11 destinos para viajar em maio à Europa

Do mais frio ao mais quente, selecionei os melhores destinos da Europa em maio, para você entender para onde vale a pena viajar. Tem praias no mediterrâneo e grandes cidades onde o clima da primavera leva as pessoas de volta às ruas.

Aliás, considero maio um dos melhores meses para viajar pela Europa. E como ainda não é oficialmente alta temporada, as principais cidades turísticas não estão TÃO lotadas.

Nota: auge da primavera, maio é um mês de clima bom para turistar em praticamente qualquer lugar da Europa, exceto por algumas praias, devido aos ventos e águas geladas. Pra facilitar, enumerei essa lista em ordem a partir do melhor destino frio, ao melhor destino de praias em maio na Europa.

Antes de viajar à Europa, saiba que::
  • A maioria dos países faz parte do Espaço Schengen, tratado que permite a livre circulação de pessoas entre suas fronteiras.
  • Mas esse mesmo tratado faz algumas exigências, como a necessidade de cidadãos brasileiros apresentarem comprovante de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
  • Se comprar com antecedência, é possível encontrar passagens relativamente baratas para a Europa em maio. Recomendo pesquisar muito nos melhores sites de passagens aéreas e ficar de olho em promoções.

1. Estocolmo (Suécia) e Países Nórdicos

Quer pegar um pouco de frio na Europa em maio, sem necessariamente se congelar? Vá para as capitais nórdicas, como Oslo, na Noruega e Estocolmo, na Suécia, onde as temperaturas médias variam de 6 ºC a 15 ºC.

Mas não se assuste se vir os locais nadando nas geladas do mar. Eles passaram longos meses de inverno trancados, e agora estão pelas ruas, praias e festivais. Aproveite essa atmosfera.

2. Amsterdam, Holanda

Depois do importante Dia do Rei, que aconteceu em abril, e da chegada do oficial do verão, em junho, aproveite que maio é uma brecha de média temporada em Amsterdam.

E o país dos ventos gelados está florido de tulipas. Além de ser um dos meses menos chuvosos do ano.

3. Berlim (Alemanha) e Meio Leste Europeu

A primavera é uma estação perfeita para cruzar de trem essa região do antigo ‘Cinturão de Ferro” da União Soviética. O clima é similar nas principais capitais da região. Chove pouco e as temperaturas são ideais para o turista brasileiro: frio, mas não muito.

São destino baratos e próximos uns dos outros. A dica é começar por Berlim, seguir até Praga e de lá embarcar para a exuberante e super segura Viena, cidade que respira música. Pra finalizar, passe uma ou dois noites em Bratislava, capital da Eslováquia, a apenas 1 hora de trem de Viena.

4. Paris, França

Maio em Paris ainda tem um clima relativamente frio, que não atrai em nada europeus do norte. E muitos parisienses já estão em busca de praias em destinos mais ao sul. Esse “fenômeno” deixa a cidade menos lotada.

Aproveite as temperaturas baixas, embora não assustadoras, para caminhar muito nos bairros históricos de Paris e conhecer pontos turísticos famosos sem as filas quilométricas de quando chegar o verão.

5. Bellagio e outras cidades no Lago di Como

De norte a sul a Itália tem clima favorável ao turismo em maio. Pode ir direto a destinos mais conhecidos, como Roma, Veneza e Florença. Ou pode ser um pouco mais criativo.

Aos pés dos Alpes e perto do Milão, o Lago di Como é um dos mais profundos da Europa. E também um dos mais bonitos. Cercado de montanhas nevadas, cidades que parecem saídas de um cartão-postal, o lago fica ainda mais lindo na primavera, com suas margens floridas.

Aproveite para incluir também no seu roteiro o Lago di Garda, nos arredores de Verona, também com ótimo clima no mês de maio.

6. Istambul

Em maio chove pouco em Istambul. E as temperaturas são amenas. Dificilmente você vai precisar de agasalho durante o dia no seu Roteiro em Istambul.

Aproveite o clima favorável e os preços baixos para conhecer lugares históricos, como a Torre de Gálata, e mercados tradicionais, como o Grande Bazar de Istambul. Fora o exotismo da viajar, já que Istambul é a única capital em dois continentes, sendo parte na Europa, parte na Ásia.

7. Lisboa, Portugal

Maio é um dos melhores meses para conhecer Lisboa. É um raro mês em que pouco precisamos de roupas de frio, tampouco suamos. Clima ideal para fazer longas caminhadas pelas ladeiras do Bairro Alto e da Alfama, percorrendo mirantes e lugares históricos.

Outra vantagem de viajar em maio, é combinar com outros destinos em ótimo clima, como Coimbra, Fátima e Porto. Pode até se arriscar nas praias do Algarve, já ensolaradas, mas os ventos e águas geladas são um desafio se quiser entrar no mar.

8. Nápoles, Pompéia e Costa Amalfitana

Mais do que um destino, um roteiro incrível pelo sul da Itália em maio. Comece a viagem em Nápoles, cidade das melhores pizzas do mundo, masmorras, palácios de fazer inveja a Roma e preços baixos para o padrão italiano.

Siga para as praias próximas, já ensolaradas, especialmente no final do mês. Capri fica a apenas 50 minutos de balsa de Nápoles. E pode ir de carro ou trem às lindas cidades da Costa Amalfitana, como Sorrento, Ravello e Amalfi, além da histórica Pompéia.

9. Barcelona

Quer um pouco mais de calor em maio na Europa? Vá para o litoral leste e sul da Espanha. Em Barcelona, chove pouco e o sol já começa a esquentar as águas do Mediterrâneo.

Mas o clima de praia ainda é instável. A probabilidade de dias quentes sem ventos gelados é maior no final do mês. E como ainda tem menos turistas e os locais pouco se arriscam no mar antes do verão, vai encontrar praias relativamente vazias, inclusive a famosa La Barceloneta.

10. Malta

Depois dos ventos gelados do inverno e de um início de primavera pouco inspirador, o sol começa a esquentar as ilhas de Malta em meados de maio. É quando a vida noturna também se aquece, os turistas começam a chegar e já dá pra encarar um mergulho nas praias. Por exemplo, na belíssima Blue Lagoon.

E mesmo em dias menos ensolarados, tem muito o que fazer em Malta. No pequeno arquipélago estão cidades históricas como Valeta, Mdina e lugares que foram cenários de filmes e séries, como Game of Thrones.

11. Atenas e Ilhas Gregas

Maio é a última chance de ver Atenas antes do verão, quando ela é possuída pelas multidões. E antes também que o calor cruel da Grécia transforme sua viagem num interminável “perrengue chique”.

Aproveite nossas dicas de onde ficar em Atenas para escolher um hotel bem localizado, facilitando muito seu roteiro.

Maio é um ótimo mês para combinar a viagem com ilhas gregas, como Santorini, Paros e Naxos, onde o sol já encoraja para um banho de mar, apesar das águas geladas do Mar Mediterrâneo.

Para onde viajar na Europa mês a mês

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário