Bogotá ou Cartagena: para onde é melhor viajar?

Se tem pouco tempo para viajar e pode conhecer apenas uma delas, vou ajudar você a se decidir. Afinal, Bogotá ou Cartagena, para onde ir na Colômbia?
Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Aqui vou fazer um comparativo entre a capital do país e a maior cidade do Caribe Colombiano, considerando preços, atrações, clima e outras possíveis razões para você decidir agora qual o melhor destino para você.
Acesso mais fácil do Brasil: Bogotá
Não existem voos diretos do Brasil para Cartagena de las Índias. Se sair das principais capitais brasileiras, vai fazer no mínimo uma conexão até lá, geralmente em Bogotá ou na Cidade do Panamá.
Já para Bogotá existem voos diretos, atualmente com saídas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro pela LATAM. As passagens não custam caro. Recomendo a pesquisa de preços no Booking Voos, site que já utilizei e gostei.

Mais detalhes:
- Tempo de voo São Paulo–Bogotá: 5h50
- Tempo de voo Rio de Janeiro–Bogotá: 6h30
- Tempo de voo Brasília-Bogotá: 5h30
Melhor clima: depende
Cartagena é uma cidade quase sempre muito quente. Além de ficar no litoral, entre o mar e um mangue, seu centro histórico é cercado por uma muralha. Vento? Sem chance. Durante o ano inteiro a temperatura máxima média fica acima de 30ºC e não raro ultrapassa os 40ºC. A questão é tentar evitar as chuvas, mais frequentes entre maio e novembro.
Entenda em detalhes: quando ir para Cartagena
Bogotá é o oposto. A 2.625 metros de altitude, o frio é constante e a temperatura varia pouco durante o ano, em média de 7ºC a 20ºC, com possibilidade de ficar abaixo de zero em qualquer época. Chove mais em abril, maio, outubro e novembro.

Mais barato: Bogotá
Visitei Bogotá e Cartagena na mesma semana e fiquei impressionado com as diferenças de preços. Hotéis, cafés, restaurantes, entradas de museus, quase tudo é mais barato em Bogotá. E como praticamente tudo que interessa ao turismo está perto do centro, sai barato fazer um roteiro pela cidade.
Além de uma média superior de preços, o que pesa ainda mais contra Cartagena é a necessidade de fazer passeios longos, como para as Islas Rosario, que encarecem bastante a viagem.

Mais informações:
- Onde se hospedar em Bogotá: melhores bairros e hotéis
- Onde se hospedar em Cartagena: melhores bairros e hotéis
Melhores atrativos turísticos: Cartagena
Nesse quesito Cartagena é imbatível na Colômbia. Cidade histórica, com um belíssimo centro preservado dentro das muralhas, ela ainda fica próxima de lindas praias do Caribe. Dá pra passar uma semana em Cartagena sem repetir praia e ainda visitar outras atrações culturais e naturais.
Já em Bogotá, é preciso se dedicar a roteiros gastronômicos e culturais. A capital tem lugares como o Museu Botero, o Museo do Ouro e o bairro de La Candelaria, entre outras atrações. Mesmo assim não é páreo para Cartagena.

Mais informações:
- Praias de Cartagena: as melhores e as piores
- O que fazer em Bogotá: 2 e 3 dias de viagem
- Playa Blanca em Cartagena: o inferno no paraíso
Melhor para comer: Bogotá
Em Bogotá não comi nada que não foi excelente. Isso mesmo em restaurantes mais simples. Principalmente as comidas típicas da Colômbia, que ainda vinham sempre em porções generosas.
Em Cartagena, comi muito bem tanto nos restaurantes da Cidade Amuralhada, quanto nos resorts de praia. A comida é boa, mas é impossível superar Bogotá nesse quesito.

Melhor para descansar: Cartagena
Esse é um quesito abstrato, mas muito necessário para escolher Bogotá ou Cartagena. E vem justamente para derrubar um pouco Bogotá. Apesar de ser melhor em várias disputas diretas, como em preços, gastronomia e acesso, Bogotá é uma cidade estressante.
O trânsito da capital é pesado. Comparei muito com São Paulo e senti que é do mesmo nível para pior, inclusive por não ter metrô. A qualquer hora do dia ou da noite tem engarrafamentos. O que contribui com a poluição. Bogotá uma cidade enfumaçada, difícil de respirar e fácil para ficar doente. Muito frio, muita chuva, muito trânsito.
Já em Cartagena é aquele clima de férias constante. Claro que tem um ou outro momento chato, como os vendedores insistentes nas ruas e praias, mas é Caribe. Dá pra fazer muitas coisas a pé, o trânsito é tranquilo, as ruas são charmosas, é tudo mais relaxante.

Afinal, Bogotá ou Cartagena, para onde ir?
O placar final deu vitória de 3 a 2 para Bogotá em cima de Cartagena. Mas é importante escolher de acordo com seu perfil, analisando cada diferença entre elas.
- Escolha Cartagena: se prefere praias lindas, calor constante, muitos lugares para visitar e não se importa em viajar por mais tempo e gastar um pouco mais.
- Escolha Bogotá: se prefere frio, garantia de uma ótima gastronomia, gastar menos tempo e menos dinheiro e não se importa com poluição e trânsito ruim.
Minha opinião: gostei de visitar Bogotá, mas não tenho interesse em voltar à cidade, principalmente devido ao trânsito e à poluição.
Já para Cartagena, eu voltaria a qualquer hora. Apesar dos preços mais altos e da comida não ser tão boa quanto em Bogotá, Cartagena combina arquitetura, história e praias paradisíacas. Então, é o destino mais completo da Colômbia.