Acabaram as festas juninas, acabaram as férias de julho e chegou agosto. Acabou a felicidade? Que nada. Agosto é um excelente mês para viajar pelo Brasil. Aproveite que acabou a alta temporada na maioria dos destinos e descubra agora para onde viajar em agosto no Brasil.

Tem praia, tem montanha, tem águas termais e muita história. Entre os destinos para viajar em agosto no Brasil, tem pra todo mundo: famílias com crianças, casais e galera da terceira idade. E tem até grandes cidades que têm muito a oferecer para os viajantes em agosto. Confira os 7 destinos que são uma excelente escolha pra essa época meio parada do ano.

 

1. Jericoacoara | Lagoas cheias e a beleza de sempre

tatajuba-jericoacoara

Tinha que começar com ela. A vila do litoral cearense está cada vez mais na moda e tem algumas das melhores praias do Brasil. Agosto é garantia de tempo bom em Jeri, o que significa sol, praia e água de coco. Como o melhor da região é curtir as lagoas, como a Lagoa do Paraíso, agosto é mesmo uma excelente época, afinal as lagoas vão estar cheias. Sem falar que agosto é a temporada dos ventos, quando o mar de Jeri se enche ainda mais de praticantes de windsurf e kitesurf.

 

2. Gramado e Serra Gaúcha | Festival de cinema e lugares incríveis no inverno

cachoeira caracol gramado canela

É penúltima chance do ano de curtir o frio em Gramado, já que o inverno acaba em setembro. Agosto em Gramado tem média de temperatura por volta de 12 ºC e mínimas que podem ficar abaixo de zero. (Confira esse histórico de temperatura em Gramado e torça para nevar na sua viagem). E o melhor, é que em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado (17 a 26/8/2017), época em que você pode esbarrar com um famoso a cada esquina. Ou seja, é altíssima temporada na Serra Gaúcha. Aproveite para conhecer os destaque da região, como o Cânion do Itaimbezinho, o Parque do Caracol e o Parque Terra Mágica Florybal, um dos melhores parque de diversão do Brasil. E no frio a deliciosa culinária gaúcha fica ainda mais gostosa.

 

3. Bonito | Visibilidade máxima na água

mergulho bonito mato grosso
Mergulho na Lagoa do Sucuri | Foto de Ambiental Turismo

Agosto em Bonito é a melhor época para curtir o visual embaixo d’água, e isso é o que mais interessa na região, especialmente na belíssima Lagoa Misteriosa. Em compensação, nessa temporada de seca faz frio e as águas estão geladas. Então vai ser difícil ter coragem de entrar nas cachoeiras e é preciso roupa especial para mergulhar. Mas, como falei no início, o mais legal em Bonito é mergulhar e para isso agosto é um dos melhores meses do ano. Também é uma boa época pra dar aquela esticada até o Pantanal.

 

4. Caldas Novas | Água quente é melhor no frio

diroma caldas novas parque

Capital das águas quentes, Caldas Novas combina muito com o friozinho que faz em agosto. Afinal, não tem nada melhor do que entrar na piscina e ser abraçado pela deliciosa água termal, ainda mais se estiver em algum dos melhores hotéis de Caldas Novas. E como em julho a cidade vai estar abarrotada de gente, eu recomendo que espere para viajar em agosto, quando a cidade está mais tranquila e os hotéis mais baratos. Em agosto e em qualquer época do ano, Caldas Novas é daquelas cidades para todos os públicos: jovens curtem as baladas sertanejas, crianças escorregam nos toboáguas e adultos e terceira idade ficam de molho nas piscinas (sem falar nos bingos e serestas que acontecem nos hotéis). Se não pode ir em agosto, veja quando ir para Caldas Novas.

 

5. Ubatuba | Sua chance de ver a cidade sem chuva

domingas dias praias ubatuba
Praia de Domingas Dias, em Ubatuba | Foto de Mathias

Agosto é o mês que menos chove em Ubatuba. Se você é como eu, traumatizado com as chuvas em “Ubachuva”, isso é muito importante.  A média aponta apenas 8 dias com chuvas nesse mês. Além dessa quase garantia de sol, o tempo é agradável, afinal ainda é inverno e pode frio à noite (isso se não passar uma frente fria, aí nesse caso é melhor levar o moletom pra praia). Durante o dia, aproveite para conhecer a Domingas Dias e Itamambuca, que estão nessa lista das 10 melhores praias de São Paulo. O mar provavelmente vai estar gelado, o que combina com o sol lá no alto.

 

6. Lençóis Maranhenses | Não perca as lagoas cheias!

Lagoa no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses | Foto de Edwin Poon | CC BY-SA 2.0

Entre janeiro e maio é a época que mais chove nos lençóis maranhenses (calendário de chuvas). Em junho o ritmo de chuvas diminui, e, com as lagoas cheias, começa a alta temporada na região. Em julho, com as férias escolares, o fluxo aumento e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é tomado por turistas de todo o mundo, baseados principalmente em Barreirinhas e explorando também as regiões de Atins e Santo Amaro. Pra fugir desse mar de gente, evitar hotéis lotados e ainda curtir as lagoas cheias, a nossa dica (e também do viaje na viagem)é viajar em agosto. Aliás, estou embarcando pra lá esta semana!

  • Semana que vem, acompanhem nossa viagem pelo Instagram.

 

7. Inhotim | Cultura, lindas fotos e clima agradável

Instituto Cultural Inhotim | Foto de Gabriel de Andrade

Localizado no município mineiro de Brumadinho, a 55 km de Belo Horizonte, o Instituto Brumadinho foi considerado um dos melhores museus do mundo pelo Tripadvisor. Então é um museu? Não exatamente. É um imenso acervo artístico, considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Lá estão 170 obras de arte em exposição permanente, 98 bancos do designer Hugo França, a galeria de Adriana Varejão, além do jardim botânico com plantas exóticas que vão garantir muitos likes do seu Instagram. E para aproveitar uma galeria a céu aberto, agosto é excelente, por ter temperaturas agradáveis de inverno e ser o mês que menos chove na região. Informações básicas: o museu abre de terça a domingo e a entrada custa R$ 40, exceto às quartas, quando é grátis (exceto em feriados).

 

8. Chapada dos Veadeiros | Clima bom pra andar e nadar

Perto de Brasília, é fácil chegar até a Chapada dos Veadeiros e agosto é uma excelente época para explorar essa joia do cerrado. A principal base para os viajantes é Alto Paraíso, cidade com boas pousadas e a uma curta distância das melhores atrações da chapada: cachoeiras, trilhas no cerrado, rios e mirantes naturais. Agosto é um mês de poucas chuvas e clima agradável (à noite geralmente faz frio). Prepare-se para a beleza surreal da Chapada dos Veadeiros.

 

Mais destinos para viajar em agosto no Brasil

Em homenagem ao oitavo mês do ano, selecionei apenas 8 destinos. Mas existem outros ótimos destinos no Brasil para explorar no mês. Perto de Inhotim, por exemplo, tem Ouro Preto. Perto da Chapada dos Veadeiros, também vale a pena conhecer Brasília, que além da arquitetura, tem bonitas atrações naturais. O mesmo vale para Porto Alegre, que é pertinho de Gramado e tem muitas coisas legais para fazer. E, claro, não poderia deixar de citar São Paulo. A maior cidade do hemisfério sul pode ser visitada qualquer mês do ano, mas o frio de agosto é um ótimo pretexto para curtir um roteiro com muitas comidas gostosas na cidade. E perto de São Paulo, aproveita que ainda está frio em Campos do Jordão, com a vantagem de encontrar hotéis menos lotados do que em julho.

Estrada na Chapada dos Veadeiros, entre Alto Paraíso e São Jorge

E você, tem alguma dica de cidade para ser visitada em agosto?

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário