Europa

Eurotrip: 11 melhores destinos para combinar na Europa

Traduzindo ao pé da letra, Eurotrip significa viagem pela Europa. Mas o conceito é mais amplo. Remete principalmente a uma viagem mais barata, que inclui diversos países no roteiro. Ficou ainda mais popular depois do filme Eurotrip, que mostra a aventura de adolescentes americanos no velhos continente.

E se o filme é cheio de clichês, sua viagem também pode ser. Afinal, uma Eurotrip costuma incluir os principais destinos da Europa na viagem: as cidades mais famosas, os pontos turísticos mais visitados, os passeios imperdíveis.

Lá no fim, depois dos destinos, tem  dicas para ajudar você a escolher o melhor roteiro para a SUA viagem , usando critérios como destinos mais baratos, mais animados e melhores para comer.

11 melhores destinos para uma Eurotrip

Fiz esta lista com as cidades que considero os melhores destinos da Europa para quem busca fazer aquele tour básico, incluindo os lugares mais famosos e importantes.

Uma viagem completa como essa é impossível fazer com “pacotes” e agências de viagem, que não incluem tantos destinos num roteiro. Por isso é importante entender, aqui no blog, como organizar e planejar sua Eurotrip.

Escolha bem a época da viagem.  Abril, maio e setembro são meses de clima ameno, ideal para o turismo urbano . Evite o frio do inverno, de dezembro a março, e o calor com alta temporada de verão, especialmente julho e agosto.

Por onde começar e terminar a viagem?

Essa é uma dúvida muito comum, e minha resposta é sempre a mesma: depende do preço das passagens. Já fiz uma lista com os 7 melhores sites para comprar passagens, onde tem muitas dicas.

A primeira dica é  NÃO começar por Roma . Se chegar direto pelo destino mais grandioso de todos, vai acabar se decepcionando com alguns dos próximos lugares. Sugiro fazer sua Eurotrip nesta ordem:

Também  não começar por Portugal . É melhor deixar a terrinha como último destino, pois assim você chega lá e pode descansar a cabeça falando sua própria língua, e ainda terá um voo de volta mais curto até o Brasil.

1. Barcelona, Espanha

Veja também: 10 principais pontos turísticos de Barcelona

Sabe aquele destino que agrada a família inteira? Barcelona combina lindas praias, arquitetura, história e uma animada vida noturna. Os lugares mais turísticos da cidade são a praia de La Barceloneta, a avenida Las Ramblas, o forte de Montjuic e o El Gótic, bairro histórico que fazia parte da antiga cidade murada de Barcelona.

Dá pra passar vários dias só em Barcelona, e se quiser dar uma escapada, tem lindas praias na Catalunha, além de outros destinos possíveis para um bate e volta, como Montserrat. Gosta de trens? O trem-bala mais rápido da Espanha percorre os 311 km entre Barcelona e Zaragoza em menos de 1h30.


2. Paris, França

Não tem jeito, uma Eurotrip completa precisa ter Paris no roteiro. A Cidade Luz tem lugares indispensáveis para completar seu álbum de fotos, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e os calçadões na orla do Rio Sena.

Claro que também tem como fazer roteiros alternativos por Paris. Se vai passar mais tempo na capital francesa, vale a pena conferir estes lugares diferentes em Paris, ou dar uma escapada a destinos próximos, como a histórica Rouen.


3. Amsterdam, Holanda

Foi a primeira cidade que conheci na Europa e sempre tenho vontade de voltar. Amsterdam é um destino obrigatório numa Eurotrip de respeito. Com seus canais e predinhos tortos, ela parece uma miragem de tão bonita. É praticamente uma galeria de arte a céu aberto.

E falando em arte, lá estão alguns dos museus mais importantes da Europa, como o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum. Para um bate e volta, recomendo conhecer Haia (Den Haag), onde estão mais canais bonitos, uma praia de ventos quase sempre gelados e o Museu do Escher.


4. Londres, Inglaterra

Apesar dos preços altos e em Libra, e de ser um tanto fora de mão, a capital da Inglaterra é um dos mais clássicos destinos de uma Eurotrip. Londres é repleta de símbolos, que se tornaram verdadeiras atrações turísticas, como as cabines telefônicas, os ônibus de dois andares e os “cabs”, como são chamados os táxis londrinos.

 E Londres é uma das mais bonitas do mundo,  com sua arquitetura tradicional, palácios grandiosos, como Buckigham, onde acontece a troca de guarda, e parques tão imperdíveis quanto, como o Hyde Park. Um passeio pela London Eye, a roda gigante às margens do Rio Tâmisa, é perfeito para ver a capital do alto. O nosso Roteiro de 3 dias em Londres inclui as principais atrações da cidade.


5. Berlim, Alemanha

A cidade que é a cara do século XX. Berlim renasceu das cinzas da Segunda Guerra Mundial, para se tornar uma das capitais mais vibrantes da Europa. Guarda desde  lembranças dos tempos sombrios do Nazismo e trechos do Muro de Berlim, que dividiu o mundo na época da Guerra Fria. E ainda assim, respira inovação.

Nas últimas décadas, Berlim vem se destacando em diferentes áreas, como na arte e na tecnologia. Sua vida noturna é intensa, seus cafés são criativos e andar pela cidade é uma viagem no tempo. Do Portão de Brandemburgo ao East Side Gallery, Berlim PRECISA fazer parte da sua Eurotrip.


6. Praga, República Tcheca

Uma Eurotrip não é completa sem uma boa viagem de trem.  E o trecho de Berlim até Praga é barato, rápido e fácil de fazer . Chegando à capital da República Tcheca, você vai se impressionar com o centro histórico super preservado, onde a gente se sente num passeio pela Idade Média.

E não é um centro histórico qualquer. A arquitetura gótica de Praga, com suas igrejas, castelos e pontes mundialmente famosas, como a Ponte Carlos, a coloca como um dos melhores destinos da Europa. Tudo isso, com a vantagem de gastar em Coroas Tchecas, moeda menos valorizada do que o Euro, consolidando Praga como um destino bom e barato para sua Eurotrip.

Apesar de ser preciso ficar esperto com alguns golpes a turistas em Praga, a cidade é muito segura.


7. Nápoles, Itália

Recomendo iniciar seu roteiro na Itália pela mal afamada Nápoles. Apesar de realmente suja e caótica, Nápoles preserva monumentos impressionantes, como o histórico Castelo do Ovo, e tem a melhor gastronomia de toda a Itália. É importante saber O que fazer em Nápoles. Mas saiba que comer pizza, depois de andar pelo centro medieval da cidade, é a melhor experiência de todas.

E se achar Nápoles barulhenta demais, pegue um barco e em 40 minutos você chega em Capri, uma das ilhas mais bonitas da costa italiana. Outra escapada básica, agora de trem, é para Pompeia, cidade romana destruída e preservada pelas cinzas do vulcão Vesúvio.


8. Roma, Itália

Veja também: 3 melhores bairros para se hospedar em Roma

Impossível conhecer tudo o que merece ser visto em Roma. Andar pela capital da Itália e do antigo Império Romano, é percorrer uma sequência sem fim de monumentos e ruínas com milhares de anos de história.

Na hora que se cansar de ver pontos turísticos imperdíveis, como o Coliseu, o Panteão, a Basílica de São Pedro (Vaticano) e outros tantos, vá se enveredar por bairros não tão centrais, como o charmoso Trastevere. E não deixe de conhecer as famosas Piazzas de Roma, que são ótimos lugares para visitar, todos gratuitos.


9. Veneza, Itália

É possível fazer só um bate e volta em Veneza, de trem a partir de Roma. Mas recomendo mesmo que passe alguns dias na cidade. O motivo? Ela é linda demais e pode desaparecer, submersa no mar.

A melhor coisa para fazer em Veneza, é simplesmente andar pela cidade. Passeio bom e barato. Dá pra passar dias caminhando e não terá visto tudo. A região mais turística da cidade é a Piazza San Marco, onde se concentram multidões de pombos e pessoas. Vá além.


10. Porto, Portugal

No norte de Portugal, a cidade do Porto tem algumas das vistas mais bonitas dessa Eurotrip. Para isso, basta subir os degraus da Torre dos Clérigos, ou atravessar a pé a Ponte Luís I, sobre o magnífico Rio Douro. Faça isso de preferência na hora do pôr-do-sol.

E do lado de lá do rio, em Vila Nova de Gaia, faça pelo menos uma degustação de vinhos do porto em suas caves. Outro passeio clássico na cidade é o mini cruzeiro das 7 pontes pelo Rio Douro. Em nossas Dicas do Porto, você encontra um guia completo para esse trecho português da Eurotrip.


11. Lisboa, Portugal

Um pedaço do Brasil na Europa, pelo menos do nosso ponto de vista. Lisboa é um destino fácil de conhecer, além de relativamente barato. De metrô, dá pra chegar aos principais pontos turísticos da cidade, como a região da Baixa e do Chiado, que é uma espécie de centro histórico de Lisboa, onde estão lugares imperdíveis como a Rua Augusta, a Praça do Comércio e o Rossio.

Quer mais história? Pegue o trem e em 10 minutos estará em Belém, distrito onde estão atrações como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e um dos restaurantes mais turísticos de Portugal, o histórico Pastéis de Belém.


Qual destes é o melhor destino e para onde NÃO vale a pena ir?

Essas são perguntas que dependem muito da opinião de cada um, além de fatores como tempo e orçamento de viagem. São muitos critérios para avaliar caso queira fazer um roteiro mais enxuto. Alguns deles:

  • Quer gastar pouco? Se o orçamento tá curto, é melhor evitar Paris e Londres, que são, nesta ordem, as cidades mais caras dessa Eurotrip. Veneza também é cara, mas dá pra fazer um bate e volta bem econômico. As mais baratas são Praga e Nápoles.
  • Tá com o tempo curto? Nesse caso evite cidades afastadas das demais, como Barcelona, pois pegar um avião geralmente compromete um dia inteiro. Prefira trajetos curtos ou médios de trem. Um caso à parte é Londres: a Inglaterra não faz parte do Espaço Schengen, então é preciso passar pela imigração, um processo que costuma durar mais de uma hora, na ida e na volta.
  • Quer focar em vida noturna? As cidades mais animadas nesta Eurotrip são, nesta ordem: Berlim, Amsterdam, Barcelona e Praga.
  • O foco é comer bem? Nápoles é insuperável nesse quesito. Aliás, recomendo visitar as melhores pizzarias de Nápoles. Depois, na minha opinião, vem Berlim, Lisboa e Praga.
  • Melhores destinos? Se eu tiver que escolher apenas 5 para voltar, fico com Amsterdam, Nápoles, Berlim, Lisboa e Praga, nesta ordem de preferência.

E boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários