedrera e a luxuosa José Ignacio.

Lembrando que o calor em janeiro é cruel em Buenos Aires, Montevidéu e Santiago, você pode ir em busca de clima mais agradável em capitais nas altitudes da Cordilheira dos Andes, como Bogotá e Quito. A exceção é La Paz, que apenas do frio garantido, vive uma época chuvosa em janeiro.

E se busca as melhores praias da América do Sul em janeiro, além do Caribe, a dica é ficar pelo nordeste brasileiro, em destino como Natal e João Pessoa, indicados na seleção de onde viajar pelo Brasil em Janeiro.

Busca mais dicas de viagem pela América do Sul?

Então você está no lugar certo. O Buenas Dicas é o blog especializado em América do Sul e aqui você encontra guias completos sobre os principais destinos entre a Patagônia e o Caribe. E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar. Eu respondo sempre o mais rápido possível. Boa viagem!

Viaje com tudo reservado

Descontos para você economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Olá! Boa tarde!
    O que você indica de viagem em janeiro (praia). Pode ser Brasil ou América do Sul. Não queria nenhum lugar lotado (nada fácil para janeiro, né?).
    Seria para um casal, 1 criança de 8 anos e outra de 13 anos.
    Aguardo sugestões.

    Obrigada,
    Juliana