Europa

11 destinos para viajar em maio à Europa

Do frio nórdico às praias do Mediterrâneo, conheça os melhores destinos europeus em maio.

Do mais frio ao mais quente, selecionei os melhores destinos da Europa em maio, para você entender para onde vale a pena viajar. Tem praias no mediterrâneo e grandes cidades onde o clima da primavera leva as pessoas de volta às ruas.

Aliás, considero maio um dos melhores meses para viajar pela Europa. E como ainda não é oficialmente alta temporada, as principais cidades turísticas não estão TÃO lotadas.

Nota: auge da primavera, maio é um mês de clima bom para turistar em praticamente qualquer lugar da Europa, exceto por algumas praias, devido aos ventos e águas geladas. Pra facilitar, enumerei essa lista em ordem a partir do melhor destino frio, ao melhor destino de praias em maio na Europa.

Antes de viajar à Europa, saiba que::
        • A maioria dos países faz parte do Espaço Schengen, tratado que permite a livre circulação de pessoas entre suas fronteiras.
        • Mas esse mesmo tratado faz algumas exigências, como a necessidade de cidadãos brasileiros apresentarem comprovante de seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
        • Se comprar com antecedência, é possível encontrar passagens relativamente baratas para a Europa em maio. Recomendo pesquisar muito nos melhores sites de passagens aéreas e ficar de olho em promoções.

1. Estocolmo (Suécia) e Países Nórdicos

  • Temperaturas médias: 6ºC/15ºC
  • Chuvas: 30 mm

Quer pegar um pouco de frio na Europa em maio, sem necessariamente se congelar? Vá para as capitais nórdicas, como Oslo, na Noruega e Estocolmo, na Suécia, onde as temperaturas médias variam de 6 ºC a 15 ºC.

Mas não se assuste se vir os locais nadando nas geladas do mar. Eles passaram longos meses de inverno trancados, e agora estão pelas ruas, praias e festivais. Aproveite essa atmosfera.

2. Amsterdam, Holanda

Depois do importante Dia do Rei, que aconteceu em abril, e da chegada do oficial do verão, em junho, aproveite que maio é uma brecha de média temporada em Amsterdam.

E o país dos ventos gelados está florido de tulipas. Além de ser um dos meses menos chuvosos do ano.

3. Berlim (Alemanha) e Meio Leste Europeu

A primavera é uma estação perfeita para cruzar de trem essa região do antigo ‘Cinturão de Ferro” da União Soviética. O clima é similar nas principais capitais da região. Chove pouco e as temperaturas são ideais para o turista brasileiro: frio, mas não muito.

São destino baratos e próximos uns dos outros. A dica é começar por Berlim, seguir até Praga e de lá embarcar para a exuberante e super segura Viena, cidade que respira música. Pra finalizar, passe uma ou dois noites em Bratislava, capital da Eslováquia, a apenas 1 hora de trem de Viena.

4. Paris, França

Maio em Paris ainda tem um clima relativamente frio, que não atrai em nada europeus do norte. E muitos parisienses já estão em busca de praias em destinos mais ao sul. Esse “fenômeno” deixa a cidade menos lotada.

Aproveite as temperaturas baixas, embora não assustadoras, para caminhar muito nos bairros históricos de Paris e conhecer pontos turísticos famosos sem as filas quilométricas de quando chegar o verão.

5. Bellagio e outras cidades no Lago di Como

De norte a sul a Itália tem clima favorável ao turismo em maio. Pode ir direto a destinos mais conhecidos, como Roma, Veneza e Florença. Ou pode ser um pouco mais criativo.

Aos pés dos Alpes e perto do Milão, o Lago di Como é um dos mais profundos da Europa. E também um dos mais bonitos. Cercado de montanhas nevadas, cidades que parecem saídas de um cartão-postal, o lago fica ainda mais lindo na primavera, com suas margens floridas.

6. Istambul

Em maio chove pouco em Istambul. E as temperaturas são amenas. Dificilmente você vai precisar de agasalho durante o dia.

Aproveite o clima favorável e os preços baixos para conhecer lugares históricos e mercados tradicionais, como o Grande Bazar de Istambul. Fora o exotismo da viajar, já que Istambul é a única capital em dois continentes, sendo parte na Europa, parte na Ásia.

7. Lisboa, Portugal

Maio é um dos melhores meses para conhecer Lisboa. É um raro mês em que pouco precisamos de roupas de frio, tampouco suamos. Clima ideal para fazer longas caminhadas pelas ladeiras do Bairro Alto e da Alfama, percorrendo mirantes e lugares históricos.

Outra vantagem de viajar em maio, é combinar com outros destinos em ótimo clima, como Coimbra, Fátima e Porto. Pode até se arriscar nas praias do Algarve, já ensolaradas, mas os ventos e águas geladas são um desafio se quiser entrar no mar.

8. Nápoles, Pompéia e Costa Amalfitana

Mais do que um destino, um roteiro incrível pelo sul da Itália em maio. Comece a viagem em Nápoles, cidade das melhores pizzas do mundo, masmorras, palácios de fazer inveja a Roma e preços baixos para o padrão italiano.

Siga para as praias próximas, já ensolaradas, especialmente no final do mês. Capri fica a apenas 50 minutos de balsa de Nápoles. E pode ir de carro ou trem às lindas cidades da Costa Amalfitana, como Sorrento, Ravello e Amalfi, além da histórica Pompéia.

9. Barcelona

Quer um pouco mais de calor em maio na Europa? Vá para o litoral leste e sul da Espanha. Em Barcelona, chove pouco e o sol já começa a esquentar as águas do Mediterrâneo.

Mas o clima de praia ainda é instável. A probabilidade de dias quentes sem ventos gelados é maior no final do mês. E como ainda tem menos turistas e os locais pouco se arriscam no mar antes do verão, vai encontrar praias relativamente vazias, inclusive a famosa La Barceloneta.

10. Malta

Depois dos ventos gelados do inverno e de um início de primavera pouco inspirador, o sol começa a esquentar as ilhas de Malta em meados de maio. É quando a vida noturna também se aquece, os turistas começam a chegar e já dá pra encarar um mergulho nas praias. Por exemplo, na belíssima Blue Lagoon.

E mesmo em dias menos ensolarados, tem muito o que fazer em Malta. No pequeno arquipélago estão cidades históricas como Valeta, Mdina e lugares que foram cenários de filmes e séries, como Game of Thrones.

11. Atenas e Ilhas Gregas

Maio é a última chance de ver Atenas antes do verão,  quando ela é possuída pelas multidões de verão. E antes que o calor cruel da Grécia transforme sua viagem num interminável “perrengue chique”.

Aproveite para combinar a viagem com ilhas gregas onde o sol já leva gente às praias, como Míconos e Santorini.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários