11 destinos para viajar em novembro na América do Sul
Em novembro, tudo muda no turismo. Grande parte da América do Sul fica quente e chuvosa, derretendo o que restava de neve. No Caribe, é final da temporada de furacões. É hora de trocar de vez os acessórios de esqui pelas roupas de praia. O que significa malas mais leves, bebidas tropicais e clima caliente à beira mar. Mas também tem alguns destinos frios e grandes metrópoles na lista.
Por que viajar em novembro? É a última chance do ano de viajar em baixa temporada, com preços abaixo do normal na maioria dos destinos, enquanto não vem reveillon e férias, que elevam os preços ao máximo. Então vem com a gente e veja para onde viajar em novembro na América do Sul, incluindo destinos por Caribe, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia.
🇧🇷 Feriados Nacionais em novembro: dia 2/11, que é Finados, e dia 15/11, que é Proclamação da República.
1. Santiago, Chile
Chove pouco e o sol é forte em novembro na capital chilena, mas ainda não faz tanto calor quanto em dezembro. Então, se quer aproveitar Santiago antes do calor infernal e da alta temporada de dezembro, é melhor se apressar. E nem é preciso passar muito tempo por lá. Como em novembro o sol se põe só depois das 20h, o dia é longo o suficiente para aproveitar tudo o que tem pra fazer em Santiago. Se sobrar um dia, vá curtir a praia ali pertinho, em Viña del Mar.
- Planeje melhor: Roteiro de 5 dias no Chile
2. Bariloche, Argentina
Em novembro a neve já foi embora de vez de Bariloche. Mas isso não significa que não tem o que fazer na cidade. Isso porque novembro é o início da temporada de esportes de verão na cidade, como rafting, trilhas, caiaque e cavalgadas. Outra vantagem é que nessa época chove muito pouco na Patagônia Argentina. Mas atenção: novembro ainda é frio em Bariloche, com temperaturas oscilando entre 3 ºC e 17 ºC. O que combina com os chocolates, os vinhos e a excelente argentina.
- Saiba mais: Onde é melhor se hospedar em Bariloche
3. Punta del Este, Montevidéu e Colonia del Sacramento
Novembro é um dos meus meses favoritos no Uruguai. Isso porque o sol já voltou a reinar nas praias, chove pouco e os preços são mais baixos do que na alta temporada, que começa em dezembro. E ainda faz um friozinho, especialmente à noite, o que combina com o vinho e a gastronomia uruguaia.
Aproveite que a época é boa e o país é pequeno para conhecer os três destinos turísticos mais importantes do Uruguai:
- A luxuosa Punta del Este
- A romântica Colonia del Sacramento
- A estilosa capital Montevidéu
4. Atacama, Chile
Nem tão quente, nem tão frio, nem tão caro. Novembro é o mês do meio termo em San Pedro de Atacama, principal base para explorar o deserto. Isso significa que a cidade vai estar mais vazia do que o normal, o que é bom para aproveitar as pousadas e os hotéis a preços mais em conta. Com a temperatura amena, os passeios também ficam mais agradáveis de serem feitos. O único porém são as tempestades de areia, então evite ir de moto nessa época. Senão, olha aqui nesse vídeo como vai ser sua viagem.
- Saiba mais: Dicas de Viagem ao Atacama
5. Buenos Aires, Argentina
A capital argentina também segue a lógica de boa parte da América do Sul em novembro: volta o calor, voltam as chuvas e é média temporada, o que significa cidade mais tranquilo e hotéis mais baratos do que em dezembro e janeiro. Então, aproveite todas as nossas dicas de Buenos Aires para curtir o melhor da cidade, como as pizzarias, as empanadas, as hamburguerias e os cafés, de preferência hospedado nos melhores bairros de Buenos Aires.
- Planeje melhor: Roteiro de 3 a 5 dias em Buenos Aires
6. Nuquí, Colômbia
As praias abaixa da fronteiro com o Panamá, ou seja, fora do Caribe Colombiano, não são as mais bonitas do país, mas reservam experiências inesquecíveis para os viajantes. Esse é o caso de Nuquí, listada entre as melhores praias da Colômbia e um paraíso da vida marinha. E novembro é o último mês da temporada das baleias jubarte na região, que começa em junho.
- Veja também: Roteiro completo na Colômbia
7. Pucón, Chile
Novembro e dezembro são os melhores meses do ano em Pucón, quando a neve vai embora e começa a chover menos. Essa é a melhor época para fazer a subida ao topo do vulcão Villarrica e também para aproveitar os lagos e cachoeiras da província de Araucanía, ao redor de Pucón. A vantagem de novembro sobre dezembro, são os preços mais baixos dos hotéis, que aumentam muito nas semanas próximas ao réveillon.
- Saiba mais: O que fazer em Pucón
8. Aruba e Curaçao, Caribe
Enquanto outros destinos do Caribe ainda estão sob risco de furacão, como San Andrés, Cancún e Punta Cana, as pequenas ilhas de Aruba e Curaçao são destinos seguros em novembro. Pode até chover um pouco, mas nada que vá estragar a sua viagem. Caribe mais ensolarado em novembro, só em Los Roques, mas pra chegar lá é preciso encarar a tensão na Venezuela.
Veja também: Este é o hotel mais romântico do Caribe
9. Cartagena, Colômbia
Longe da zona de furacões, Cartagena é um destino que combina praias paradisíacas com um dos mais ricos patrimônios históricos da América do Sul. O mês de novembro pode começar com algumas pancadas de chuvas, mas a tendência do clima é ir ficando seco à medida que dezembro se aproxima. Por isso, deixa sua viagem para o final de novembro. Aproveite que novembro é baixa temporada em Cartagena, com diárias mais em conta nos hotéis e menos gente nas praias e passeios.
- Saiba mais: Onde se hospedar em Cartagena
10. Mendoza, Argentina
Aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza é daquelas cidades que tem atrações diferentes o ano inteiro. Em novembro, último mês de primavera, o calor já começa a chegar. Boa época para fazer espertes de aventura, como trilhas de bicicleta e raftings nas corredeiras andinas. Na cidade, de clima seco o ano inteiro, aproveite para visitar os restaurantes típicos, as bodegas e fazer muitas degustações de vinhos.
- Saiba mais: Onde se hospedar em Mendoza
11. Salar de Uyuni, Bolívia
Flamingos de toda a América do Sul voam ao Salar de Uyuni em novembro, para procriar. É a melhor época para admirar e fotografar a espécie, que deixa as lagunas coloridas ainda mais bonitas. É também o último mês recomendável para fazer a expedição completa, antes que a chuva alague algumas partes dessa que é uma das regiões mais incríveis da Bolívia e do mundo. E se chover na véspera da sua viagem, terá a chance de ver o incrível efeito do salar espelhado. E a excursão clássica também passa por gêiseres, picos nevados, cactos gigantes e termina perto da fronteira com o Chile, de onde você pode ir direto ao Atacama.
- Veja também: Pontos turísticos e o que fazer em La Paz
No Salar de Uyuni, é normal fazer pose brega para as fotos em perspectiva. Finja que é forte, que está sendo pisado, que sua chave é maior que você… Só não publique no seu face, beleza? Porque é muito cafona. (Falou o estilosão).
Fotos: Dinossauro em Uyuni e Flamingos em Uyuni (Esmee), Alter do Chão (We Travel the World)
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Interessante os lugares apontados, eu sou de foz do Iguaçu se quiser algumas dicas onde se hospedar e comer aqui pode falar comigo.
Obrigado, Vítor! Se for uma dica só de hotel ou restaurante, pode mandar aqui mesmo. Agora, se tiver muitas dicas, de onde realmente vale a pena comer, se hospedar e os passeios que merecem ser feitos, inclusive com fotos, manda pra mim no e-mail nivaldo@buenasdicas.com, que aí eu publico num post sobre Foz, com todos os créditos pra você.
E aí Gustavo. Foz do Iguaçú está na nossa lista de destinos para viajar em março no Brasil. Esta aqui: https://www.buenasdicas.com/onde-viajar-marco-brasil-5581/
Também vai entrar na lista de destinos de abril.
Pena que não tenho coragem de fazer sky dive, se não já ia te pedir um orçamento, haha.
Pra você, qual é o melhor mês do ano em Foz?
Boa, Nivaldo! Ótimas dicas para viajar em novembro… nada melhor que ir para esses lugares em baixa temporada, encontrar tudo mais barato e não ter aquela muvuca de gente por todos os lados. Além disso, eu sou fã de destinos que proporcionam aventura! Também tenho algumas dicas para quem gosta deste estilo de viagem na América do Sul. Aí é encontrar a época certa :D