América do Sul

5 destinos para viajar em dezembro na América do Sul

Veja para onde é melhor viajar no mês de dezembro na América do Sul e comece a montar o seu roteiro.

Dezembro marca a transição da primavera para o verão na América do Sul. É um mês quente e chuvoso em importantes destinos turísticos. Mas é possível encontrar clima ameno em alguns lugares. Entenda para onde é melhor viajar em dezembro pela América do Sul e onde NÃO ir.

Tem um pouco de tudo. Entre os melhores destinos de dezembro, estão grandes cidades, praias e muita natureza. Dica importante: para evitar preços mais altos, hotéis lotados (pesquise preços) e filas nos pontos turísticos, evite viajar na última semana de dezembro, na semana entre Natal e Réveillon. Vá no início do mês.

1. Litoral do Uruguai

Punta del Diablo

Para quem gosta de praia, dezembro é um dos melhores meses para encarar as águas geladas ao sul do Brasil. A dica é alugar um carro em Montevidéu e percorrer algumas das 10 melhores praias do Uruguai. Veja o agito de Punta del Este, o luxo de José Ignacio e o clima alternativo de Cabo Polonio.


2. Patagônia – Argentina e Chile

Perito Moreno, El Calafate

A Patagônia é imensa, abrangendo boa parte dos territórios de Argentina e Chile. E dezembro é um ótimo mês para conhecer as belas cidades e fazer esportes de aventura sem passar tanto frio. As temperaturas variam bastante. Em destinos famosos como El Calafate, no Chile, e Bariloche, na Argentina, espere encontrar médias por volta de 10 ºC.


3. Caribe – Colômbia

San Andrés

A Colômbia tem algumas das mais belas praias do Caribe. Em dezembro as chuvas e o calor diminuem tanto em Cartagena quanto em San Andrés e Providência. Perfeito para o início da alta temporada de verão e bom também para quem pensa em curtir Natal e Réveillon nas belas praias do Caribe Colombiano. E se fizer conexão em Bogotá, pode descer e passar alguns dias, aproveitando que chove pouco na capital em dezembro.


4. Lima – Peru

Lima, Peru

Assim como em Janeiro na América do Sul, o mês de dezembro é uma ótima época para desbravar Lima, a capital do Peru. De clima seco e estável o ano todo, Lima tem vida própria para o turista, com ótimos restaurantes e passeios pelas praias. O clima chuvoso nos Andes Peruanos pode atrapalhar uma esticada até Machu Picchu.


5. Ilha de Páscoa – Chile

Longe dos conflitos de Santiago, um ótimo destino para conhecer no mês de dezembro no Chile é a remota Ilha de Páscoa. Com temperaturas médias acima de 20 ºC e poucas chances de chuvas, o clima favorece quem pensa em nadar nas águas geladas no Pacífico (na ilha está uma das melhores praias do Chile). E a Isla de Pascua ainda tem grande riqueza histórica e cultural, com destaque para a presença dos misteriosos Moais.


Para onde NÃO viajar em dezembro na América do Sul

Devido às condições climáticas, selecionei também alguns destinos a evitar no último mês do ano pela América do Sul. Claro que sempre tem alguma coisa pra fazer e você pode dar sorte em relação a chuvas e temperaturas, mas são destinos melhor aproveitados em outras épocas do ano. Por exemplo:

Evite o Deserto do Atacama em dezembro, pois é um dos meses mais quentes e chuvosos do ano na região.

Evite La Paz em dezembro, pois é o terceiro mês mais chuvoso do ano. Além dos conflitos políticos atuais.

Evite Mendoza, que costuma enfrentar verões extremamente quentes, o que não combina nada com os passeios a céu aberto pelas vinícolas.

Fuja de Cuzco e Macchu Pichu em dezembro, que é o segundo mês mais chuvoso na região, sendo perigoso para encarar as famosas trilhas incas.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários