Acabou de sair mais um ranking de qualidade de vida do sites Mercer. Mais uma vez, as primeiras posições gerais foram dominadas por cidades europeias, com presença também de Canadá e Nova Zelândia. Mas e a América do Sul, onde fica?

Eu já respondo. Fica no fim da lista, haha. 😢 Infelizmente, por questões como segurança pública, crises financeiras, corrupção e instabilidade política, nenhuma cidade da América do Sul aparece entre as 10 melhores pra viver. Nem entre as 50 melhores.

Então, apesar de parecer ser uma coisa boa estar entre as 10 melhores da América do Sul, esse não é um ranking para se comemorar. Afinal, apenas as três primeiras colocadas dessa lista estão entre as 100 melhores do mundo. E quanto mais pro final da lista, mais próximas as cidades estão da qualidade de vida em países que vivem em estado de guerra ou extrema pobreza.

Se você mora ou já morou em alguma dessas cidades, fala pra gente como é, utilizando os comentários abaixo, no final do post.

Dicas de seguro viagem

 

As 10 (que na verdade são 11) melhores cidades para viver na América do Sul

Exceto pelo Brasil, que tem 4 cidades na lista, o ranking parece ter considerado apenas as capitais dos outros países. Sendo que alguns desses países têm grandes cidades com mais qualidade de vida do que a capital. Claro que muita gente vai discordar de algumas posições, como a chocante presença do Rio de Janeiro à frente de São Paulo.

 

1. Montevidéu, Uruguai (77º lugar no ranking mundial)

Além de ter sido classificada como a melhor cidade para morar na América do Sul, Montevidéu também agrada aos turistas. Antes de viajar, veja nossas dicas de quando ir e onde ficar em Montevidéu. Pertinho do Brasil, aproveite sua visita ao Uruguai para conhecer também Punta del Este e Colonia del Sacramento.

 

2. Buenos Aires, Argentina (91º lugar no ranking mundial)

Achei justa a boa colocação de Buenos Aires no ranking da qualidade de vida da América do Sul. Principalmente por seus parques, sua agitada vida cultura e sua gastronomia, a cidade merece. Além de também ser uma das favoritas dos Brasileiros. Para planejar sua viagem, utilize nossas dicas sobre o que fazer e onde ficar em Buenos Aires.

 

3. Santiago, Chile (92º lugar no ranking mundial)

Perto do mar e da montanha, rica em gastronomia e cultura, com o melhor metrô da América do Sul e relativamente segura, acho que Santiago merecia uma classificação melhor no ranking mundial. Antes de viajar, planeje quando ir, o que fazeronde ficar em Santiago.

 

4. Brasília, Brasil (108º lugar no ranking mundial)

Concordo que, considerando apenas capitais, Brasília é mesmo o melhor lugar para viver no Brasil. Além da famosa arquitetura, que faz o centro de Brasília parecer um museu a céu aberto, a cidade é rica em parques e áreas verdes. O Parque da Cidade, cantado pelo Legião Urbana, é o maior do planeta. Sobre o Lago Paranoá está uma das 15 pontes mais lindas do mundo. E a qualidade de vida nas Super Quadras planejadas por Lúcio Costa é incomparável no Brasil. Além de morar, vale a pena visitar. Além de ter muito o que fazer em Brasília, a cidade tem o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros.

 

5. Assunção, Paraguai (115º lugar no ranking mundial)

Foi uma surpresa ver a capital paraguaia à frente de Rio de Janeiro, São Paulo e Bogotá. Se você mora ou já morou em Assunção, mande aqui seu comentário sobre como é viver na cidade.

 

6. Rio de Janeiro (118º lugar no ranking mundial)

Apesar de estar além do número 100 do ranking e de toda a violência na cidade, os cariocas tem pelo menos uma coisa pra comemorar: o Rio de Janeiro está à frente de São Paulo no ranking de qualidade de vida.

 

7. Quito, Equador (122º lugar no ranking mundial)

A 2.850 metros de altitude, Quito está muito longe das melhores melhores praias do Equador. Se você mora ou já morou em Quito, mande pra gente seu depoimento e dicas aqui nos comentários.

 

7. São Paulo, Brasil (122º lugar no ranking mundial, empatada com Quito)

Apesar de parecer uma boa colocação no continente, devo ressaltar que a cidade ocupa o 122º lugar no ranking de qualidade de vida mundial. Primeiro, porque representa a queda de uma posição em relação ao ano passado. Depois, porque São Paulo merecia uma classificação melhor. Entre outros fatores, por ter o melhor metrô do país e a melhor vida cultural e gastronômica. Além de ser um bom destino para turistas. Se vai conhecer São Paulo, veja quando ir, o que fazer e onde ficar em SP.

 

8. Lima, Peru (124º lugar no ranking mundial)

Quase sempre cinza, a capital peruana ficou à frente de poucas concorrentes no ranking de qualidade de vida. Mesmo com sua culinária entre as melhores do mundo. Aliás, antes de viajar, veja as 10 melhores comidas típicas do Peru. Se mora ou já morou em Lima, conta pra gente como é.

 

9. Manaus, Brasil (127º lugar no ranking mundial)

A capital do Amazonas foi a única representante brasileira no ranking mundial de qualidade de vida. Se mora ou já morou em Manaus, comente abaixo o que acha dessa classificação e sobre como é morar na cidade.

 

10. Botogá, Colômbia (127º lugar no ranking mundial, empatada com Manaus)

Revitalizada, a capital da Colômbia subiu duas posições no ranking. Além de ser um destino de negócios, a cidade vem se tornando cada vez mais importante para o turismo no país, ao lado de Cartagena e San Andrés. Se mora ou já morou em Bogotá, conta pra gente nos comentários como é ou foi essa experiência.

 

Outras cidades da América do Sul

Além dessas, também aparecem outras capitais no ranking de melhores cidades para morar na América do Sul. La Paz, na Bolívia, está no número 156. Caracas, na Venezuela, no número 193, sendo considerada, segundo o ranking, a pior cidade para se morar na América do Sul e uma das piores do mundo.

Para ver o ranking geral, com as melhores cidades para morar de todo o mundo, acesse aqui a lista no site da Mercer.

* Créditos das fotos: Buenas Dicas e Pixabay, banco de imagens grátis.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

13 Comentários

  1. No minimo estranho! As cidades mais violentas do Brasil e com indices altissimos de poluição estarem classificadas com alguma qualidade de vida para se viver, no Brasil.
    Brasilia chega ser um lugar impossivel de se viver para pessoas com algum tipo de problema respiratório, em função de sua constante taxa de baixa umidade, sem contar que é o ninho da corrupção.
    Rio e São Paulo, alem das constantes guerras do trafico, tem a alta poluição, eternos alagamentos e falta de agua em outros periodos do ano.
    Como pode haver qualidade de vida nisto ?

  2. Esse ranking não faz o minimo sentido, além de tratar somente de capitais, ainda esquecem Curitiba, Florianópolis… desconsiderem isso.

  3. Já conheci Buenos Aires, Montevideo e Santiago! Santiago é sem duvidas a melhor de todas ❤️ e sobre Manaus, não gosto tanto… Extremamente perigosa é quente!

  4. JUVENAL ANDRADE ZEFERINO Responda

    Gostaria de entender quais os critérios para a escolha , pois conheço o Brasil bastante e manaus-AM não tem possibilidade alguma de estar entre as 10 melhores em qualidade do Brasil, mesmo que a avaliação fosse feita apenas com as capitais.

    • Nivaldo Responda

      Olá, Juvenal. No site da Mercer, que realizou o estudo, estão todos os critérios para a seleção. Entre eles, qualidade de programas de saúde, ofertas de entretenimento, estabilidade política, cultura, economia, lazer, propensão a desastres naturais, entre outros fatores.

  5. daniel dias silva Responda

    de todas nao muito urbanizada prefiro uma quito ou lima, mas como nao falo ingles nem espanhol e tenho problemas de dicção e cognitivo pra idioma uma gramado pra mim tah otimo.

  6. Moro em Manaus. É uma cidade grande, tem tudo que você precisa para morar bem porém é extremamente quente. Longe de tudo. Impossível viver sem ar condicionado. Ate Rio Branco no Acre apesar de não ter tanta infraestrutura é mais agradável para se morar. Planejo ir embora daqui. ☺

  7. Eraldo Madeiro Responda

    Bem sobre Assunção já morei lá um tempinho na época que resolvi fazer mestrado e doutorado por lá; adoro a cidade em tudo…
    Sobre Quito não poderia deixar de fazer um comentário, acho a cidade fantastica; e gostaria de dizer que lá é o lugar que escolhi pra morar.

    • Nivaldo Responda

      Que legal, Eraldo. Eu não conheço Assunção e tinha uma imagem diferente de lá.

      • Nossa queridos, adorei esse ranking de melhores cidades pra morar. Amo minha América do Sul e já morei em Assunção, Santiago e Manaus. Pena que ainda falta tolerância pra LGBTS por aqui, por isso vou mudar pra EUROPA amigas, o quanto antes.

  8. Que Rank legal! Mas essa do Rio de janeiro vir antes de São Paulo me deixou bem confusa com os critérios.

    • Nivaldo Responda

      Pois é, todo ano tem esse ranking de melhores cidades para viver, e cada vez é uma surpresa.

    • Na verdade, essa de Rio de Janeiro e São Paulo aparecerem nesta pesquisa ja deixa qualquer um confusaço! Moro em uma cidade que nem foi citada e conheço diversos cariocas e paulistanos que vieram embora morar na cidade que moro justamente pela falta de qualidade de vida nestes dois lugares citados. Incluindo insegurança, poluição, temperaturas desagradáveis entre outros.

Escreva seu comentário