13 melhores destinos em dezembro – Brasil e América do Sul

Dezembro marca a transição da primavera para o verão na América do Sul. É um mês quente e chuvoso em importantes destinos turísticos no Brasil e países próximos.

Mas é possível encontrar clima ameno em alguns destinos, e até lugares onde faz frio em plena estação mais quente do ano.

Entenda para onde é melhor viajar em dezembro pela América do Sul e também para onde NÃO ir, devido principalmente ao clima severo.

Entre os melhores destinos de dezembro no Brasil e na América do Sul, estão grandes cidades, praias e muita natureza.

Para onde viajar em dezembro?

Confira a seguir quais são os melhores destinos de viagem em dezembro, considerando o Brasil e a América do Sul. Um continente inteiro de paisagens fantásticas e cidades vibrantes.

Dica importante: para evitar preços mais altos, hotéis lotados (pesquise preços) e filas nos pontos turísticos, evite viajar na última semana de dezembro, na semana entre Natal e Réveillon. Vá no início do mês.

Melhores destinos da América do Sul em dezembro

Primeiramente, as dicas de destinos internacionais em dezembro.

1. Litoral do Uruguai

Punta del Diablo

Para quem gosta de praia, dezembro é um dos melhores meses para encarar as águas geladas ao sul do Brasil. A dica é alugar um carro em Montevidéu e percorrer algumas das 10 melhores praias do Uruguai. Veja o agito de Punta del Este, o luxo de José Ignacio e o clima alternativo de Cabo Polonio.


2. Patagônia – Argentina e Chile

Perito Moreno, El Calafate

A Patagônia é imensa, abrangendo boa parte dos territórios de Argentina e Chile. E dezembro é um ótimo mês para conhecer as belas cidades e fazer esportes de aventura sem passar tanto frio. As temperaturas variam bastante. Em destinos famosos como El Calafate, no Chile, e Bariloche, na Argentina, espere encontrar médias por volta de 10 ºC.


3. Caribe – Colômbia

San Andrés

A Colômbia tem algumas das mais belas praias do Caribe. Em dezembro as chuvas e o calor diminuem tanto em Cartagena quanto em San Andrés e Providência. Perfeito para o início da alta temporada de verão e bom também para quem pensa em curtir Natal e Réveillon nas belas praias do Caribe Colombiano. E se fizer conexão em Bogotá, pode descer e passar alguns dias, aproveitando que chove pouco na capital em dezembro.


4. Lima – Peru

Lima, Peru

Assim como em Janeiro na América do Sul, o mês de dezembro é uma ótima época para desbravar Lima, a capital do Peru. De clima seco e estável o ano todo, Lima tem vida própria para o turista, com ótimos restaurantes e passeios pelas praias. O clima chuvoso nos Andes Peruanos pode atrapalhar uma esticada até Machu Picchu.


5. Ilha de Páscoa – Chile

Longe dos conflitos de Santiago, um ótimo destino para conhecer no mês de dezembro no Chile é a remota Ilha de Páscoa. Com temperaturas médias acima de 20 ºC e poucas chances de chuvas, o clima favorece quem pensa em nadar nas águas geladas no Pacífico (na ilha está uma das melhores praias do Chile). E a Isla de Pascua ainda tem grande riqueza histórica e cultural, com destaque para a presença dos misteriosos Moais.


Melhores destinos do Brasil em dezembro

Continuando a lista, estas são nossas dicas de destinos com ótimo clima no Brasil no mês de dezembro. Incluindo, depois da lista, as melhores praias da época.

Opção de destinos não faltam. O clima faz de dezembro um excelente mês para conhecer várias praias do nordeste, do sudeste e até mesmo do sul, com algumas ressalvas.

6. João Pessoa, Paraíba

A região de João Pessoa está com ótimo clima em dezembro. Além disso, a capital da Paraíba é um destino barato e de fácil logística. Tem ótimos restaurantes de comidas típicas, onde se come bem e sem gastar muito. As praias urbanas, como Cabo Branco, tem boa infraestrutura e pousadas com ótimo custo-benefício, inclusive algumas com vista pro mar. Menos visada do que Natal e Porto de Galinhas, João Pessoa é o nordeste que não custa caro, mesmo em dezembro.


7. Jericoacoara e Fortaleza, Ceará

Dezembro em Jericoacoara

Apesar de ter caído no gosto popular nos últimos anos, Jericoacoara não deixa de ser um paraíso, com atrações imperdíveis como a Duna do Pôr-do-Sol e o Buraco Azul. E agora tem um aeroporto pertinho da vila. Mas os voos pra lá custam caro. A dica é fazer como antigamente e voar para Fortaleza, de onde se vai fácil de carro ou van para Jeri. E não deixe de aproveitar pelo menos um dia o ótimo clima da capital cearense.


