13 melhores destinos em dezembro – Brasil e América do Sul
Dezembro marca a transição da primavera para o verão na América do Sul. É um mês quente e chuvoso em importantes destinos turísticos no Brasil e países próximos.
Mas é possível encontrar clima ameno em alguns destinos, e até lugares onde faz frio em plena estação mais quente do ano.
Entenda para onde é melhor viajar em dezembro pela América do Sul e também para onde NÃO ir, devido principalmente ao clima severo.
Entre os melhores destinos de dezembro no Brasil e na América do Sul, estão grandes cidades, praias e muita natureza.
Para onde viajar em dezembro?
Confira a seguir quais são os melhores destinos de viagem em dezembro, considerando o Brasil e a América do Sul. Um continente inteiro de paisagens fantásticas e cidades vibrantes.
Dica importante: para evitar preços mais altos, hotéis lotados (pesquise preços) e filas nos pontos turísticos, evite viajar na última semana de dezembro, na semana entre Natal e Réveillon. Vá no início do mês.
Melhores destinos da América do Sul em dezembro
Primeiramente, as dicas de destinos na América do Sul em dezembro, espalhados por Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, com excelente clima nessa época.
1. Litoral do Uruguai
Para quem gosta de praia, dezembro é um dos melhores meses para encarar as águas geladas ao sul do Brasil. A dica é alugar um carro em Montevidéu e percorrer algumas das 10 melhores praias do Uruguai. Por exemplo, vivencie o agito de Punta del Este, o luxo de José Ignacio e o clima alternativo de Cabo Polonio.
2. Patagônia – Argentina e Chile
A Patagônia é imensa, abrangendo boa parte dos territórios de Argentina e Chile. E dezembro é um ótimo mês para conhecer as belas cidades e fazer esportes de aventura sem passar tanto frio. As temperaturas variam bastante. Por exemplo, em destinos famosos como El Calafate, no Chile, e Bariloche, na Argentina, espere encontrar médias por volta de 10 ºC.
3. Caribe – Colômbia
A Colômbia tem algumas das mais belas praias do Caribe. Em dezembro as chuvas e o calor diminuem tanto em Cartagena quanto em San Andrés e Providência.
Por isso, o clima é ideal para o início da alta temporada de verão e bom também para quem pensa em curtir o Natal e Réveillon nas belas praias do Caribe Colombiano. E se fizer conexão em Bogotá, pode descer e passar alguns dias, aproveitando que chove pouco na capital em dezembro.
4. Lima – Peru
Assim como em Janeiro na América do Sul, o mês de dezembro é uma ótima época para desbravar Lima, a capital do Peru. De clima seco e estável o ano todo, Lima tem vida própria para o turista, com ótimos restaurantes e passeios pelas praias.
Mas o clima chuvoso nos Andes Peruanos pode atrapalhar uma esticada até Machu Picchu. Então, aproveite o clima bom no entorno de Lima e faça passeios como o tour a Paracas e Huacachina, passando por desertos e avistando leões-marinhos.
5. Ilha de Páscoa – Chile
Longe do calor sufocante de Santiago em dezembro, a Ilha de Páscoa é um ótimo destino chileno no último mês do ano. Com temperaturas médias acima de 20 ºC e poucas chances de chuvas, o clima favorece quem pensa em nadar nas águas geladas no Pacífico.
E, vale mencionar, a ilha tem algumas das melhores praias do Chile, além de grande riqueza histórica e cultural, com destaque para a presença dos misteriosos Moais.
Melhores destinos do Brasil em dezembro
Continuando a lista, estas são nossas dicas de destinos com ótimo clima no Brasil no mês de dezembro. Incluindo, depois da lista, as melhores praias da época, que marca o início da alta temporada de verão em importantes destinos no litoral do Nordeste, do Sudeste e do Sul.
Aliás, opção de lugar para viajar pelo Brasil em dezembro não faltam, pois o calor e os muitos dias de sol são um convite para viajar. Mas, é claro, tenha atenção às chuvas e às nossas dicas sobre os melhores destinos de dezembro no Brasil:
6. João Pessoa, Paraíba
A região de João Pessoa está com ótimo clima em dezembro. Além disso, a capital da Paraíba é um destino barato e de fácil logística: tem ótimos restaurantes de comidas típicas, onde se come bem e sem gastar muito e uma infinidade de atrações.
As praias urbanas de João Pessoa, como Cabo Branco, têm boa infraestrutura e pousadas com ótimo custo-benefício, inclusive algumas com vista pro mar. Menos visada do que Natal e Porto de Galinhas, João Pessoa é o Nordeste que não custa caro, mesmo em dezembro.
7. Jericoacoara e Fortaleza, Ceará
Apesar de ter caído no gosto popular nos últimos anos, Jericoacoara não deixa de ser um paraíso, com atrações imperdíveis como a Praia Principal e o Buraco Azul. E agora tem um aeroporto pertinho da vila.
Mas, é importante observar, os voos para Jericoacoara custam caro, especialmente em dezembro. Por isso, a dica é fazer como antigamente e voar para Fortaleza, de onde se vai fácil de carro ou van para Jeri.
8. Recife, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, Pernambuco
No trecho litorâneo mais bonito do Brasil, esses três destinos de viagem, completamente distintos, são perfeitos para um roteiro em dezembro.
A dica é começar sua viagem por Recife, que tem o melhor aeroporto da região e passar pelo menos uma noite. Então, alugue um carro e vá para Porto de Galinhas, caso não se importe com a multidão. E pra fechar com chave de ouro, vá se banhar no mar cristalino da Praia dos Carneiros.
Eu já fiz esse roteiro num mês de dezembro e não vi uma gota de chuva. Mas tenha atenção à supelotação dos lugares, principalmente se viajar na última semana do ano. Por isso, prefira ir no início do mês.
9. Praia do Forte e Salvador, Bahia
Dobradinha clássica na Bahia, Praia do Forte e Salvador são ótimos lugares para conhecer em dezembro no Brasil. Aproveite que o aeroporto fica na capital e durma pelo menos duas noites em Salvador, para conhecer com calma símbolos nacionais como o Pelourinho e o Farol da Barra, além de provar a excelente culinária baiana.
Em seguida, vá para o principal destino da viagem: a bonita e bem organizada vila de Praia do Forte, onde resorts all inclusive, como o Iberostar, agradam de casais em lua de mel a famílias com crianças pequenas.
10. Bento Gonçalves e Gramado, Rio Grande do Sul
Dezembro é verão e costuma fazer muito calor na Serra Gaúcha. Quanto às chuvas, são regulares o ano inteiro na região, então, sempre pode chover.
Mas tem um motivo especial para viajar à Serra Gaúcha em dezembro: o início das vindimas, a época de colheita das uvas, que geralmente ocorre entre dezembro e março.
Em Bento Gonçalves muitas vinícolas fazem eventos especiais somente no verão, em que o turista pode fazer a pisa das uvas, como antigamente.
O clima é similar em Gramado, mas é importante saber que a cidade fica abarrotada de gente, pois além das férias de dezembro, essa também é a época do Natal Luz, um dos eventos mais aguardados do ano na regi
Geralmente, recomendo combinar o roteiro de Gramado e Bento com uma noite em Porto Alegre. Mas, em dezembro, é melhor evitar a capital gaúcha, pois o calor é insuportável nessa época.
11. São Paulo, São Paulo
Se você é de São Paulo, pule para a próxima. Se não, saiba que dezembro é um ótimo mês para fazer turismo na maior cidade do Brasil. Sabe por quê?
Porque os paulistanos viajam e a cidade fica bem menos agitada, com um trânsito decente, metrô mais vazio e menos filas em restaurantes da moda. Pode fazer calor e chover bastante, mas boa parte das atrações é em lugares fechados, então dá pra fazer um roteiro completo, mesmo com chuva.
12. Florianópolis e Garopaba, Santa Catarina
A capital de Santa Cataria tem algumas das praias mais bonitas do estado e agrada a todos os tipos de viajantes, especialmente os mais jovens. O trânsito pesado, que trava a entrada das principais praias, é a grande desvantagem de Florianópolis em dezembro.
Mas não tem lugar mais animado no sul do Brasil em dezembro, especialmente na última semana do ano. O calor é certeiro, mas não dá pra garantir que não vá chover.
Agora, se busca um destino mais tranquilo e com menos chances de chuvas em Santa Catarina, siga para o sul do estado, onde está Garopaba. A cidade, menos visada, tem um simpático centro histórico e grandes casas de temporada pé na areia.
13. Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda, Bahia
Em dezembro, o sul da Bahia não tem o clima estável da parte alta do nordeste. Por isso mesmo, a região agrada quem prefere clima mais ameno e até uma chuvinha ou outra para refrescar ainda mais.
O aeroporto de Porto Seguro é a principal porta de entrada para um roteiro completo pelas três vilas mais simpáticas da região. Recomendo passar mais tempo em Caraíva, que tem as praias mais bonitas e a melhor gastronomia do pedaço.
Praias com mais chances de sol em dezembro no Brasil
Se você quer garantir ao máximo a chance de praia com sol, pra não perder nenhum dia de viagem, vá direto para o Nordeste. Mais especificamente para a extensa faixa de litoral que vai de Jericoacoara, no Ceará, até Aracaju, em Sergipe.
Essa é a região com menor chance de chuva entre todas as praias brasileiras no mês de dezembro. Então, opções não faltam.
Garanta o clima de praia em destinos consagrados como Cumbuco, Canoa Quebrada, Natal, Pipa, Fernando de Noronha, Maragogi e São Miguel dos Milagres, entre outros.
Para onde NÃO viajar em dezembro
Devido às condições climáticas, selecionei também alguns destinos a evitar no último mês do ano pela América do Sul. Claro que sempre tem alguma coisa pra fazer e você pode dar sorte em relação a chuvas e temperaturas, mas são destinos melhor aproveitados em outras épocas do ano. Por exemplo:
- Evite o Deserto do Atacama em dezembro, pois é um dos meses mais quentes e chuvosos do ano na região.
- Melhor não ir para La Paz em dezembro, pois é o terceiro mês mais chuvoso do ano.
- Evite Mendoza, que costuma enfrentar verões extremamente quentes, o que não combina nada com os passeios a céu aberto pelas vinícolas.
- Fuja de Cuzco e Macchu Pichu em dezembro, que é o segundo mês mais chuvoso na região, sendo perigoso para encarar as famosas trilhas incas.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.