Não é fácil escolher onde passar o réveillon no Brasil, um país com mais de 7 mil quilômetros de litoral e milhares de cidades. Para ajudar na escolha, selecionei 12 destinos que são boas opções para o ano novo. Então vem com a gente se preparar para o réveillon 2019, em mais um post da série Viagem Brasil.

Na lista, tem muitas praias, natureza e grandes cidades, incluindo capitais. Os destinos estão nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Se você conhece bem o Norte, mande sua dica pelos comentários. Além de dicas básicas sobre cada lugar em dezembro, entenda porque o destino é bom pra virada e porque merece estar na nossa seleção de melhores destinos de Reveillon no Brasil.

Para onde viajar no Brasil em cada mês do ano

Janeiro  •  Fevereiro  •  Março  •  Abril  •  Maio  •  Junho

Julho  •  Agosto  •  Setembro  •  Outubro  •  Novembro  •  Dezembro

1. Florianópolis

Os dias que antecedem o ano novo são os mais animados do ano na Ilha da Magia. Afinal, além dos feriados de Natal e Ano Novo, é início de verão e alta temporada no litoral de Santa Catarina. Floripa tem festas pra todos os gostos, do luxo de Jurerê Internacional ao espírito descolado da Lagoa da Conceição. Para dicas de festas, veja o post Réveilon em Floripa.

Veja ranking com os 10 melhores hostels de Floripa

 

2. Jericoacoara

Sucesso internacional, Jericoacoara atrai cada vez mais brasileiros e estrangeiros. Especialmente na alta temporada, que vai somente até dezembro. Por isso mesmo essa também é a época do ano mais concorrida e inflacionada na região. Para encontrar um hotel, é preciso reservar com antecedência. O mesmo acontece com as melhores festas. Para mais detalhes, veja o post Réveillon em Jericoacoara.

Essa é a Lagoa do Paraíso. Para planejar sua viagem de réveillon veja nosso Roteiro e dicas de Onde se hospedar nas melhores regiões da vila.

 

3. Gramado

Em pleno verão, com temperaturas máximas acima de 20 ºC, o réveillon em Gramado tem muitas festas e ceias fartas. Algumas atrações turísticas realizam festas, mas as mais aconchegantes acontecem nos hotéis da cidade, como no Laghetto Stilo (4 estrelas), no centro. E vai ser perfeito pra fotos, afinal Gramado ainda estará toda decorada e iluminada nesses dias após o Natal.

As charmosas casas coloniais de Gramado.

 

4. São Paulo

Já falei aqui no blog que dezembro é a melhor época do ano em São Paulo. Isso porque o período de férias e feriados prolongados esvazia a cidade. Com trânsito mais agradável e menos gente, fica mais tranquilo para conhecer restaurantes e atrações turísticas, das mais famosas às alternativas que listei no post O que fazer em SP. Na noite de réveillon, a maior concentração de gente é para ver o show de fogos na Av. Paulista. Também há centenas de festas e ceias particulares em hotéis, restaurantes, bares e baladas. Tem mais dicas no post Réveillon em São Paulo.

Noite na Av. Paulista. Para escolher bem a localização do seu hotel, em bairros seguros e com atividades, veja Onde se hospedar em São Paulo.

 

5. Caldas Novas

A capital das águas quentes é a cidade mais animada de Goiás nos dias de Ano Novo. Apesar de ter atividades públicas e grande concentração de gente na praça principal, recomendo mesmo é curtir o réveillon dentro do hotel, em ambiente mais familiar e com piscinas de águas quentes à disposição. Afinal, melhor do que pular sete ondinhas, é pular na piscina. A vizinha Rio Quente é uma boa alternativa pra quem prefere tranquilidade.

Toboágua em hotel de Caldas Novas, que indiquei no post Melhores hotéis para o Réveillon em Caldas Novas.

 

6. Ilha do Mel

A ilha mais paz e amor do litoral brasileiro. Aqui a tranquilidade dura o ano inteiro, inclusive na véspera de ano novo. Apesar das mutucas (aquele mosquito da picada dolorosa) e das chuvas, dezembro é alta temporada e é preciso reservar seu hotel para o réveillon com antecedência. A queima de fogos fica por conta das pousadas e restaurantes, onde também acontecem as ceias e festas.

Praia no povoado de Brasília, na Ilha do Mel

 

7. Ouro Preto

O show de fogos na Praça da Liberdade é o grande momento de uma viagem que deve começar dias antes. Afinal, é preciso visitar com calmas as atrações históricas e culturais dessa cidade que tem mais de 300 anos de idade. Para quem prefere festas privadas. basta escolher um bom hotel e comprar o pacote de réveillon.

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais

 

8. Ilhabela

Além de ter algumas das praias mais bonitas de São Paulo, Ilhabela também é referência quando o assunto é reveillon. Além das festas dos hotéis, os clubes de praia também capricham na animação. E o centrinho histórico e gastronômico da cidade fica sempre lotado. Mas não recomendo viajar na última hora ou em momentos de pico, como no início do feriadão, quando a viagem de 190 km a partir de São Paulo chega a durar 10 horas, considerando engarrafamento e fila da balsa.

Praia em Ilhabela, com vista da piscina da Casa Apoema, uma das melhores pousadas da ilha

 

9. Praia do Rosa

Perto de Garopaba, a vila de Praia do Rosa ferve na semana do réveillon e especialmente na noite do dia 31 de dezembro. Tudo por causa da festa Virada Mágica, onde o caríssimo ingresso parece não assustar os frequentadores. Se quiser curtir a vila e passar o reveillon em alguma festa menos inflacionada, também é possível. Veja mais dicas de réveillon na Praia do Rosa.

Praia do Rosa antes da Alta Temporada. No réveillon, fica complicado achar espaço na areia.

 

10. Praia do Forte

Na vila mais charmosa da Bahia, não faltam festas de reveillon. Na Alameda do Sol, principal rua do turismo na cidade, a animação é garantida o dia inteiro. A principal concentração de gente é na Praça São Francisco, onde tradicionalmente acontecem shows gratuitos. Para quem prefere festas e ceias privadas, basta procurar os maiores hotéis e pousadas da vila (e das redondezas, como o Iberostar Bahia). Pra garantir hospedagem e festa, melhor reservar seu pacote de ano novo com antecedência.

 

11. Pirenópolis

A apenas 150 km de distância de Brasília, Pirenópolis desenvolveu bastante o turismo no últimos anos. Agora, além de arquitetura histórica e dezenas de cachoeiras, a cidade está cheia de restaurantes, cafés e pousadas charmosas. O reveíllon em Piri é para quem gosta de gastronomia e cultura.

Quanto mais perto do réveillon, mais caras ficas as pousadas. Pesquise com antecedência Onde ficar em Pirenópolis.

 

12. Atins

Dezembro é o último mês do ano com clima perfeito para curtir a praia de Atins. Essa vila nos Lençóis Maranhenses (que está com as lagoas secas nessa época) ainda tem ruas de areia fofa e pouca infraestrutura turística, embora já conte com pousadas charmosas e ótimos restaurantes, alguns deles a poucos metros do mar.

Praia em Atins, no Maranhão

 

E você, tem algum dica de onde passar o reveillon no Brasil?

Nesse país de dimensões continentais, é impossível conhecer todos os melhores destinos. Por isso peço dicas dos leitores, que entendem muito mais do que eu cada cantinho do Brasil. Só pra citar mais alguns lugares, vi boas referências sobre réveillon em Alter do Chão, São Miguel dos Milagres, Ubatuba, Porto Seguro, Pipa e Campos do Jordão, entre outros. Além, é claro, do Rio de Janeiro, onde acontece a maior festa e o maior show de fogos da América do Sul. Então, se você tem alguma dica sobre esses e outros destinos de reveillon no Brasil, está convidado para comentar e acrescentar.

E se tiver alguma dúvida, é só perguntar pelos comentários abaixo. Eu sempre leio e respondo o mais rápido possível. Então partiu 2019 e um ano novo melhor pra todo mundo. Para conhecer outros destinos de ano novo pelo mundo, com dicas de festas e hotéis, veja tudo o que já falamos sobre réveillon.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

6 Comments

    • Nivaldo responder

      Olá, Sabrina! Que bom que gostou das dicas. Eu sempre prefiro passar o reveillon no Brasil por causa da praticidade. Afinal o feriado, mesmo quando a gente pode emendar natal e ano novo, não é grande o bastante pra perder tempo em longas esperas de embarque internacional, imigração, voos longos… por isso tantas dicas no Brasil. Bora aproveitar nosso país. <3

  1. Estou em dúvida entre Jericoacora e Caldas..como tenho criança pequena ..estou mais para Caldas Novas..o reveillon de Caldas tem uma boa estrutura para crianca? Tem algum outro lugar que você indica para ir com criança ?

    • Nivaldo responder

      Olá, Maira. As duas são boas escolhas, mas em estilos diferentes. Se for pra Caldas, os maiores hotéis tem piscinas infantis e grande estrutura para crianças, como os que indiquei no post Melhores hotéis de Caldas Novas. No dia 31 recomendo não sair na rua, porque o agito é pesado. Já em Jericoacoara, a maior parte das pousadas tem estrutura pequena, sem atrativos para crianças. Então o negócio é se hospedar perto da praia principal, como recomendei no post Onde ficar em Jericoacoara. Pra facilitar a ida com crianças, evite ônibus a partir de Fortaleza. Prefira trasporte em 4×4 ou voe para o Aeroporto de Cruz, lá perto de Jeri.

Comentários