8. Recife, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, Pernambuco

Praia dos Carneiro em dezembro

Essa trinca é um dos melhores roteiros de viagem pelo Brasil em dezembro. Aproveite que seu avião vai descer em Recife e passe pelo menos uma noite na Praia de Boa Viagem. Depois siga de carro para Porto de Galinhas, se não se importar com a multidão. E deixe o melhor para o final: o mar cristalino da Praia dos Carneiros. Tudo isso numa viagem só. Fiz essa viagem em dezembro passado e não vi uma gota de chuva.


9. Praia do Forte e Salvador, Bahia

Dobradinha clássica na Bahia, Praia do Forte e Salvador são ótimos lugares para conhecer em dezembro no Brasil. Aproveite que o aeroporto fica na capital e durma pelo menos duas noites lá, para conhecer com calma símbolos nacionais como o Pelourinho e o Farol da Barra, além de provar a excelente culinária baiana. Depois siga para relaxar na Praia do Forte, onde resorts all inclusive como o Iberostar agradam de casais em lua de mel a famílias com crianças pequenas.


10. Bento Gonçalves e Gramado, Rio Grande do Sul

Vindima em Bento Gonçalves

É verão e costuma fazer muito calor na Serra Gaúcha. Quanto às chuvas, são regulares o ano inteiro na região, então, sempre pode chover. Mas tem um motivo especial para viajar à Serra Gaúcha em dezembro: início das vindimas, a época de colheita das uvas. Em Bento Gonçalves muitas vinícolas fazem eventos especiais somente no verão, em que o turista pode fazer a pisa das uvas, como antigamente.

Clima igual em Gramado, que fica ainda mais lotada em dezembro devido aos eventos do Natal Luz. Então, a dica é combinar as duas cidades no seu roteiro. Recomendo evitar passeios em Porto Alegre, que fica insuportável no calor de dezembro.


11. São Paulo, São Paulo

Se você é de São Paulo, pule para a próxima. Se não, saiba que dezembro é um ótimo mês para fazer turismo na maior cidade do Brasil. Sabe por quê? Porque os paulistanos viajam e a cidade fica bem menos agitada, com um trânsito decente, metrô mais vazio e menos filas em restaurantes da moda. Pode fazer calor e chover bastante, mas boa parte das atrações é em lugares fechados, então dá pra fazer um roteiro completo, mesmo com chuva.


12. Florianópolis e Garopaba, Santa Catarina

Centro de Garopaba, ao lado da praia, no início de dezembro

A capital de Santa Cataria tem algumas das praias mais bonitas do estado e agrada a todos os tipos de viajantes, especialmente os mais jovens. O trânsito pesado, que trava a entrada das principais praias, é a grande desvantagem de Florianópolis em dezembro. Mas não tem lugar mais animado no sul do Brasil em dezembro, especialmente na última semana do ano. O calor é certeiro, mas não dá pra garantir que não vá chover.

Agora, se busca um destino mais tranquilo e com menos chances de chuvas em Santa Catarina, siga para o sul do estado, onde está Garopaba. A cidade, menos visada, tem um simpático centro histórico e grandes casas de temporada pé na areia.


13. Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda, Bahia

Praia do Rio Caraíva

Em dezembro, o sul da Bahia não tem o clima estável da parte alta do nordeste. Por isso mesmo, a região agrada quem prefere clima mais ameno e até uma chuvinha ou outra para refrescar ainda mais. O aeroporto de Porto Seguro é a principal porta de entrada para um roteiro completo pelas três vilas mais simpáticas da região. Recomendo passar mais tempo em Caraíva, que tem as praias mais bonitas e a melhor gastronomia do pedaço.


Praias com mais chances de sol em dezembro no Brasil

Se você quer garantir ao máximo a chance de praia com sol, pra não perder nenhum dia de viagem, vá direto para o Nordeste. Mais especificamente para a extensa faixa de litoral que vai de Jericoacoara, no Ceará, até Aracaju, em Sergipe.

Essa é a região com menor chance de chuva entre todas as praias brasileiras no mês de dezembro. Então, opções não faltam.

Garanta o clima de praia em destinos consagrados como Cumbuco, Canoa Quebrada, Natal, Pipa, Fernando de Noronha, Maragogi e São Miguel dos Milagres, entre outros.

Essa foto eu tirei na Praia dos Carneiros, atrás a igrejinha, em viagem no mês de dezembro.

Para onde NÃO viajar em dezembro

Devido às condições climáticas, selecionei também alguns destinos a evitar no último mês do ano pela América do Sul. Claro que sempre tem alguma coisa pra fazer e você pode dar sorte em relação a chuvas e temperaturas, mas são destinos melhor aproveitados em outras épocas do ano. Por exemplo:

Evite o Deserto do Atacama em dezembro, pois é um dos meses mais quentes e chuvosos do ano na região.

Melhor não ir para La Paz em dezembro, pois é o terceiro mês mais chuvoso do ano.

Evite Mendoza, que costuma enfrentar verões extremamente quentes, o que não combina nada com os passeios a céu aberto pelas vinícolas.

Fuja de Cuzco e Macchu Pichu em dezembro, que é o segundo mês mais chuvoso na região, sendo perigoso para encarar as famosas trilhas incas.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *